Céu Azul
A CAPITAL DO OXIGÊNIO
Localizada no Oeste do Paraná, a 544 quilômetros de Curitiba, Céu Azul é uma cidade conhecida como a Capital do Oxigênio por ter 73% do território ocupado pelo Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio Natural Mundial Unesco -, além de outras áreas de preservação.
Vizinha de Matelândia, Santa Tereza do Oeste, Vera Cruz do Oeste e Capanema,o município, com aproximadamente 12 mil habitantes, é passagem obrigatória para quem vai a Foz do Iguaçu pela BR-277.
A colonização de Céu Azul se iniciou pelas etnias italiana e alemã do Sul do país, depois vieram famílias de outros estados. Diz a lenda que os primeiros moradores armaram um acampamento no morro, onde está localizada a Igreja Matriz. Observaram que o céu estava nitidamente limpo, formando uma bela paisagem. Então, a cidade que era pra se chamar “Ivete” ou “Ibiapó”, foi denominada de Céu Azul, cujo nome permanece até hoje.
O QUE FAZER
TURISMO RELIGIOSOPara quem deseja rezar em meio à natureza, a 10 quilômetros do centro da cidade, tem a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. O espaço possui bosque com árvores nativas e vertentes de água natural, estrutura para atender visitantes, além de um amplo pavilhão onde acontece a tradicional romaria e festa de Nossa Senhora de Lourdes. |
|
TURISMO CULTURALO Museu Municipal Manuel Gomez Filho é um excelente local para visitas. Criado em 1996, o acervo foi coletado com a ajuda da população. Há equipamentos, ferramentas de trabalho, máquinas, fotos e documentos que relatam a rotina dos pioneiros de Céu Azul. |
|
FESTAEventos não faltam para diversão. A Festa do Leitão Desossado na Grelha acontece sempre no segundo domingo de abril, no Parque de Exposições da cidade. A festividade integra o calendário de eventos e do turismo gastronômico do Paraná. Ainda tem a festa de Nossa Senhora de Lourdes, que acontece na famosa gruta que leva o nome da santa. |
|
DICAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Para desenvolver a educação ambiental e sensibilização social, acontecem visitas guiadas em meio à natureza. O trajeto passa pela Ecotrilha e a Cachoeira Manoel Gomes.
CICLOTURISMO
Adeptos do ciclismo têm aumentado nos últimos anos. Nesta mesma medida, os eventos ciclísticos cresceram. Céu Azul investiu na adequação dos 27 quilômetros de ciclovia, entre o município e Santa Tereza do Oeste, margeando o Parque Nacional do Iguaçu.
LUGARES MAIS VISITADOS
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Rota Beira Parque
Trilhas no Parque Nacional
PASSEIOS
COMO CHEGAR
Os acessos a Céu Azul são pelas rodovias BR-277, BR-376 e BR-487.
ONDE FICAR
Céu Azul conta com hotel e pousada aconchegantes para uma boa noite de descanso.
GASTRONOMIA
Além de diversos restaurantes com comida caseira, o prato típico de Céu Azul é o leitão desossado. O alimento é servido na festa que tem o mesmo nome, na Grelha promovida pela paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e Colônia Alemã.