Campo Magro

Campo Magro
Foto: Prefeitura de Campo Magro

 

EM CAMPO MAGRO, FUTURO
DO TURISMO É ECOLÓGICO

Conhecida por suas belezas naturais, Campo Magro está localizada na Região Metropolitana de Curitiba e, tem como municípios limítrofes Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Campo Largo. A história da cidade refere-se ao período das explorações auríferas no sertão de Curitiba.

O primeiro povoado chegou ao local há três séculos. Com o fim do período da exploração do ouro, veio o tropeirismo. O nome do município vem dos tropeiros que passavam pela região. Na época de inverno rigoroso, por conta do pouco pasto que era destruído pelo frio, os gados que viviam lá ficavam muito magros. Parecia um campo minguado, um “Campo Magro”.

O município está numa área de grande potencial hídrico e possui três unidades de conservação. Os atrativos ficam no Circuito de Turismo Rural, que prevê o fortalecimento da agricultura familiar e caminhadas na natureza. O percurso tem 42 quilômetros e abrange serviços de pesca, estância aquática, chácara com piscinas naturais e cavalgadas.
 

O QUE FAZER

Icone Turismo Rural Fazenda


TURISMO RURAL

O Circuito de Turismo Rural da cidade é formado por diferentes atrativos naturais e empreendimentos que valorizam a sustentabilidade e harmonia com o meio ambiente.

Icone Trilha


TRILHAS

Campo Magro é famosa por suas trilhas, especialmente entre jipeiros, motociclistas, ciclistas e quem gosta de caminhar. O Morro da Palha é um local que permite uma visão privilegiada do município e cidades vizinhas. É muito usado para salto de parapente e passeios de trilhas com motocicletas. Há também a Trilha do Ouro, que faz parte da história da comunidade de Campo Magro.

Icone Pesque Pague


DIVERSÃO

Diversas são as propriedades que dispõem de atividades para passar o domingo com passeios de chalana, pedalinhos, arvorismo, tirolesa, a cavalo, “trenzinho”, pescaria sempre acompanhados com bons restaurantes.

 

Parapente
Parapente - Foto: Prefeitura de Campo Magro

 

DICAS

ESCULTOR
A cidade abriga um dos maiores escultores vivos da atualidade, Alfi Vivern. Seu atelier na Estrada do Cerne apresenta várias obras nos jardins, mas a riqueza de seus trabalhos são melhores entendidos na boa conversa com o artista. As visitas são agendadas.

FESTAS
Campo Magro tem festas tradicionais, como a Festa da Batatinha em junho; a eleição da Rainha da Festa da Batatinha em maio; e o Festival Gastronômico e Cultural de Inverno, que acontece em junho e julho.

COLONIZAÇÃO
A história de Campo Magro e sua colonização são percebidas pelos casarios espalhados, com características principalmente polonesas e italianas.
 

Restaurante Nova Polska - Foto: Prefeitura de Campo Magro
Foto: Prefeitura de Campo Magro

​​​

Mapa Campo Magro

LUGARES MAIS VISITADOS

Cachoeiras Gêmeas
Igreja Matriz de Campo Magro (Nossa Senhora Imaculada Conceição)
Lagoa Azul (Pedreira)
Morro da Palha
Trilha de Ouro

 

 

PASSEIOS

Trilha do Ouro
Foto: Prefeitura de Campo Magro

Trilha do Ouro
É formada pelo Rio Conceição que preserva parte da história da comunidade. Historiadores contam que tudo começou no século XVIII com o português muito rico chamado Gaspar Correia. Ele teria adquirido as terras para retirar ouro, mas, como a extração era difícil, pois o mineral era muito fino, criou um desvio para a passagem da água do rio. Esse caminho era forrado com peles de carneiro no fundo para prender o ouro nas fibras de lã. O serviço era feito pelos escravos. Vale a pena conhecer!

 

Manaciais
Foto: Prefeitura de Campo Magro

Mananciais
Campo Magro abriga fontes de água para abastecimento público, como o manancial subterrâneo do Karst e o manancial superficial dos rios Passaúna e Rio Verde.

 

Observatório Astronômico
Foto: Banco de Imagens

Observatório Astronômico do Paraná
Localizado em um ponto alto da cidade, que permite uma excelente visualização do céu e horizonte, o local está devidamente equipado com telescópios, oficinas de apoio, biblioteca, anfiteatro, sala de estudos e laboratório fotográfico.

 

PR-090
Foto: Henrick Loyola Porzycki / ANPr

COMO CHEGAR

O principal acesso rodoviário é a Estrada do Cerne. Para quem vai de São Paulo ou do Sul do País, a indicação é pegar o Contorno Norte. Quem sai de Curitiba, o acesso principal é a Avenida Manoel Ribas. O acesso aéreo mais próximo é o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

 

Onde Ficar
Foto: Prefeitura de Campo Magro

ONDE FICAR

Há poucas opções de hospedagem no município. Recentemente, foi inaugurada pousada próxima ao Morro da Palha, com toda estrutura ao turista. Além disso, tem camping com estrutura básica aos visitantes.

 

Comida Italiana
Foto: Banco de Imagens

GASTRONOMIA

A gastronomia segue a linha da colonização da região, sendo predominantemente italiana e polonesa. Há empreendimentos na linha rural e outros com toques internacionais. Ainda tem bistrôs e cafés coloniais.

 

 

IMAGE GALLERY

  • Chácara Mangala Ekos
    Chácara Mangala Ekos - Foto: Prefeitura de Campo Magro
    Chácara Mangala Ekos
    Foto
    Prefeitura de Campo Magro
    Parapente
    Foto: Prefeitura de Campo Magro
    Foto
    Prefeitura de Campo Magro
    Restaurante Nova Polska
    Restaurante Nova Polska - Foto: Prefeitura de Campo Magro
    Restaurante Nova Polska
    Foto
    Prefeitura de Campo Magro
    Gramados do Palha
    Gramados do Palha - Foto: Prefeitura de Campo Magro
    Gramados do Palha
    Foto
    Prefeitura de Campo Magro
    Vista do Morro da Palha
    Vista do Morro da Palha - Foto: Prefeitura de Campo Magro
    Vista do Morro da Palha
    Foto
    Prefeitura de Campo Magro