Norte do Paraná

DIVERSÃO E NEGÓCIOS O AGUARDAM NO NORTE DO PARANÁ

Seja para apreciar belas paisagens ou frequentar eventos de negócios, nos municípios da região turística Norte do Paraná você terá ótimas oportunidades de estreitar os laços comerciais e desfrutar de locais magníficos para descanso.

Não perca tempo e inclua nas próximas viagens as cidades dessa região que abriga a maior parte da Rota do Café. De cachoeiras a templos religiosos, tudo isso regado à boa comida, as atividades agradarão a toda família.

 

Mapa Norte do Paraná


 

Lago Igapó, Londrina
Lago Igapó, Londrina - Foto: Wilson Vieira / Acervo SEBRAE - Paraná Turismo

 

O QUE FAZER

Ícone Cachoeira

ECOTURISMO

Além de servirem como áreas de descanso para os turistas, os espaços públicos da região também estimulam encontros visando à consciência ambiental. Em Sertanópolis, o Lago Tabocó está situado na área urbana, sendo ponto de lazer para a população. Em Centenário do Sul, o Parque Estadual Ibicatu pode ser visitado mediante agendamento.

As praças de Santo Antônio do Paraíso são ótimos locais para descansar e colocar o papo em dia. Nos períodos de calor em Porecatu, a Represa de Capivara é ponto de encontro para quem deseja se refrescar.

Já em Londrina, os turistas podem apreciar momentos de lazer, cultura e diversão em meio à natureza no Parque Arthur Thomas, Mata dos Godoy, Lago Igapó, Jardim Botânico e na Reserva Indígena Apucaraninha. Vale a pena visitar esses locais e sentir o ar puro sendo renovado nos pulmões.

Cachoeiras e Áreas Verdes

Mesclada com pistas de caminhada e locais destinados à prática esportiva, a riqueza da fauna e flora regionais pode ser apreciada nos espaços naturais abertos para visitação em vários  municípios, como em Alvorada do Sul, Nova Fátima, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rolândia e São Sebastião da Amoreira.

Já os rios que cortam a região deságuam em belas quedas d’água, como as que podem ser encontradas nos municípios de São Jerônimo da Serra, Sapopema e Tamarana. Não deixe de visitar e se encantar com essas maravilhas da natureza; aproveite e sinta o stress correr rio abaixo em um banho relaxante.
 

Parque Arthur Thomas, Londrina
Parque Arthur Thomas, Londrina - Foto: Luiz Jacobs / Pref. de Londrina

 

Ícone Feira Festa Cerejeira

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

A região conta com diversas estruturas para eventos, permitindo assim que o turista possa desfrutar tranquilamente das festividades, como a Festa do Padroeiro, em Lupianópolis; os rodeios, em Bela Vista do Paraíso; a ExpoLondrina, em Londrina; a Erntedankfest (Festa em Ação de Graças pela Colheita), em Rolândia; Festival Bon Odori, em Assaí; o Encontro do Agricultor, em Sertaneja; e o Expoara, em Arapongas.

Seja para estreitar os laços comerciais ou para curtir momentos descontraídos com a família e amigos, nelas você encontrará muita diversão e boa comida. Aproveite.

                  
Templo Budista, Igreja Shoshinji

 

TURISMO RELIGIOSO

Locais para momentos de reflexão.

O turista que aprecia a tranquilidade dos recantos de fé poderá encontrar na região diversos templos religiosos. Quem estiver por Londrina não pode deixar de conhecer a Catedral, a Mesquita, o Santuário de Schoenstatt e o Circuito Madre Leonia.

Vale destacar também o templo budista Shoshinji, em Assaí; e os dois Circuitos das Capelas (católicas e evangélicas), nas áreas rurais de Ibiporã.

Não perca a oportunidade de sentir a paz de espírito que emana desses templos religiosos.

 

 

 

Ícone Museu

TURISMO CULTURAL

Os museus, teatros e festivais espalhados pela região, são ótimas atrações para os turistas apreciadores da história e tradições locais. Um exemplo dessa riqueza cultural é o Museu da Imigração Japonesa, em Assaí. O local é considerado o primeiro Castelo Japonês do Brasil, e seu acervo homenageia e resgata os costumes dos colonizadores da cidade e os imigrantes japoneses.
 

Via Rural da ExpoLondrina, Londrina - Foto: Gean Soares / Pref. de Rolândia
Via Rural da ExpoLondrina, Londrina - Foto: Gean Soares / Pref. de Rolândia
                  
Salto das Orquídeas, Sapopema
Salto das Orquídeas, Sapopema - Foto: Pref. de Sapopema

 

 

COMO CHEGAR

Ficou com vontade de conhecer as belezas da região? Saiba que o acesso até as cidades é facilitado pelo aeroporto de Londrina, de onde se pode seguir de transporte terrestre pelas rodovias BR-376, BR-369, PR–090, PR-437 e PR-170. Seja por terra ou pelo ar, os encantos dos municípios farão você se apaixonar.

ONDE FICAR

Depois de tanta aventura, nada melhor do que um belo descanso. Nesse sentido, a região conta com opções diversifi cadas que vão desde pousadas simples até hotéis de luxo, passando também por áreas de camping e hospedagens em meio à natureza. Não importa o município, sempre haverá uma opção confortável e acalentadora para uma noite de sono tranquila.

 

 

Culinária Alemã | Festival Gastronômico - Foto: Gean Soares / Pref. de Rolândia
Culinária Alemã | Festival Gastronômico - Foto: Gean Soares / Pref. de Rolândia

 

 

GASTRONOMIA

A fome bateu? Então aproveite para degustar as delícias gastronômicas que a região oferece. A culinária dos municípios gira em torno de suas respectivas colonizações, sendo comum encontrar receitas com origem germânica e oriental. Vale destacar ainda os pratos à base de peixe, embutidos, além dos sabores rurais como o frango caipira e o porco à pururuca. Uma iguaria mais gostosa que a outra.

 

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ALVORADA DO SUL
ARAPONGAS
ASSAÍ
CAMBÉ
CENTENÁRIO DO SUL
IBIPORÃ
JATAIZINHO
LEÓPOLIS
LONDRINA
PORECATU
PRIMEIRO DE MAIO
RANCHO ALEGRE
ROLÂNDIA
SÃO JERÔNIMO DA SERRA
SAPOPEMA
SERTANEJA
SERTANÓPOLIS
TAMARANA

 

 

 

Terminal Turístico Paraná Tur, Primeiro de Maio
Terminal Turístico Paraná Tur, Primeiro de Maio - Foto: Pref. de Primeiro de Maio