Guarapuava
CAPITAL PARANAENSE
DA CEVADA E DO MALTE
Com 200 anos de história e mais de 180 mil habitantes, a cidade de Guarapuava tem uma forte vocação para eventos de negócios, decorrentes de sua forte industrialização e desenvolvimento em diversos setores da economia paranaense, com destaque para a produção de cervejas.
Além do turismo de negócios, Guarapuava também é um lugar perfeito para quem quer conhecer mais sobre a colonização paranaense e desfrutar belezas naturais. A cidade conta com belíssimos casarões antigos, igrejas, museu, parques, praças e muita área verde. Tudo isso faz de Guarapuava um excelente lugar para se conhecer, investir e viver.
O QUE FAZER
AVENTURA
Quem visita Guarapuava não pode deixar de conhecer o Salto São Francisco da Esperança, a maior queda d'água da região Sul do Brasil. São 196 metros de queda d'água livre no centro de um belíssimo cânion coberto de vegetação nativa.
CAMINHO DO MALTE
Guarapuava é uma cidade que se destaca mundialmente na produção do malte, que abastece cerca de 30% das cervejas brasileiras industriais. Lá, também são produzidas cervejas artesanais com mais de 40 receitas locais registradas. Vale a pena experimentar!
PASSEIOS RURAIS
Para quem gosta de tranquilidade, a cidade tem várias fazendas e chácaras que oferecem almoço campeiro, hospedagem, passeios em trilhas e até visitação de cavernas.
DICAS
FEIRA AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL
Realizada no mês de agosto pela Sociedade Rural de Guarapuava, a Expogua é a principal feira da cidade.
ROTEIRO DE FÉ
Inspirada em Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, e outros movimentos pertencentes à Igreja Católica, Guarapuava possui muitas igrejas e santuários.
LUGARES MAIS VISITADOS
Lagoa das Lágrimas
Parque do Lago
Parque Natural Municipal das Araucárias
PASSEIOS
Casa do Imigrante
Ocupando uma área verde com gramado, pinhos e flores, o local, construído em madeira em 1914, é um dos mais importantes pontos turísticos da cultura dos imigrantes europeus na região e ainda preserva características originais de sua edificação.
Lagoa das Lágrimas
Localizada no coração da cidade, a lagoa é o ponto turístico mais visitado de Guarapuava. Contando com pista de corrida e caminhada, playground e um enorme gramado que fica sob a sombra das árvores. O local é ideal para passear com a família ou amigos.
Distrito de Entre Rios
Distrito do município de Guarapuava, Entre Rios é uma comunidade rural que fica cerca de 30 km distante do centro da cidade. Formada por cinco colônias e colonizada por refugiados de guerra de origem eslavo-germânica, conserva a identidade cultural daquele povo. Entre os principais atrativos do local, estão o Museu Histórico de Entre Rios - um dos museus mais modernos do estado -; o Memorial Mathias e Elizabete Leh, que reconta a vida do casal, importante para o desenvolvimento econômico e social de Entre Rios; as inúmeras cervejarias, pelas quais a localidade recebeu o nome de “Terra da Cevada”; e um cenário natural incrível, repleto de cachoeiras, ideal para a prática do ecoturismo.
COMO CHEGAR
Saindo de Curitiba é possível chegar à Guarapuava pela rodovia BR-277. São 255 km de distância da capital paranaense.
ONDE FICAR
Com uma boa estrutura de hospedagem, Guarapuava tem muitos hotéis e pousadas.
No Distrito de Entre Rios, é possível encontrar acomodações que vão do luxo ao Airbnb
GASTRONOMIA
Com uma numerosa população de ascendência eslava e germânica, a culinária local combina pratos europeus com delícias da região, como o soquete de carneiro com farofa de pinhão, o hambúrguer de polenta, a costela de dois fogos e a carne de porco.
Mas se quer uma experiência singular, prove as delícias da culinária suábia (região do Sudoeste da Alemanha) no Distrito de Entre Rios. Tem o famoso joelho de porco, várias, sopas e as deliciosas tortas típicas.
Também é possível experimentar pratos de outras culinárias, como a árabe, espanhola, japonesa, portuguesa e ucraniana. Ou seja, comida de qualidade para todos os gostos é o que não falta na cidade.