Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu

DA BELEZA DAS ÁGUAS ÀS MARAVILHAS CULTURAIS

Está planejando um roteiro nacional de viagem? Então não deixe de colocar na lista os passeios pela região paranaense das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, local de belezas naturais e riqueza cultural.

As águas dos rios Paraná e Iguaçu, do aquífero Botucatu, e do Lago de Itaipu cortam o território e tornam-se protagonistas nas inúmeras opções de lazer disponíveis. Nelas é possível pescar, praticar esportes radicais e náuticos, sem falar nos seus trechos que passam pelos parques e áreas de preservação ambiental abertos a visitação.

Vale a pena conhecer essa região repleta de boa gastronomia, lindas paisagens e manifestações artísticas e culturais; é diversão para todas as idades.
 

Mapa Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu


 

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

O QUE FAZER

Ícone Trilha

ECOTURISMO

Nessa região o que não falta são passeios ao ar livre. O Parque Nacional do Iguaçu, berço das magníficas Cataratas, atrai durante todo o ano milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. O turista que visitar Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, não pode deixar de conhecer o Parque das Aves, que abriga mais de 150 espécies diferentes; e a Usina de Itaipu, que se destaca por ser a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável.
 

Itaipu Binacional
Itaipu Binacional, Foz do Iguaçu - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

 

Aproveite que estará pelo Complexo Turístico de Itaipu e visite também os blocos temáticos do Ecomuseu. Há maquetes interativas, peças históricas, além dos aspectos sociais e de preservação ambiental da região, como os refúgios ecológicos de Foz do Iguaçu e Santa Helena.

Turistas são atraídos pelas trilhas naturais que culminam em belas cachoeiras, como nas terras da Reserva Indígena “Tekohá Añetete”, em Diamante D’Oeste, e da Reserva Indígena Avá Guarani/Ocoí, em São Miguel do Iguaçu.

O Parque Nacional da Ilha Grande, em Guaíra, também é uma referência de lazer e preservação. Visitar esses locais é conhecer um pedacinho das ricas fauna e flora paranaenses.
 

Ícone Artesanato

TURISMO DE COMPRAS

Para aqueles que não voltam de viagem sem uma lembrancinha, o comércio de Foz do Iguaçu apresenta opções para todos os gostos e bolsos, além de completa infraestrutura. E você está a um passo da variedade de ofertas para compras na Argentina e Paraguai. Se a família vai aumentar, a boa pedida é a Feira Moda Bebê, em Terra Roxa.
 

Ícone Pesque Pague

TURISMO DE ESPORTE E LAZER

Caso o turista deseje conhecer as atividades locais relacionadas ao desporto, as águas da região são propícias para a pesca esportiva e a prática de esportes náuticos. Vale destacar também os SPAs e Resorts com águas termais, localizados em Itaipulândia e Foz do Iguaçu.

Já para os apaixonados pelo pedal, Santa Tereza do Oeste e Pato Bragado contam com trilhas e locais destinados à prática do ciclismo. Cuide da saúde e divirta-se, seja de bicicleta ou com o molinete na mão.
 

Pesca em Itaipulândia
Itaipulândia - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR
                  
Turismo Rural

 

TURISMO RURAL

A vida na cidade anda corrida e cansativa?

Céu Azul, Medianeira e Matelândia são exemplos de cidades da região onde é possível encontrar locais para realizar trilhas, pescar, cavalgar, visitar cachoeiras e orar nas grutas religiosas. Tire uma folga e troque o stress pelos benefícios das atividades e descanso em meio à natureza, seja para vivenciar a rotina no campo, ou apenas se esticar nas redes enquanto sente a energia revigorar no corpo.

 

 

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

Quem busca a renovação da fé encontrará na região vários locais para momentos de reflexão. Os municípios de Santa Helena, Foz do Iguaçu, Itaipulândia e Missal, por exemplo, são conhecidos por terem monumentos religiosos que atraem fiéis de diversas partes do Brasil. Recantos cheios de cultura que também alimentam o espírito.
 

Monumento em Itaipulândia
Monumento à Nossa Senhora Aparecida, Itaipulândia - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

Ícone Música

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Para o turista que gosta de prestigiar os eventos e festividades locais, os municípios da região irão proporcionar horas de muita diversão e cultura. Não deixe de conferir o Arrancadão de Jericos em Serranópolis do Iguaçu e o Festival Interno da Canção de Ramilândia. Além de ser uma oportunidade para ampliar os contatos comerciais, muita emoção e adrenalina o aguardam.

                  
Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Parque das Aves, Foz do Iguaçu - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

 

COMO CHEGAR

Além do aeroporto internacional na cidade de Foz do Iguaçu, que recebe voos regulares de diversas regiões do Brasil e do mundo, também é possível chegar à região pelas principais rodovias do estado, como a BR-277. Caminhos que levam aos encantos da região.

ONDE FICAR

Para repor as energias, a região oferece diversas opções de hospedagem que vão desde hotéis e pousadas simples, até luxuosos resorts. Também é possível encontrar pousadas e fazendas em meio à natureza. Opções aconchegantes para todos os bolsos e gostos. Aproveite!

 

 

Gastronomia - Hotel
Fotos: José Fernando Ogura / Acervo EPR

 

 

GASTRONOMIA

Para quem gosta de carne a região com certeza vai satisfazer o paladar. Entre os pratos típicos estão a costela ao fogo de chão e o boi no rolete, além dos peixes, como o dourado, preparados no carrossel, na telha ou no forno. Sabores inconfundíveis que vão deixar um gostinho de quero mais.

 

 

 

Lago de Itaipu
Lago de Itaipu, Itaipulândia - Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR