Fênix
CIDADE AGRACIADA COM
LENDAS E NATUREZA
EXUBERANTE
Fênix está localizada a 428 km de Curitiba, na região Centro-Oeste do Paraná. A população, conforme estimativa do IBGE é de 4.903 habitantes. O nome da cidade faz menção à ave fênix, que segundo a mitologia grega renasceu das próprias cinzas, tal como o município, que ressurgiu das ruínas de Vila Rica, e hoje tem grande valor cultural, religioso e histórico.
Desmembrado de Campo Mourão em julho de 1960, Fênix é afortunada por sua natureza exuberante. Um dos pontos turísticos da cidade é o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, que tem uma beleza grandiosa devido à natureza ao seu redor e as mais diversas espécies em extinção que se encontram lá. Outro ponto de visitação é a Igrejinha da Serra.
Fênix é uma cidade pequena, porém lendária, com histórias, sabores e natureza exuberantes para conhecer. Não deixe de fora do seu roteiro!
O QUE FAZER
MUSEUS
O Museu Paranaense funciona dentro do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo. Lá, estão expostas cerâmicas e artefatos dos índios Guaranis, que foram encontrados no local. O monitoramento das pesquisas arqueológicas e levantamentos históricos em busca de identificação de novos sítios são feitos no museu.
FESTAS
A data de aniversário de Fênix é dia 25 de julho. Neste dia acontece o “Expofênix”, com shows, exposição de artesanato e parque de diversão. No mesmo dia do evento tem a “Festa do Prato Típico”, onde é servido o peixe na cerâmica.
TRILHAS
No Parque Estadual Vila Rica, as trilhas em meio à mata nativa possuem duração de uma hora. O visitante tem contato com um dos últimos resquícios de floresta tropical da região. Há perobas, figueiras, canelas e palmitos em abundância.
DICAS
ESTAÇÃO ECOLÓGICA
Área de vegetação nativa. A proposta é preservar o ecossistema, realizar pesquisas científicas e atividades de conscientização, educação ambiental com proteção integral da diversidade biológica na área.
RALLY FLUVIAL VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO
Participantes seguem de barco no Rio Corumbataí, descendo o Ivaí até a foz do Rio Paraná. Os pernoites são em pontos estratégicos ao longo de mais de 300 km de navegação. A realização atrai equipes de diversas regiões do País. A programação inclui soltura de peixes, plantio de árvores, limpeza do Rio Ivaí e conscientização de pescadores.
CENTRO CULTURAL ACYR JOSÉ CORREIA
Mais conhecida como Casa da Cultura. Em frente, há uma fonte luminosa com o símbolo do município, a ave de fênix.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo
Igrejinha da Serra
Fazenda Água Azul
PASSEIOS
Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo
São mais de 350 hectares de natureza. O parque abriga espécies em extinção como macaco prego, urubu rei, juruva, quati e outros animais. O local possui centro de atendimento aos visitantes, além de museus, trilhas, lago e quiosques. É o primeiro parque estadual tombado pelo Patrimônio Histórico, em 1948.
Igrejinha da Serra
Também chamada de Capela Santo Inácio de Loyola, a igreja foi construída à beira do antigo Caminho de Peabiru, antiga trilha que saía do litoral e ia até o Peru. Diz a lenda que “caçadores de tesouros” cavavam o chão dessa capela porque acreditavam que os jesuítas tinham enterrado ouro ali.
COMO CHEGAR
A distância que separa Curitiba de Fênix é de 428 km. A cidade é próxima de Campo Mourão (70 km) e Maringá (90 km). Para chegar até lá, o trajeto pode ser feito pelas rodovias BR-277 e BR-376.
ONDE FICAR
Fênix tem hotel fazenda, pousadas e hospedagens.
GASTRONOMIA
O prato típico de Fênix é o “Peixe na Cerâmica”. O peixe pintado é servido com arroz, salada e pirão de farinha de mandioca, preparado com o próprio caldo do peixe. É possível experimentar esse delicioso sabor na Festa do Prato Típico, em julho.