Corredores das Águas

NAVEGUE NUMA INFINIDADE DE ATRAÇÕES

Cercada de natureza por todos os lados, a região dos Corredores das Águas é um dos mais importantes destinos turísticos do Paraná. O conjunto de 36 municípios oferece opções para todos os gostos. Rico em cachoeiras e praias artificiais, o roteiro, no entanto, não se limita à água.

As matas ricas e preservadas, de fauna e flora raras e diversificadas, são cenários ideais para a prática do ecoturismo. Já a junção de água, verde e montanha representa um convite irrecusável ao turismo de aventura. Em meio a tudo isso, tem o charme e os sabores do turismo rural.

E para agradecer por tanta beleza e riqueza natural, a região conta com igrejas e santuários famosos pela grandiosidade e requinte da arquitetura, além de atrair um grande número de fiéis.

 

Mapa Corredores das Águas


 

Rio Paraná, Porto Rico
Rio Paraná, Porto Rico - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

O QUE FAZER

Ícone Trilha

ECOTURISMO

A natureza é um dos principais atrativos dos Corredores das Águas. Na região encontram-se o Parque Nacional da Ilha Grande, que se estende por nove municípios, e reservas que são importantes centros de estudos da fauna e da flora.

Há também muitos balneários, praias artificiais, cachoeiras e recantos onde a beleza e a atividade aquática são as protagonistas. Conheça a Prainha do Pitô, em Inajá, e as ilhas e prainhas de Querência do Norte, considerada o Pantanal Paranaense e local do encontro dos rios Ivaí e Paraná.

Porto Rico é um capítulo à parte. A cidade é famosa por suas praias de água doce, parques, resorts e pelas atividades no rio Paraná. E por falar no Paranazão, ele reserva muitas surpresas. É o caso dos incríveis pontos de mergulho em São Pedro do Paraná – onde também está o Porto São José.
 

Cachoeira do Rio Ligeiro, Cianorte
Cachoeira do Rio Ligeiro, Cianorte - Foto: Anderson Theodoro / Pref. de Cianorte

 

Ícone Paraglide

TURISMO DE AVENTURA

O roteiro reserva surpresas e emoções para quem tem espírito aventureiro. Em Terra Rica, fica um dos melhores locais do Sul do Brasil para a prática de voo livre e de asa delta: o Morro dos Três Irmãos. Quem curte arborismo e tirolesa não pode passar por Cruzeiro do Oeste sem conhecer o Espaço Torres, que tem ainda uma parede artificial para escalada.

Já quem é fã da adrenalina nas águas tem como opção as corredeiras Santa Bárbara, em Francisco Alves. E não dá pra esquecer, é claro, as possibilidades de turismo náutico nos rios da região.
 

Mergulho, Porto Rico - Foto: Marcelo Krause / Paraná Turismo
Mergulho, Porto Rico - Foto: Marcelo Krause / Paraná Turismo
                  
Museu Unicesumar

 

TURISMO CULTURAL

Espaços que emanam cultura.

Gosta de museus? Então você está no lugar certo! Por aqui eles são muitos e riquíssimos. Em Cruzeiro do Oeste, conheça o Museu de Paleontologia. Já em Maringá a lista é longa. Por isso, destacamos o Memorial Kimura, que tem materiais arqueológicos; o Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes; e o Museu Unicesumar, que alia história e tecnologia.

 

 

 

Ícone Pesque Pague

TURISMO RURAL

É tanta natureza, que o lugar também oferece excelentes destinos de turismo rural. Visite diferentes espaços como haras, pesqueiros e plantações de flores no roteiro Caminhos da Natureza com Sabor, em Cianorte.
 

Haras em Maringá
Haras em Maringá - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

Os santuários ecológicos convivem com importantes espaços e monumentos de fé e religiosidade na região. Dentre eles, destaca-se a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, de Maringá, que é o 10º monumento religioso mais alto do mundo e o primeiro da América do Sul.
 

Ícone Feira Agropecuária

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

A força do agronegócio e a presença de um polo nacional de vestuário e moda atribuíram à região importância no segmento de negócios e eventos. Por lá acontecem a Expovest, de Cianorte, e a Expoingá, de Maringá.

                  
Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, Maringá - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR
Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, Maringá - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

 

COMO CHEGAR

A principal via de acesso aos Corredores das Águas é a BR-376, que é pedagiada. Além de carro e ônibus, é possível desembarcar na região por meio de avião, pelo Aeroporto de Maringá.

ONDE FICAR

A região dispõe de uma rede hoteleira ampla e diversificada. O visitante pode optar entre hotéis, pousadas, flats, resorts e camping.

 

 

Porto Rico Aqua Park, Porto Rico
Porto Rico Aqua Park, Porto Rico - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

 

GASTRONOMIA

Quem não dispensa comida boa vai se deliciar com a gastronomia dos Corredores das Águas. Os municípios da região realizam festas já tradicionais nas quais o grande destaque são os pratos típicos. Servido o ano todo nos estabelecimentos mais famosos da cidade, o cachorro-quente prensado de Maringá é uma delícia!

 

 

Moqueca de Peixe Foto: Fabio Dias / Acervo EPR
Moqueca de Peixe Foto: Fabio Dias / Acervo EPR


 

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ALTÔNIA
ALTO PARAÍSO
CIANORTE
CIDADE GAÚCHA
COLORADO
CRUZEIRO DO OESTE
ESPERANÇA NOVA
FLÓRIDA
FRANCISCO ALVES
ICARAÍMA
IGUARAÇU
INAJÁ
IPORÃ
ITAGUAJÉ
IVATÉ
JARDIM OLINDA
MARIA HELENA
MARINGÁ
NOVA LONDRINA
NOVA OLÍMPIA
PARANAVAÍ
PÉROLA
PORTO RICO
QUERÊNCIA DO NORTE
SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO
SANTA INÊS
SANTA ISABEL DO IVAÍ
SANTO INÁCIO
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO
SÃO MANOEL DO PARANÁ
SÃO PEDRO DO PARANÁ
SÃO TOMÉ
TAPEJARA
TERRA RICA
UMUARAMA
XAMBRÊ

 
 

 

Praia de Santa Rosa, Porto Rico - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR
Praia de Santa Rosa, Porto Rico - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR