Entre Matas, Morros e Rios

AS BELEZAS NATURAIS PELOS CAMINHOS HISTÓRICOS

Procurando por locais tranquilos para relaxar, que resgatem as tradições e tenham belas paisagens? Nas cidades da região turística paranaense Entre Matas, Morros e Rios, você encontra tudo isso e muito mais.

Nelas o turista pode visitar espaços religiosos, museus que contam a história dos pioneiros, eventos tradicionais com muita comida típica e, claro, maravilhas naturais como cachoeiras e trilhas para caminhada.

A peregrinação do Monge João Maria de Jesus, que transitou pelo Sul do Brasil nos séculos XIX e XX, é retratada nos municípios em atividades e espaços religiosos. Em relação à história do estado, vale destacar o Caminho do Peabiru, trajeto lendário que ligava a Cordilheira dos Andes ao Oceano Atlântico, cujos vestígios podem ser encontrados em diversas cidades da região.

Não importa se o passeio é sozinho, com a família ou ao lado de amigos; muitas aventuras e belos cliques o aguardam nesse roteiro inesquecível.
 

Mapa Entre Matas, Morros e Rios


 

Caminho dos Pinheirais, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura
Caminho dos Pinheirais, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura

 

O QUE FAZER

Ícone Cachoeira

ECOTURISMO

Para quem gosta de passeios naturais, a região tem diversas opções de roteiros que se destacam por serem referência em preservação ambiental.

O Parque Ambiental do Gamaleão, em Mato Rico; as cachoeiras, em Roncador; e as cavalgadas, em Nova Tebas, são exemplos de que é possível usufruir dos espaços de lazer sem degradar a natureza.
 

Caminhada Internacional na Natureza, Turvo - Foto: Pref. de Turvo
Caminhada Internacional na Natureza, Turvo - Foto: Pref. de Turvo

 

Ícone Camping

TURISMO CULTURAL

Você sabe onde está localizado o Centro do Paraná? A resposta é o município de Pitanga, e o local foi imortalizado com o monumento do Marco Geodésico, construção caracterizada por seus vidros verdes e por conter informações de altitude, longitude e latitude.

Quando o assunto é cultura, visitar aldeias e conhecer os costumes indígenas é sem dúvida uma experiência incrível. O Caminho da Terra Sem Males – Yvy Maraê’y, na cidade de Turvo, e a reserva indígena Ivaí, no município de Manoel Ribas, são duas excelentes opções de passeio cultural na região. Vale a pena conferir e vivenciar os costumes junto às tribos.

                  
Turismo de Negócios e Eventos

 

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

A região também é rica em oportunidades para festejar e ampliar os laços comerciais.

A Festa do Milho e o Festival de Música Sertaneja (Femuspa), em Palmital, são exemplos de festividades regadas a muita diversão, música, alegria e comida típica.

 

 

 

Caminho da Terra Sem Males, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura
Caminho da Terra Sem Males, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura


 

Caverna do Tigre, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura
Caverna do Tigre, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura

 

 

COMO CHEGAR

Para conhecer os encantos da região, basta seguir pelas principais rodovias do estado, como a BR-277, BR-487, BR-158 e PR-456. Contemple não só o destino, mas as belas paisagens durante o trajeto.

ONDE FICAR

Conhecer as belezas da região, com certeza, será inesquecível, mas uma boa noite de sono é essencial para aproveitar ainda mais o passeio. Aproveite os hotéis, pousadas e recantos rurais das cidades para recarregar as energias com muito conforto e aconchego.

 

Culinária Quilombola, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura
Culinária Quilombola, Turvo - Foto: Gralha Azul Turismo e Aventura

 

 

GASTRONOMIA

Culinária alemã, italiana, ucraniana, costela no fogo de chão, pratos à base de quirera. Essas são algumas das delícias que o turista pode encontrar durante seu passeio pela região. Pratos saborosos para satisfazer todo tipo de paladar.

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

MANOEL RIBAS
MATO RICO
NOVA TEBAS
PALMITAL
PITANGA
RONCADOR
TURVO

 

 

 

Sítio Santa Rosa, Pitanga - Foto: Pref. de Pitanga
Sítio Santa Rosa, Pitanga - Foto: Pref. de Pitanga