Vales do Iguaçu

Passeio Giro Rápido
Passeio Giro Rápido - Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR

 

DAS FESTIVIDADES ÀS BELAS PAISAGENS

Se você procura por diversão, boa comida e cultura, visitar os municípios da região turística paranaense Vales do Iguaçu lhe renderá ótimas memórias. O clima frio e as belas paisagens proporcionadas pelo rio Iguaçu atraem durante o ano turistas de diversas partes do país, sem contar as festividades locais regadas a muita música e culinária típica.

Traços da cultura indígena, italiana e gaúcha estão presentes nos costumes locais da região. Vale destacar ainda a proximidade com a Argentina, cuja fronteira está localizada no município de Barracão.

Venha conferir as atrações dessa região localizada no sudoeste paranaense, e prepare-se para registrar nos cliques momentos inesquecíveis.
 

Alagado
Alagado - Foto: Prefeitura de Chopinzinho

 

O QUE FAZER

Ícone Trilha

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Tradições e Tecnologia

Para o turista que aprecia festas, não faltam na região oportunidades para comemorar. Há a Festa da Uva, em Mariópolis; Festa do Colono e Motorista, em Ampére e Chopinzinho; Festa do Queijo e do Vinho, em Salgado Filho; o Festival Gastronômico Sede do Sabor, em Coronel Vivida, e muito mais.

No que se refere à tecnologia e inovação, as usinas eólicas de Palmas, o Parque Tecnológico de Pato Branco e as usinas hidrelétricas Baixo Iguaçu e Salto Caxias, respectivamente em Capanema e Nova Prata do Iguaçu, se destacam nacionalmente pela sua infraestrutura tecnológicas atreladas aos cuidados ambientais.

E claro, não podemos esquecer as agroindústrias de Francisco Beltrão, cujos produtos são comercializados em diversas partes do país.

Seja no setor agropecuário ou tecnológico, se tiver a oportunidade não deixe de visitar as instalações e prestigiar esses e outros eventos espalhados pela região.
 

Usina Hidrelétrica
Foto: Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu

 

Ícone Paraglide

TURISMO RELIGIOSO

Emanando espiritualidade, os roteiros religiosos também se destacam na região. A Romaria de Nossa Senhora da Saúde, em Cruzeiro do Iguaçu; os monumentos e grutas, em Bom Sucesso do Sul; a Igreja Matriz Octogonal de São Jorge, em São Jorge d'Oeste; o Morro do Calvário, em Francisco Beltrão; e a Cavalgada de Santa Emília de Rodat, em Barracão, atraem turistas e fiéis de todo o país.

Independente da religião, os belos templos e espaços para reflexão certamente irão agradar os turistas.
 

Cavalgada
Cavalgada de Santa Emília de Rodat - Foto: ASSCOM / Prefeitura de Barracão

 

Ícone Trilha

ECOTURISMO

O Encanto das Águas

O majestoso Rio Iguaçu corta a região e juntamente de seus afluentes deságuam em belas quedas d'água. Nos municípios de Planalto, Boa Esperança do Iguaçu, Realeza, Sulina e Bom Jesus do Sul o turista pode conhecer belas cachoeiras.

Outras opções refrescantes são as águas termais na cidade de Verê, a Praia Municipal de água doce em Nova Prata do Iguaçu, os lagos de Dois Vizinhos e, as águas minerais de Francisco Beltrão e Sulina.

Divirta-se nesses cenários que certamente proporcionarão belos cliques.

Aproveite as Áreas Verdes

Quando o assunto é preservação, o contato com a fauna e flora da região são referências de conscientização ambiental. O Parque Nacional do Iguaçu, em Capanema, e a reserva indígena, em Mangueirinha, são alguns exemplos dessas maravilhas naturais dignas de serem eternizadas nas fotografias.

                  
Mapa Vales do Iguaçu


 

Como Chegar
Foto: Prefeitura de Coronel Vivida

COMO CHEGAR

Além do aeroporto municipal de Pato Branco, as cidades da região são conectadas pelas rodovias, BR-153, BR-373, BR-476, BR-277, BR-163, BR-158, BR 280, PR-182, PR 281, PR-493, PR-280, PR-565, PR-592 e PR-471. Pelo céu ou pela estrada, aproveite para contemplar as belezas que o caminho irá lhe oferecer.

 

Pato Branco
Foto: Rodinei Santos / Departamento de Imprensa Prefeitura de Pato Branco

 

Onde Ficar
Foto: Prefeitura de Sulina

ONDE FICAR

Se divertir e conhecer novos lugares é bom, mas chega uma hora em que é preciso recarregar as energias. Quando isso acontecer, o turista encontrará pela região hotéis e pousadas, na área urbana ou rural, todos com muito aconchego e conforto. Afinal, uma boa noite de sono é essencial para novas aventuras.

 

Hotel em Dois Vizinhos
Hotel em Dois Vizinhos - Foto: Prefeitura de Dois Vizinhos

 

Frango com Polenta
Foto: Prefeitura de Chopinzinho

GASTRONOMIA

Quando a fome bater, o turista encontrará pela região opções variadas de restaurantes e lanchonetes. Carne bovina, frango, produtos orgânicos, truta, embutidos e derivados de cana-de-açúcar são alguns dos ingredientes que abrilhantam os pratos. A uva e a cerveja também são especialidades da região que harmonizam perfeitamente.

Uma explosão de cores e sabores em cada pedido, não deixe de experimentar.

 

MUNICÍPIOS QUE
PERTENCEM À REGIÃO

Natal em Pato Branco
Natal de Pato Branco - Foto: Rodinei Santos / Departamento de Imprensa Prefeitura de Pato Branco