Mallet
A UNIÃO DA CULTURA, RELIGIOSIDADE E NATUREZA
Com população de aproximadamente 14 mil habitantes, Mallet está localizada no Sudeste do Paraná, a 215 quilômetros de Curitiba, na divisa com Paulo Frontin, Rio Azul, São Mateus, União da Vitória e Cruz Machado.
A partir de 1891 chegaram os imigrantes poloneses e ucranianos, que deixaram suas marcas em Mallet. A cidade é rica na cultura eslava, mantendo a língua, costumes e religiosidade de seus antepassados.
Além do ambiente rural, o município possui igrejas, locais de lazer, rios, quedas d’água, fontes de água mineral e reservas ambientais que possibilitam desfrutar da beleza cênica formada pela geografia acidentada em meio à preservada cobertura vegetal. São cenários incríveis que renderão boas memórias.
O QUE FAZER
FESTAO evento Kiwifest, que acontece anualmente, conta com uma vasta programação em seus três dias de duração. São shows com nomes do cenário musical nacional, exposição de produtos agropecuários, café colonial, almoço com costela fogo de chão e o desfile da Rainha do Kiwi. |
|
CACHOEIRASMuito se arriscam a fazer caminhada de difícil acesso e se aventurar para conhecer as cachoeiras Trombudas com suas águas geladas, onde os corajosos caminham carregando suas mochilas nas costas sob a água para obter a recompensa de apreciar as belas quedas d´água. |
|
TURISMO RURALMallet tem propriedades rurais com casas antigas, produção de frutas com sistema colhe pague, pesque-pagues, produtos artesanais, além de bons momentos em meio à natureza. |
|
DICAS
CURIOSIDADE
Devido a grande escala de produção de kiwi, que varia conforme o clima, a cidade garante o título de Capital do Kiwi.
CHALÉ DO PRODUTOR
Visitantes podem conhecer os produtos feitos pelos artesãos da cidade. O chalé funciona na BR-153, próximo ao trevo principal.
NATAL
Na semana que antecede o Natal, a Casa do Papai Noel fica aberta à população. Escolas municipais e grupos folclóricos fazem suas apresentações natalinas no parque.
CAMINHADA
Em 15 de setembro acontece a 10ª Caminhada Internacional na Natureza, no Circuito Caminhos Rurais de Dorizon. O percurso é de aproximadamente 12 quilômetros.
LUGARES MAIS VISITADOS
Igreja São Miguel Arcanjo
Igreja São José
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Chalé do Produtor
PASSEIOS
Construída por volta de 1899 e concluída em 1903, a Igreja em estilo ucraniano-católico é a mais antiga no Brasil. A construção utiliza-se de madeira tripla, as quais são encaixadas umas as outras com pouco uso de pregos e, foi utilizada como modelo na réplica existente no Parque Tingui, memorial ucraniano em Curitiba.
Fonte da Água Mineral Sulfurosa João Paulo II
Um dos pontos turísticos mais atrativos do município. Inaugurada na década de 1990, a fonte simboliza a riqueza dos diversos lençóis freáticos ricos em água mineral sulfurosa do município. O produto é farto em propriedades terapêuticas indicadas para males do fígado, intestino, rins e sistema circulatório. O espaço ainda possui bancos para descanso, playground e iluminação noturna.
O parque ambiental, em frente ao terminal rodoviário, tem quadras esportivas, parque infantil, muitas árvores e lagos. É um espaço de lazer que permite estar em contato com a natureza no coração da cidade. Tem quadras esportivas, parque infantil, muitas árvores e lagos. Neste parque acontecem os jogos de verão, as festividades do aniversário da cidade, o Festival Gastronômico e as atividades natalinas.
COMO CHEGAR
Os acessos ao município são pelas rodovias BR-277 e BR-153. O aeroporto mais próximo fica em Ponta Grossa, a 130 km.
ONDE FICAR
Mallet tem rede hoteleira que atende gostos e padrões dos visitantes.
GASTRONOMIA
Há restaurantes espalhados pela cidade que servem comida caseira e pratos típicos das culinárias polonesa, ucraniana, alemã e brasileira.
No último fim de semana de setembro acontece o Festival Gastronômico de Mallet, que marca o encerramento das festividades de aniversário do município, onde são servidos diversos tipos de comida.