Catanduvas
A HISTÓRIA DO BRASIL
PASSA POR AQUI
Essencialmente agropecuária e rica em belezas naturais, Catanduvas, à primeira vista, pode parecer apenas uma cidade do interior que faz da natureza fonte de economia e cartão-postal. No entanto, o município de 10.202 habitantes, que fica no Oeste do Paraná, revela outra grande faceta: a importância histórica.
Por ser um dos poucos municípios brasileiros a ter um telégrafo, Catanduvas foi escolhida como uma espécie de quartel-general por cerca de 400 revoltosos da Revolução de 1924. Em virtude disso, a cidade serviu de palco para batalhas do conflito, que visava derrubar Arthur Bernardes da Presidência da República.
As marcas dessa época, que praticamente apresentou o Oeste paranaense ao restante do país, seguem vivas e são lembradas de forma permanente em lugares que se tornaram pontos turísticos. É uma verdadeira viagem no tempo que merece ser feita. Venha conhecer!
O QUE FAZER
CACHOEIRAS
As cachoeiras naturais do rio Adelaide estão entre os pontos de visitação mais bonitos de Catanduvas e garantem uma dose de natureza à cidade que respira história.
CELEBRE
O calendário local é marcado por festas de janeiro a dezembro. De aniversário a rodeio, tem eventos variados para todo tipo de público.
DICAS
PARTICIPE DAS FESTAS LOCAIS
O município tem festas o ano inteiro para todos os gostos. Em janeiro, acontece o Rodeio interestadual; em julho, comemora-se o aniversário da cidade. A festa do padroeiro, São Sebastião, é em novembro e, no fim do ano, tem os festivais municipal e regional de arte.
SAIBA MAIS SOBRE A REVOLUÇÃO DE 1924
Quando ainda era distrito de Guraniaçu, Catanduvas foi um ponto estratégico da Revolução de 1924. Detalhes desse fato e das batalhas que foram travadas no município são recontadas ricamente em locais como o Memorial da Revolução de 1924 e os cemitérios Roncador e Tormentinha.
LUGARES MAIS VISITADOS
Cemitério da Revolução de 1924
Igreja Matriz São Sebastião
Memorial da Revolução de 1924
PASSEIOS
Memorial da Revolução de 1924
Inaugurado em 2013, o Memorial da Revolução de 1924 conta as histórias das batalhas ocorridas no município durante o conflito que pretendia tirar Arthur Bernardes da Presidência da República. Objetos, armas inutilizadas, munição e fotografias da época fazem parte do acervo museológico.
Cemitérios da Revolução de 1924
Dois cemitérios guardam os restos mortais de alguns soldados mortos em combate na Revolução de 1924. Eles estão localizados nas comunidades de Roncador (foto) e Tormentinha, misturam religiosidade com valor histórico.
COMO CHEGAR
A 476 km de Curitiba, Catanduvas é cortada pela BR-277 e conta com linha regular de transporte rodoviário. O aeroporto mais próximo fica a 50 km, em Cascavel.
ONDE FICAR
A cidade tem um hotel de acomodações simples.
GASTRONOMIA
O melhor da culinária local pode ser encontrado em restaurantes e lanchonetes.