Mariópolis
PARA QUEM GOSTA DE UVA E SOSSEGO
Localizado no Sudoeste do Paraná, o município de Mariópolis tem pouco mais de 6 mil habitantes e a economia baseada na agricultura e no cultivo de uvas; herança deixada pelos colonizadores vindos da Serra Gaúcha, na década de 1960.
Com uma produção anual de aproximadamente 1200 toneladas da fruta, a cidade é conhecida como “Terra da Uva” e faz do carro-chefe da economia um atrativo turístico. Passear pelos parreirais e conhecer o processo artesanal de fabricação de vinhos e sucos são alguns dos programas preferidos de quem desembarca por aqui. Somados a isso, as belas paisagens compostas por verde e cachoeiras, o povo hospitaleiro e o clima ideal para descanso transformam Mariópolis em um lugar instigante, pitoresco e com muitas possibilidades a serem exploradas.
O QUE FAZER
PASSEIOS E AVENTURAS EM MEIO À NATUREZACachoeiras para mergulho ou para a prática de esportes radicais e paisagens belíssimas. A natureza foi generosa com Mariópolis e te espera de braços abertos, seja para contemplação, descanso ou aventura. |
|
TURISMO RELIGIOSOGruta, olho d´água e procissão formam o roteiro ideal para os interessados em turismo religioso. Não deixe de visitá-los. |
|
TOUR RURALAs propriedades rurais do município são ótimos destinos turísticos. Além de recantos de beleza natural e da calmaria do campo, elas são verdadeiras escolas quando o assunto é a produção artesanal de vinho e suco de uva. |
|
DICAS
FESTA DA UVA E DO PADROEIRO
Durante quatro dias, a Festa da Uva e do Padroeiro São Francisco de Salles recebe aproximadamente 50 mil pessoas no Parque de Eventos Arnaldo Weiss. O evento acontece sempre no último fim de semana de janeiro.
FOTO NO TRATOR
Já virou tradição. Quem visita Mariópolis não pode deixar de registrar o passeio tirando uma foto no famoso trator localizado no trevo de acesso ao município.
LUGARES MAIS VISITADOS
Cachoeira Poço Preto
Vinícola São Francisco de Salles
Vinícola RH
PASSEIOS
Vinícola São Francisco de Salles
Na Vinícola São Francisco de Salles, o visitante conhece em detalhes o processo de produção de vinhos e suco integral e ainda pode contemplar a cidade de uma belíssima sacada, localizada às margens da PR-280.
Museu Maria Fabian Simionato
O Museu Maria Fabian Simionato conta a história do município, com destaque para a produção da uva.
COMO CHEGAR
Pode-se chegar ao município de carro ou ônibus pela PR-280. Para desembarcar de avião, o aeroporto mais próximo é o de Pato Branco, a 18 km. A distância até Curitiba é de 454 km.
ONDE FICAR
A rede hoteleira local conta com uma hospedaria com seis dormitórios. Outras opções de hospedagem podem ser encontradas na cidade vizinha de Pato Branco
GASTRONOMIA
O prato típico de Mariópolis é a ovelha enfarinhada, servido tradicionalmente no aniversário do padroeiro, em 24 de janeiro. Devido ao sucesso da iguaria, algumas comunidades passaram a oferecê-la também em outras datas.
Com a força da produção de uva, o vinho e o suco da fruta transformaram-se em bebidas típicas do município. Mas, se você quer provar outros sabores, fique tranquilo. Existem vários restaurantes, bares, padarias e lanchonetes espalhados pela cidade.