Campina Grande do Sul
SE ENCANTE COM AS BELEZAS DA CIDADE DO CAQUI
Contato com a natureza, boa comida, gente acolhedora. Isso e muito mais esperam pelo turista que visitar Campina Grande do Sul. A cidade faz parte da região metropolitana de Curitiba e os caquizeiros se espalham pela área rural, colorindo o município na época da safra, além de movimentar a economia local.
De acordo com o IBGE, Campina Grande do Sul tem uma população estimada de 42.880 habitantes, tendo como limítrofe a nordeste o Estado de São Paulo; ao norte, Bocaiúva do Sul; a oeste, Colombo; ao sul, Quatro Barras; e a leste os municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.
Abraçada pela Mata Atlântica, Campina Grande do Sul proporciona ao turista diversas atividades que evocam o contato com a natureza e a preservação ambiental. Renove as energias, sinta o ar puro entrar pelos pulmões, e vivencie essas ótimas oportunidades para relaxar com a família e aliviar o stress do dia a dia.
O QUE FAZER
PESCAQue tal testar as habilidades no molinete? Além da represa Capivari-Cachoeira, os rios e lagos da cidade proporcionam ótimos locais para pesca, garantindo momentos de lazer para todas as idades. |
|
FESTANo mês de novembro a cidade se alegra com a Campinfest, evento que comemora o aniversário de emancipação de Campina Grande do Sul e atrai turistas de diversas partes do estado. Comida típica, shows musicais e atividades que reforçam a cultura local irão lhe propiciar ótimos cliques. Aproveite! |
|
TURISMO DE AVENTURAEm meio às cachoeiras e áreas verdes, o turista poderá praticar diversas atividades como montanhismo, trilhas, escalada e voo livre. Divirta-se, mas não esqueça os cuidados com a natureza. |
|
DICAS
NA VIVÊNCIA DA FAZENDA
Colher ovos, tirar leite da vaca, alimentar as criações, andar a cavalo. Em um espaço com mata nativa, riacho e lagos, essas são algumas das atividades que esperam pelo turista na Vila dos Animais, cujo propósito pedagógico é apresentar aos visitantes os prazeres, riquezas e valores da vida no campo.
AS RIQUEZAS DA VIDEIRA
Em Campina Grande do Sul é possível encontrar vinhos artesanais, geleias, sucos e vinagre de vinho. Opções que vão agradar até os mais rígidos apreciadores dos derivados da uva.
LUGARES MAIS VISITADOS
Arena Coberta
Pico Paraná
Parque Municipal Ari Coutinho Bandeira
Morro do Ribeirão Grande
PASSEIOS
Pico Paraná
Você sabia que Campina Grande do Sul é berço da montanha mais alta do Paraná e região Sul do Brasil? Com 1877 metros de altitude e uma vista magnífica em seu cume, o Pico Paraná é muito procurado por praticantes de montanhismo e escalada. Embora a trilha seja bem sinalizada, por questões de segurança recomenda-se sempre enfrentar o trajeto com alguém que conhece o caminho, Do cume, é possível contemplar as baías de Antonina e Paranaguá, além da cidade de Curitiba, recompensando todo o esforço da subida. Prepare-se, agasalhe e aproveite o passeio, e, claro, não esqueça de recolher seu lixo.
Parque de Eventos de Campina Grande do Sul
A maioria das cidades possui um local para realização de festas, mas o Parque de Eventos de Campina Grande do Sul vai além. Com 11 mil m² de área construída, três pavimentos e palco de 860 m², o espaço suporta 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé, sendo considerado a maior arena coberta da América Latina.
Morro do Ribeirão Grande
Está procurando por adrenalina? Então saiba que em Campina Grande do Sul, o Morro do Ribeirão Grande é um lugar propício para o voo de asa delta.
Com 1400 metros de altitude, os ventos fortes e o relevo ao redor favorecem uma decolagem e pouso seguro. O acesso ao morro é livre, com boa parte da estrada asfaltada, e o espaço é caracterizado pelas torres de telefonia local.
Sinta a emoção correr nas veias, com certeza lá do alto terá uma visão privilegiada da Mata Atlântica.
COMO CHEGAR
Distante apenas 26 km de Curitiba, é possível chegar até Campina Grande do Sul pelas rodovias BR-116, BR-277, BR-376, BR-476, PR-476, PR-506 e Estrada da Graciosa.
ONDE FICAR
Na hora de repor as energias, nada melhor do que descansar em meio à natureza. É possível encontrar pelo município opções de pousadas e hotéis fazenda, nos quais, além de uma bela noite de sono, o turista poderá aproveitar as trilhas, cavalgadas, pescaria e muitas outras atividades.
Caso o turista opte por hospedagens mais tradicionais, basta procurar os hotéis e pousadas na cidade vizinha de Quatro Barras. Independente do local, aconchego e conforto o aguardam.
GASTRONOMIA
Quando a fome apertar, a cidade oferece aos turistas deliciosos pratos nos restaurantes, churrascarias e hamburguerias. Aproveite para tomar um belo café, apreciar as receitas à base de caqui e saborear as delicias da culinária peruana.