Ampére

Parque Ambiental Fundo de Vale - Foto: Prefeitura de Ampére

 

PROGRESSO COM JEITINHO DE INTERIOR

Município do Sudoeste Paranaense, Ampére chama a atenção pela economia movimentada e impulsionada principalmente por um parque industrial em franca expansão.

Com pouco mais de 17 mil habitantes, a cidade recebe um fluxo constante de pessoas da região que chegam ao local para trabalhar, fazer compras ou estudar.

Expressivo, o desenvolvimento econômico de Ampére divide espaço com uma vida cultural rica, natureza bela e aquele clima de progresso que não abandona os gostosos ares do interior.
 

Foto: Prefeitura de Ampére

 

O QUE FAZER

ATIVIDADES CULTURAIS

Gosta de cultura? Então não deixe de participar das apresentações e cursos livres oferecidos na Escola Municipal de Artes. Eles são gratuitos e realizados ao longo do ano. A cidade promove ainda a ExpoArte, o Natal de Luzes e a Noite da Literatura Viva.
 

NEGÓCIOS E EVENTOS

Com um polo industrial diferenciado e comércio diversificado, Ampére oferece várias opções de Turismo de Negócios e Eventos, graças às indústrias conhecidas nacional e internacionalmente.

                  
Anfiteatro Municipal Professora Ana Maria Basso - Foto: Prefeitura de Ampére

 

DICAS

CONHEÇA A AVENIDA XV DE NOVEMBRO
Principal avenida da cidade, a XV de Novembro é o coração de Ampére. Pulsante, o local concentra vários atrativos, como lojas, restaurantes, lanchonetes, cafés, hotéis e a praça central. Não deixe de conhecer.

PRESTIGIE AS FESTAS
O município tem festas para todos os gostos. Confira: Festa do Dia das Mães, no Seminário Santo Agostinho (maio); Festa de São Cristóvão, no Parque Santa Teresinha (julho); Festa da Padroeira, na Comunidade Alto Alegre (12 de outubro); Natal de Luzes (novembro/dezembro); Gaitaço (bienal – janeiro).

 

LUGARES MAIS VISITADOS

Anfiteatro Municipal Professora Ana Maria Basso
Igreja Matriz
Parque Ambiental Fundo de Vale
Parques Industriais
Praça Central Antonio Francio

 

 

PASSEIOS

Foto: Prefeitura de Ampére

Anfiteatro Municipal Professora Ana Maria Basso

Inaugurado em 2018, o Anfiteatro Municipal Professora Ana Maria Basso é o principal palco de palestras e eventos no município. O local tem capacidade para 642 pessoas.

 

Foto: Prefeitura de Ampére

Parque Ambiental Fundo de Vale

Natureza e atividade física andam lado a lado no Parque Ambiental Fundo de Vale. Em meio à ampla área verde, que tem um lago e quiosques para lazer, é possível encontrar pista para caminhada, quadra poliesportiva e academia. O local conta ainda com a Escola Ambiental Valdomiro Parizotto. Tudo isso numa região de fácil acesso, na entrada da cidade.

 

Foto: Prefeitura de Ampére

Praça Central Antonio Francio

Localizada na Avenida XV de Novembro, ao lado da Igreja Matriz, a Praça Central Antonio Francio é cheia de atrações. Nela o visitante encontra playground, academia ao ar livre e, nas sextas-feiras à tarde e sábados pela manhã, feiras de produtores rurais.

 

Foto: Prefeitura de Ampére

COMO CHEGAR

A 528 km de Curitiba, Ampére é cortada pela PR-182. O município é servido por linhas regulares de ônibus comerciais e fica a 112 km do aeroporto mais próximo, em Pato Branco. Até a capital, são aproximadamente 530 km.

 

Foto: Prefeitura de Ampére

ONDE FICAR

Ampére tem dois hotéis de padrão econômico, um no centro e outro na rodovia de acesso à cidade.

 

Foto: Prefeitura de Ampére

GASTRONOMIA

O município tem um prato inusitado: o porco pizza. A receita, que leva carne suína (desossada e grelhada) coberta com mandioca moída temperada e pizza, foi escolhida por meio de um concurso realizado em 2011, em comemoração aos 50 anos de emancipação.

Além dessa iguaria, a cidade tem muitas outras delícias, servidas nos restaurantes, lanchonetes, padarias e pizzarias locais.

 

 

GALERIA DE IMAGENS