Vales do Iguaçu

DAS FESTIVIDADES ÀS BELAS PAISAGENS

Se você procura por diversão, boa comida e cultura, visitar os municípios da região turística paranaense Vales do Iguaçu renderá ótimas memórias a você. O clima frio e as belas paisagens proporcionadas pelo rio Iguaçu atraem durante o ano turistas de diversas partes do país.

Traços da cultura indígena, italiana e gaúcha estão presentes nos costumes da região. Vale destacar também as festividades locais regadas a muita música e culinária típica.

Venha conferir as atrações dessa região, localizada no Sudoeste paranaense, e prepare-se para registrar nos cliques momentos inesquecíveis.
 

Mapa Vales do Iguaçu


 

Capanema
Capanema - Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR

 

O QUE FAZER

Ícone Feira da Uva

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Para o turista que aprecia festas, não faltam na região oportunidades para comemorar. Há a Festa da Uva, em Mariópolis; Festa do Colono e Motorista, em Ampére e Chopinzinho; Festa do Queijo e do Vinho, em Salgado Filho; e o Festival Gastronômico Sede do Sabor, em Coronel Vivida.

No que se refere à tecnologia e inovação, as usinas eólicas de Palmas, o Parque Tecnológico de Pato Branco, e as usinas hidrelétricas Baixo Iguaçu e Salto Caxias, respectivamente em Capanema e Nova Prata do Iguaçu, se destacam nacionalmente pela infraestrutura tecnológica atrelada aos cuidados ambientais.

E claro, não podemos esquecer as agroindústrias de Francisco Beltrão, cujos produtos são comercializados em diversas partes do país.

Seja no setor agropecuário ou tecnológico, se tiver a oportunidade, não deixe de visitar as instalações e prestigiar os eventos espalhados pela região.
 

Usina de Salto Caxias
Usina de Salto Caxias, Nova Prata do Iguaçu - Foto: Pref. de Nova Prata do Iguaçu

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

Emanando espiritualidade, os roteiros religiosos também se destacam na região. A Romaria de Nossa Senhora da Saúde, em Cruzeiro do Iguaçu; os monumentos e grutas, em Bom Sucesso do Sul; a Igreja Matriz Octogonal de São Jorge, em São Jorge d’Oeste; o Morro do Calvário, em Francisco Beltrão; e a Cavalgada de Santa Emília de Rodat, em Barracão, atraem turistas e fiéis de todo o país.

Independente da religião, os belos templos e espaços para reflexão certamente irão agradar aos turistas.

                  
Sulina

 

ECOTURISMO
 

O majestoso Rio Iguaçu corta a região e juntamente de seus afluentes deságua em belas quedas d’água. Nos municípios de Planalto, Boa Esperança do Iguaçu, Realeza, Sulina e Bom Jesus do Sul, o turista pode conhecer belas cachoeiras.

Outras opções refrescantes são as águas termais na cidade de Verê, Francisco Beltrão e Sulina; a Praia Municipal de água doce em Nova Prata do Iguaçu, e os lagos de Dois Vizinhos.

Quando o assunto é preservação, o contato com a fauna e flora da região é referência de conscientização ambiental. O Parque Nacional do Iguaçu, em Capanema, e a reserva indígena, em Mangueirinha, são alguns exemplos dessas maravilhas naturais dignas de serem eternizadas nas fotografias.

Divirta-se nesses cenários que certamente proporcionam belos cliques.

 

 

 

Cavalgada
Cavalgada de Santa Emília de Rodat, Barracão - Foto: ASSCOM / Prefeitura de Barracão


 

Pato Branco
Pato Branco - Foto: Rodinei Santos / Depto. de Imprensa da Pref. de Pato Branco

 

 

COMO CHEGAR

Além do aeroporto municipal de Pato Branco, as cidades da região são conectadas pelas rodovias, BR-153, BR-373, BR-476, BR-277, BR-163, BR-158, BR-280, PR-182, PR-281, PR-493, PR-280, PR-565, PR-592 e PR-471. Pelo céu ou pela estrada, aproveite para contemplar as belezas que o caminho oferece.

ONDE FICAR

Se divertir e conhecer novos lugares é bom, mas chega uma hora em que é preciso recarregar as energias. Quando isso acontece, o turista encontra pela região hotéis e pousadas, na área urbana ou rural, todos com muito aconchego e conforto. Afi nal, uma boa noite de sono é essencial para novas aventuras.

 

 

Águas do Verê Termas
Águas do Verê Termas - Foto: Prefeitura de Verê

 

 

GASTRONOMIA

Quando a fome bater, o turista encontrará pela região opções variadas de restaurantes e lanchonetes. Carne bovina, frango, produtos orgânicos, truta, embutidos e derivados de cana-de-açúcar são alguns dos ingredientes que abrilhantam os pratos. A uva e a cerveja também são especialidades da região que harmonizam perfeitamente. Uma explosão de cores e sabores em cada pedido, não deixe de experimentar.

 

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

AMPÉRE
BARRACÃO
BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU
BOM JESUS DO SUL
BOM SUCESSO DO SUL
CAPANEMA
CHOPINZINHO
CORONEL VIVIDA
CRUZEIRO DO IGUAÇU
DOIS VIZINHOS
FRANCISCO BELTRÃO
MANGUEIRINHA
MARIÓPOLIS
NOVA PRATA DO IGUAÇU
PALMAS
PATO BRANCO
PLANALTO
REALEZA
SALGADO FILHO
SÃO JORGE D’OESTE
SULINA
VERÊ

 

 

 

Cachoeira Silva Jardim,
Cachoeira Silva Jardim, Capanema - Foto: Pref. de Capanema