Vanessa da Silva Nicolai - Curitiba 26/02/2020 - 14:55

Jardim Botânico
Jardim Botânico - Foto: Vanessa da Silva Nicolai

 

Em fevereiro de 2018, após amigos falarem que Curitiba era uma cidade exemplar, organizada, limpa etc., decidi passar alguns dias de férias por lá. E o que eu posso dizer? Que Curitiba é tudo isso e muito mais! Pense num lugar onde você desembarca e logo já tem vontade de morar? Pois é, então para quem tem curiosidade de conhecer Curitiba, vou compartilhar minha experiência e algumas dicas que podem ser úteis nesse destino maravilhoso!

Antes de viajar sempre faço um planejamento dos lugares que pretendo conhecer e como chegar até eles, para evitar ficar sem rumo ou me perder. E para Curitiba isso foi bem importante, pois a cidade tem muitos lugares bacanas, então para quem pretende ficar pouco tempo, é fundamental para aproveitar o máximo.
 

Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer - Foto: Vanessa da Silva Nicolai


LINHA TURISMO:

Para minha sorte, lá eles têm a Linha Turismo, que passa por 26 pontos turísticos. Você adquire o cartão e pode fazer embarques ilimitados na linha dentro do mesmo dia.

Parque Tanguá
Parque Tanguá - Foto: Vanessa da Silva Nicolai


Eu visitei o Parque Tanguá, que infelizmente a mina estava bloqueada, mas mesmo assim é lindo e vale o passeio; o Museu Oscar Niemeyer, que mesmo eu não apreciando arte, é uma bela construção; o Bosque Alemão, que tem uma trilha e uma escadaria muito legais; a Torre Panorâmica (não deixe de ir), onde é possível ter uma vista 360° da cidade (mas verifique antes dias e horários de visitação: https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/torre-panoramica/80); e o Parque Barigui, que na minha opinião é o melhor de todos. Bem próximo a ele tem o Museu do Automóvel. Para quem gosta de carros, vale a pena conhecer.
 

Vista da Torre Panorâmica
Vista da Torre Panorâmica - Foto: Vanessa da Silva Nicolai

 

Parque Barigui
Parque Barigui - Foto: Vanessa da Silva Nicolai

 

Fui também na Ópera de Arame, que é linda, mas é um passeio bem rápido, pois normalmente o palco fica fechado, então só é possível acessar a parte externa. E bem próximo à Ópera de Arame tem o Parque São Lourenço, muito bacana também, mas sem muita infraestrutura. O Jardim Botânico fica razoavelmente próximo à Rodoviária e centro, de forma que fiz o trajeto a pé, e fui duas vezes, de tanto que gostei. É um lugar muito agradável, como eu postei numa Rede social “eu poderia passar minhas tardes de sábado tranquilamente aqui”. Além de conhecer a estufa e suas inúmeras plantas, o espaço todo é muito bem cuidado, com flores e árvores belíssimas. Eu levei meu chimarrão e sentei na grama para apreciar este local tão lindo, que tem uma energia incrível. E ainda dei comidinhas aos peixes que tem no laguinho de lá. Uma lavagem de alma com certeza!

TRANSPORTE:

Curitiba tem os chamados terminais-tubo, que no início assustam um pouco, principalmente se o embarque for em um local com muitos tubos, como a Praça Tiradentes, por exemplo. Mas é tudo bem sinalizado, e dentro de cada tubo tem um cobrador que pode ajudar. E os ônibus que não utilizam os tubos não têm cobrador, de forma que é necessário adquirir o cartão avulso de transporte. Mas é bem simples, ele é vendido em bancas autorizadas espalhadas pela cidade, e lá mesmo faz a recarga. Maiores informações: http://urbs.curitiba.pr.gov.br/utilidades/cartao-transporte.
 

Estações Tubo
Estações Tubo - Foto: Vanessa da Silva Nicolai


CENTRO DA CIDADE E SHOPPING ESTAÇÃO:

Vale destinar umas horinhas para passear pelo centro da cidade e pelas praças, tudo muito limpo e arborizado. Não deixe de visitar o Setor Histórico e o Zoológico [Passeio Público] (sim, Curitiba tem um Zoo no centro da cidade!), e um pouquinho mais afastado do centro, o Shopping Estação, que é aconchegante e simpático.

Essas são apenas algumas dicas e alguns lugares. Curitiba tem muito mais a oferecer e fazer você se encantar! Eu indico como um lugar perfeito para passar dias maravilhosos!
 

Centro Histórico
Centro Histórico - Foto: Vanessa da Silva Nicolai

 

 

GALERIA DE IMAGENS