Barracão
UMA VIAGEM QUE VALE POR TRÊS
Barracão parece predestinado a bem receber. O nome do município faz referência a uma hospedaria que, no passado, servia como ponto de descanso aos tropeiros. O tempo passou, mas a vocação hospitaleira persiste. A cidade tornou-se um importante destino turístico e recebe muitos visitantes. Afinal, a localização geográfica faz dela única no mundo.
Ao fazer divisa com a cidade catarinense de Dionísio Cerqueira, considerada gêmea, e com Bernardo de Irigoyen, na Argentina, Barracão torna-se trifronteira e pode reunir dois países, três estados e três municípios em um mesmo ponto. Nesse caso, dá para tomar um chimarrão com o vizinho catarinense do outro lado da rua. E atravessar uma calçada pode representar uma verdadeira viagem internacional!
Mas nem só de peculiaridades vive esse lugar. Com 11 mil habitantes, o município produz grãos, leite e é forte no comércio exterior devido à proximidade com a Argentina. A diversidade cultural resultante da convivência entre imigrantes italianos, alemães e árabes, além de caboclos e dos vizinhos argentinos, agrega grande valor cultural à curiosa cidade. Conheça.
O QUE FAZER
LAZER AO AR LIVREO Lago da Integração Brasil/Argentina é um ótimo lugar para fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Prefere algo mais radical? Dá pra fazer trilhas, cavalgadas ou se banhar nos rios e cachoeiras que embelezam a cidade. |
|
APROVEITAR AS FESTIVIDADES ESPECIAISUma festa especial que é a cara da cidade acontece sempre em junho – é o São João da Fronteira. No fim do ano, tem música, celebração e beleza com a Cantata de Natal. |
|
PARTICIPAR DOS EVENTOS RELIGIOSOSEm abril, acontece a Cavalgada de Santa Emília de Rodat. O evento reúne centenas de tradicionalistas que cavalgam por cerca de 300 km até o Santuário, no Distrito de Siqueira Bello, no interior do município. Já na Sexta-Feira Santa, a Via Sacra de Rua atrai milhares de fiéis com a encenação da Paixão e Morte de Cristo. |
|
DICAS
AS QUATRO ESTAÇÕES DO DIA
Por estar 835 metros acima do nível do mar, Barracão apresenta bastante variação climática. É possível perceber características de primavera, verão, outono e inverno no mesmo dia! Além disso, o verão é bem quente e o inverno, rigoroso, com temperaturas negativas. É bom preparar uma mala bem variada.
HABLANDO
A proximidade entre Brasil e Argentina fez do portunhol a “língua local”. Então, não se preocupe, pois não costuma haver problemas de comunicação.
DE OLHO NOS POSTES
Uma maneira fácil de se localizar na região tripartida é observar os postes de iluminação pública. Os do Paraná são quadrados. Se forem redondos, é porque você está em Santa Catarina.
LUGARES MAIS VISITADOS
Gruta de Santa Emília de Rodat
Igreja Histórica do Distrito de São José
Lago Internacional da Fronteira
Marco das Três Fronteiras
PASSEIOS
Lago Internacional da Fronteira
Demarcando a fronteira entre Brasil e Argentina - e o início do estado de Santa Catarina -, o Lago Internacional da Fronteira é um dos lugares preferidos para a realização de passeios e caminhadas. O grande número de descendentes de imigrantes europeus vindos do Rio Grande do Sul tornou o local também um ponto de encontro para a degustação de chimarrão (ou tererê) e pipoca.
Igreja Histórica de São José
Totalmente construída em madeira trabalhada, a Igreja Histórica de São José mantém as características originais, o que a faz única na região.
Gruta de Santa Emília de Rodat
Rodeada de belezas naturais, a Gruta de Santa Emília de Rodat convida para um banho de cachoeira em águas cristalinas, mas não só isso. O local também inspira a religiosidade e representa um templo de oração, tanto que devotos costumam deixar pertences em uma sala especial, como forma de bênção. A infraestrutura, que oferece quiosques e churrasqueiras, permite ainda fazer piqueniques em família.
COMO CHEGAR
A 552 km da Capital, Barracão pode ser acessada pela BR-163, passando por Cascavel, ou ainda pela BR-280, em direção a Francisco Beltrão. Quem prefere viajar de avião pode optar entre um dos três aeroportos localizados na região. O mais próximo deles é o de Pato Branco, a 115 km. Outras opções são o aeroporto de Cascavel, a 188 km, ou o da cidade catarinense de Chapecó, distante 200 km.
ONDE FICAR
A rede hoteleira de Barracão é compartilhada com a cidade gêmea de Dionísio Cerqueira (SC). Ao todo, são 6 hotéis, que vão de médio a alto padrão.
GASTRONOMIA
O prato típico do município é o churrasco gaúcho. Porém, além das churrascarias, pizzarias, lanchonetes, choperias e restaurantes de comida brasileira, japonesa e árabe também servem o melhor da culinária local.