Rotas do Pinhão

UM MUNDO DE OPÇÕES E O PINHÃO COMO ANFITRIÃO

Que tal viajar pelo mundo dentro do Paraná? Isso é possível visitando a região Rotas do Pinhão. O lugar, que compreende Curitiba e grande parte da Região Metropolitana, tem forte infl uência da imigração europeia, principalmente polonesa, ucraniana, italiana e alemã. Traços distintivos das culturas mineira, paulista e do tropeirismo também ajudam a formar um caleidoscópio de sotaques, sabores e tradições.

A convivência harmônica entre o ritmo frenético da metrópole e o bucolismo das áreas rurais é um atrativo à parte e oferece inúmeras opções de turismo, do cultural ao de aventura, do religioso ao rural.

E a culinária? É tanta comida boa, de tantas partes do mundo, que fi ca difícil escolher o que pedir ou manter a dieta. São muitas opções! Algumas delas temperadas com o sabor inconfundível de um dos maiores patrimônios gastronômicos do Paraná – o pinhão.
 

Mapa Rotas do Pinhão


 

Painel “Gralha Azul” (Hannermann de Campos), Praça do Asilo São Vicente de Paulo, Curitiba
Painel “Gralha Azul” (Hannermann de Campos), Praça do Asilo São Vicente de Paulo, Curitiba - Foto: Banco de Imagens

 

O QUE FAZER

Ícone Artesanato

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Principal centro urbano do Paraná e contando com a maior cidade do Sul do país, Curitiba, a região oferece espaços e estruturas para receber grande público em inúmeros eventos de porte nacional e internacional.
 

Ícone Feira Festa Cerejeira

ECOTURISMO

A região Rotas do Pinhão tem muita natureza para você aproveitar! Conheça de perto toda a riqueza e beleza da fauna e flora locais visitando o Parque Manancial, de Balsa Nova, e o Parque Ecológico Ouro Fino, em Campo Largo. Em Curitiba, não perca os espetáculos naturais proporcionados pelas cores do Jardim Botânico e pelo pôr do sol do Parque Tanguá.

Para completar o roteiro, visite o Parque Estadual do Monge, na Lapa, e o Parque das Ciências, em Pinhais.
 

Campo de Camomila
Campo de Camomila - Foto: Alex de Paula / Pref. de Mandirituba

 

Ícone Turismo Rural Fazenda

TURISMO RURAL

Referência em turismo rural, a região oferece inúmeras opções pra quem quer sossego, ar puro e muita comida boa. É o caso da Área Rural 1, de Piraquara, que tem vista para a Serra do Mar; das vinícolas de Quatro Barras; e do Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais.
 

Área Rural 1, Piraquara
Área Rural 1, Piraquara - Foto: Bruno Oliveira / Pref. de Piraquara
                  
Voo Livre

 

TURISMO DE AVENTURA

São muitos os cenários de aventura nas Rotas do Pinhão.

Integrante do Parque Estadual do Marumbi, o Morro do Canal, em Piraquara, é ideal para a prática de rapel e escalada em rochas. Já o Morro do Anhangava, em Quatro Barras, é um ótimo ponto para o voo livre.

Mas se o seu negócio é caminhadas e trilhas, o destino certo é Campo Magro.

 

 

 

Ícone Museu

TURISMO CULTURAL

Os amantes das artes, da cultura e de história estão muito bem servidos! Em Curitiba, dentre muitas atrações, não deixe de visitar o Museu Oscar Niemeyer e a Ópera de Arame, que misturam manifestações artísticas e culturais com arquitetura notável. Para se aproximar mais do passado do nosso estado, percorra a Trilha do Ouro, em Campo Magro, e o trecho da Estrada da Graciosa que fica em Quatro Barras.

A lista é extensa e conta ainda com o Seminário Seráfico e o artesanato em palha de milho, de Rio Negro; o Museu de Arte de Tijucas do Sul; e toda a riqueza histórica e cultural da Lapa.
 

Ópera de Arame
Ópera de Arame, Curitiba - Foto: Orlando Kissner

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

A região Rotas do Pinhão apresenta grande riqueza religiosa. A fé se manifesta em celebrações, festejos e, principalmente, templos e monumentos que também se destacam pela beleza arquitetônica. Conheça os mosaicos em forma de vitrais da Igreja de Nossa Senhora das Dores, de Tijucas do Sul; o Mosteiro do Encontro, em Mandirituba; o Mosteiro Trapista, em Campo do Tenente; e a Gruta do Monge, na Lapa.

                  
Parque Barigui, Curitiba
Parque Barigui, Curitiba - Foto: Banco de Imagens

 

 

COMO CHEGAR

A região Rotas do Pinhão é acessível por algumas das principais rodovias federais do país, como BR-116, BR-277, BR-376 e BR-476. Ela está circunscrita à Região Metropolitana de Curitiba. Da rodoferroviária da capital, partem linhas comercias de ônibus que servem a todo país. Já o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, realiza voos nacionais e internacionais.

ONDE FICAR

A mistura entre o ambiente urbano da capital e os ares do campo de muitas cidades da Região Metropolitana proporcionou um setor hoteleiro diversificado. O visitante pode escolher entre hotéis famosos e de alto padrão, acomodações simples e aconchegantes, pousadas rurais, hotéis-fazenda, além de flats, spas e áreas de camping.

 

 

Onde Ficar e Gastronomia
Tijucas do Sul - Foto: Depto. de Turismo de Tijucas do Sul | Foto: Acervo Paraná Turismo

 

 

GASTRONOMIA

Na gastronomia, a semente que dá nome à região está na base de deliciosas receitas, como o entrevero de pinhão e a moqueca de tilápia com pinhão.

A imigração europeia também deixou uma herança para a culinária da região. Tem pratos típicos italianos, alemães, poloneses e ucranianos e toda a diversidade da comida tropeira.

 

 

 

Parque Municipal da Uva, Colombo
Parque Municipal da Uva, Colombo - Foto: Marcio Fausto / Pref. de Colombo