Norte Pioneiro

NATUREZA, CULTURA E PIONEIRISMO EM HARMONIA PARA ENCANTAR VOCÊ

Seguindo o cheirinho do café, chega-se ao Norte Pioneiro. Localizada na divisa com São Paulo, a região transformou o grão em esteio da economia e símbolo da história e da cultura locais. Graças à atividade cafeeira, foi ainda uma das portas de entrada para a colonização do estado.

A mesma natureza que abençoou as terras com a fertilidade que gerou riqueza também deu vida a paisagens que se tornaram verdadeiros cartões-postais e impulsionaram o turismo regional. São rios, cachoeiras, represas, termas e muitas áreas verdes, que atraem inúmeros turistas durante todo o ano.

Mas nem só de paraísos naturais vive o Norte Pioneiro. A saga do café e a reunião de diferentes povos, como paulistas, mineiros, italianos e japoneses, originou um grande patrimônio cultural manifestado no dia a dia e eternizado em museus e obras arquitetônicas.
 

Mapa Norte Pioneiro


 

Stand Up Paddle
Stand Up Paddle, Ribeirão Claro - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

O QUE FAZER

Ícone Turismo Rural Fazenda

TURISMO RURAL

Abrigando parte da Rota do Café, o Norte Pioneiro é por excelência um destino de turismo rural. Em diferentes municípios, é possível conhecer mais de perto o processo de fabricação da bebida mais consumida no Brasil, colocar a mão na massa e ajudar na lida do campo, ou apenas curtir o sossego e o ar puro de fazendas, sítios e pesque-pagues. Provar as delícias da culinária rural e colonial é quase uma obrigação para quem visita a região.
 

Grãos de Café
Foto: Banco de Imagens

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

Com muitos municípios integrantes da Rota do Rosário, a região também é referência em turismo religioso. Além da beleza arquitetônica e do requinte das igrejas, destacam-se os santuários - que servem de cenário para celebrações e peregrinações -, os monumentos de grandes dimensões e as festas religiosas. O turista não pode deixar de conhecer o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, e o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, em Tomazina, considerado a “Capela Sistina do Norte Pioneiro Paranaense”.

Outros dois importantes atrativos são a bela Catedral Imaculada Conceição, de Jacarezinho, e a tradicional festa de Bom Jesus da Cana Verde, de Siqueira Campos.
 

Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio
Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, Tomazina Foto: Tony Ribeiro / Prefeitura de Tomazina

 

Ícone Cachoeira

ECOTURISMO

A natureza privilegiada proporciona momentos inesquecíveis aos visitantes. Há desde suntuosos recantos verdes, como parques ecológicos estaduais, até pequenas porções de natureza localizadas nas zonas rurais dos municípios. Isso sem falar nas águas! Rios, cachoeiras e praias artificiais compõem belos cenários para banhos refrescantes, lazer e descanso.

                  
Turismo de Negócios e Eventos

 

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Quer diversão? O Norte Pioneiro tem!

Marcada pela agricultura e pela religiosidade, a região tem muitas festas. Servem de exemplo a Festa do Milho Verde, de Bandeirantes, e a Fescafé, de Ribeirão Claro.

O carnaval também é famoso por aqui! Vai cair na folia? Então desembarque em Tomazina, onde rola um dos melhores carnavais de rua do estado.

 

 

 

Ícone Museu

TURISMO CULTURAL

Seja pelo passado cafeeiro ou pela riqueza multicultural trazida pela colonização, a região tem muita história pra contar e cultura pra mostrar. Todo esse patrimônio está exposto em museus, arquivos históricos e centros culturais. Interessou-se? Não deixe de visitar o parque da Mina Velha, em Ibaiti!
 

Ícone Escalada

TURISMO DE AVENTURA

O Norte Pioneiro também é o lugar ideal para quem procura por emoção, adrenalina e frio na barriga. Com formações rochosas imperdíveis - como o Morro do Gavião, em Ribeirão Claro -, cachoeiras de extensões impressionantes e céu que inspira voos inesquecíveis, a região é uma excelente opção para turismo de aventura e prática de esportes radicais. Considerada a Angra Doce do Paraná, o lago da Represa de Chavantes espera por você que curte modalidades náuticas.
 

Morro do Gavião
Morro do Gavião, Ribeirão Claro - Foto: Prefeitura de Ribeirão Claro
                  
Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Jacarezinho - Foto: Guilherme Melo / Prefeitura de Jacarezinho

 

 

COMO CHEGAR

Próximo a São Paulo, o Norte Pioneiro é cortado por diversas rodovias federais e estaduais. Dentre as principais, estão BR-369, BR-153, PR-092 e PR-151.

ONDE FICAR

A rede hoteleira da região é ampla e oferece hotéis e pousadas que vão de simples a sofi sticados ambientes. Com a força do turismo rural, no entanto, o destaque fica por conta das acomodações em meio à natureza, como hotéis-fazenda, resorts e termas.

 

 

Onde Ficar e Gastronomia
Daj Resort, Ribeirão Claro - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR | Festival Platinense do Milho - Foto: Pref. Santo Antônio da Platina

 

 

GASTRONOMIA

Na gastronomia, por conta da colonização, prevalecem os sabores da culinária mineira, italiana e japonesa. Mas a presença de importantes rios nas cidades da região também consagrou receitas à base de peixe.

 

 

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ANDIRÁ
BANDEIRANTES
CAMBARÁ
CARLÓPOLIS
CORNÉLIO PROCÓPIO
IBAITI
ITAMBARACÁ
JACAREZINHO
JOAQUIM TÁVORA
RIBEIRÃO CLARO
RIBEIRÃO DO PINHAL
SANTA MARIANA
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
SIQUEIRA CAMPOS
TOMAZINA
WENCESLAU BRAZ

 

 

 

Morro do Gavião
Morro do Gavião, Ribeirão Claro - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR