Assaí
UM PEDACINHO DO
JAPÃO NO BRASIL
Fundada em 1932, Assaí está diretamente ligada à comunidade japonesa - assim como a maioria dos municípios do Norte do Paraná -, atraída pelo solo fértil da região. Porém, em nenhuma delas a colonização foi tão intensa quanto em Assaí, que leva traços orientais até os dias de hoje.
A cidade tornou-se a memória do Japão, por conservar hábitos e tradições já extintos pela evolução tecnológica de seu país de origem. Sua primeira denominação foi Assailand, de origem oriental, que significa Terra do Sol Nascente (AssahiI – sol nascente e Land – terra), posteriormente simplificada para Assaí.
A estrutura organizacional da comunidade nipônica é destaque e motivo de admiração por todos e pode ser observada nas festas e eventos tradicionais, nas cooperativas, no sistema de produção de frutas, no espaço agrícola e nas associações. É uma cidade encantadora, com tradições e belezas culturais. Não deixe de visitar.
O QUE FAZER
TURISMO RURALO turismo rural permite o contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, por meio da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar. Assim nasceu o Circuito Nipo Brasileiro, uma junção das diversidades locais, proporcionando aos turistas uma viagem que contempla a cultura japonesa em suas expressões na dança e culinária. Também oferece visitação aos templos, produção da raiz de lenkon (lótus), agricultura exótica, produção de motigomê (arroz japonês), brincadeiras com jogos rurais, e filosofia de vida. Um acervo de relíquias vindas do Japão, como roupas, fotos e objetos, também faz parte do circuito. |
|
EVENTOS E TRADIÇÃOAssaí realiza festas e eventos para promover a tradição cultural da cidade, como festival Bon Odori, Tanabata e a Expoasa. |
|
DICAS
EXPOASA
Considerada a feira mais antiga do Brasil, a Exposição Agrícola de Assaí é realizada tradicionalmente em junho, desde 1943. O evento apresenta exposição de carros, motos e implementos agrícolas, além de apresentações artísticas japonesas e pratos típicos da culinária oriental.
BON ODORI
Com origem no Japão, o Bon Odori festival celebra as almas dos antepassados, com danças em grupo, músicas alegres e clima de jovialidade. Em Assaí, o Bon Odori é realizado tradicionalmente duas vezes ao ano: a primeira sempre em maio, no aniversário da cidade, organizada pela Liga das Associações Culturais de Assaí (Laca), e a segunda em julho, pela Igreja Budista Shoshinji.
TANABATA
A primeira festa de Tanabata no Brasil aconteceu em Assaí, em 1978. Nela, crianças e adultos escrevem seus pedidos em papéis coloridos, prendem nos galhos de bambu e rezam para que seus desejos se realizem.
O evento teve origem a partir em uma lenda japonesa segundo a qual um casal – Vega (Orihime) e Altair (Kengyu) –, separado pelo pai da moça, se reencontrava apenas uma vez ao ano. Na mitologia japonesa, os dois são representados por duas estrelas, em lados opostos da galáxia, vistas juntas apenas uma vez por ano: durante o Festival Tanabata.
LUGARES MAIS VISITADOS
Memorial da Imigração Japonesa
Templo Budista – Igreja Shoshinji
Igreja Tenrikyo Três Barras
PASSEIOS
Memorial da Imigração Japonesa
Inaugurado em 2018, na comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O Memorial da Imigração Japonesa é o primeiro Castelo Japonês do Brasil e homenageia os colonizadores do município e os imigrantes japoneses. Localizada no ponto mais alto da cidade, a construção se destaca na paisagem pelos seus 25 metros de altura, com 4 pavimentos, podendo ser vista de qualquer canto da cidade. O projeto arquitetônico foi inspirado no castelo japonês de Himeji, na província de Hyogo (que é coirmã do Paraná).
O Memorial da Imigração Japonesa conta com acervo da Cooperativa Integrada e peças doadas pela comunidade assaiense, retratando a cultura do café e do algodão, bem como uma exposição de painéis fotográficos que contam a história do município. O local é sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Assaí.
COMO CHEGAR
Com acesso pela PR–090, o município está a 46 km de Londrina, onde está o aeroporto mais próximo. A distância até Curitiba é de 384 km.
ONDE FICAR
O sistema de hospedagem de Assaí conta com hotéis e pousadas.
GASTRONOMIA
Devido à forte colonização japonesa, é muito comum encontrar nos restaurantes da cidade o cardápio com a diversidade da culinária oriental.