Corredores das Águas

Praia de Santa Rosa
Praia de Santa Rosa - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

NAVEGUE NUMA INFINIDADE DE ATRAÇÕES

Cercada de natureza por todos os lados, a região dos Corredores das Águas é um dos mais importantes destinos turísticos do Paraná. O conjunto de 36 municípios oferece opções para todos os gostos. Rico em cachoeiras e praias artificiais, o roteiro, no entanto, não se limita à água.

As matas ricas e preservadas, de fauna e flora raras e diversificadas, são cenários ideais para a prática do ecoturismo. Já a junção de água, verde e montanha representa um convite irrecusável ao turismo de aventura. Em meio a tudo isso, tem o charme e os sabores do turismo rural.

E pra agradecer por tanta beleza e riqueza natural, a região conta com igrejas e santuários famosos pela grandiosidade e requinte da arquitetura e, por atrair um grande número de fiéis.
 

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória
Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

O QUE FAZER

Ícone Trilha

ECOTURISMO

Muito Verde e Muita Água

A natureza é um dos principais atrativos dos Corredores das Águas. Na região, encontram-se o Parque Nacional da Ilha Grande, que se estende por nove municípios, e reservas que são importantes centros de estudos da fauna e da flora.

Há também muitos balneários, praias artificiais, cachoeiras e recantos, onde a beleza e a atividade aquáticas são as protagonistas. Conheça a Prainha do Pitô, que é referência em lazer aquático, em Inajá; e as ilhas e praias de água doce de Querência do Norte, considerada o Pantanal Paranaense.
 

Cachoeira do Rio Ligeiro
Cachoeira do Rio Ligeiro - Foto: Anderson Theodoro / Prefeitura de Cianorte

 

Ícone Paraglide

TURISMO DE AVENTURA

O roteiro reserva surpresas e emoções para quem tem espírito aventureiro. Em Terra Rica, fica um dos melhores locais do sul do Brasil para a prática de voo livre e de asa delta, o Morro dos Três Irmãos. Quem curte arborismo e tirolesa não pode passar por Cruzeiro do Oeste sem conhecer o Espaço Torres, que tem ainda uma parede artificial para escalada.

Já quem é fã da adrenalina nas águas, tem como opção as corredeiras Santa Bárbara, em Francisco Alves.
 

Ícone Pesque Pague

TURISMO RURAL

Os Encantos da Roça

É tanta natureza, que a região também oferece excelentes destinos de turismo rural. Visite diferentes espaços como haras, pesqueiros e plantações de flores no roteiro Caminhos da Natureza com Sabor, em Cianorte.
 

Cactos Brilho do Sol
Cactos Brilho do Sol - Foto: Prefeitura de Cianorte

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

Os santuários ecológicos convivem com importantes espaços e monumentos de fé e religiosidade na região. Dentre eles, destaca-se: a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, de Maringá, que é o 10º monumento religioso mais alto do mundo e o primeiro da América do Sul.
 

Ícone Feira Agropecuária

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

A força do agronegócio e a presença de um polo nacional de vestuário e moda atribuíram à região importância no segmento de negócios e eventos. Por lá acontecem a Expovest, de Cianorte, e a Expoingá, de Maringá.

                  
Festival de Dança
Festival de Dança - Foto: Prefeitura de Paranavaí

 

Mapa Corredores das Águas


 

Como Chegar
Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

COMO CHEGAR

A principal via de acesso aos Corredores das Águas é a BR-376, que é pedagiada. Além de carro e ônibus, é possível desembarcar na região por meio de avião, pelo Aeroporto de Maringá.

 

Rio Paraná
Rio Paraná - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

Onde Ficar
Foto: Hotel Sevilha / Prefeitura de Colorado

ONDE FICAR

A região dispõe de uma rede hoteleira ampla e diversificada. O visitante pode optar entre hotéis, pousadas, flats, resorts e camping.

 

Porto Rico Aqua Park
Porto Rico Aqua Park - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

Frango Desossado
Foto: Anderson Theodoro / Prefeitura de Cianorte

GASTRONOMIA

Quem não dispensa comida boa vai se deliciar com a gastronomia dos Corredores das Águas. Os municípios da região realizam festas já tradicionais nas quais o grande destaque são os pratos típicos. Servido o ano todo nos estabelecimentos mais famosos da cidade, o cachorro-quente prensado de Maringá é uma delícia!

 

Moqueca
Moqueca - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

MUNICÍPIOS QUE
PERTENCEM À REGIÃO