Missal
UM PEDACINHO DA ALEMANHA NO OESTE DO PARANÁ
Distante 75 quilômetros de Foz do Iguaçu e 600 quilômetros de Curitiba, Missal é o local ideal para quem procura tranquilidade e alimentos coloniais diretamente do produtor rural.
Um verdadeiro pedacinho da Alemanha, que pode ser percebido em construções, no sotaque da população, que ainda conversa com dialeto de descendentes de alemães, e nos costumes.
Durante o ano, milhares de pessoas procuram Missal por conta da Deutsches Fest, festa tradicional que acontece no município sempre um fim de semana após a Páscoa. Regado a muito chope, sem deixar de lado as tradições, a cultura e a gastronomia típica germânica.
O município faz divisa com Medianeira, Santa Helena, Itaipulândia e Ramilândia. A economia é essencialmente agrícola. Missal foi uma das cidades atingidas pela construção da barragem de Itaipu Binacional, que formou o Lago de Itaipu.
A cidade possui 10.474 habitantes, segundo o último Censo do IBGE. O nome da cidade tem origem religiosa, pois Missal é o livro usado pelos padres para a celebração da missa. A história do município pode ser encontrada no Museu, próximo à Igreja Matriz.
O QUE FAZER
PESCAPara os amantes da pesca esportiva, Missal tem ótimo local para a prática. O Lago de Itaipu, onde ocorrem eventos esportivos de pesca e solta. Caso queira levar o pescado para casa, o município tem opções de pesque-pague. |
|
NATUREZAMissal tem espaços que permitem contemplar a natureza. São diversos rios, riachos, além do Lago Municipal, próximo ao Centro, e também a Prainha Artificial. Há belas paisagens do campo, com animais e vegetação de dar inveja. Durante o ano ainda ocorrem eventos de Cicloturismo, que estimulam conhecer os belos cenários do município. |
|
TURISMO RELIGIOSOO próprio nome da cidade remete à religiosidade. Para quem procura turismo religioso, Missal é o lugar. Há a Igreja Matriz, em formato de um Missal aberto visto do alto. Na comunidade de São Pedro, a escultura do padroeiro possui 4 metros de altura, atraindo turistas de diversas localidades, assim como a Gruta de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. |
|
DICAS
DEUTSCHES FEST
A Festa Alemã de Missal é considera a maior festa típica do Oeste do Paraná. O evento foi criado em 2002 para preservar a cultura e, divulgar as tradições de geração a geração. A Deutsches Fest acontece todos os anos no fim de semana seguinte à Páscoa. Há muita alegria, chope, diversão, concursos da Rainha e Casal Fritz e Frida, músicas típicas, jogo do barril, brincadeiras e gastronomia típica.
CAFÉ COLONIAL
O evento ocorre na metade de junho, sempre próximo ao Dia dos Namorados. São servidos mais de 60 pratos, doces e salgados. O Café Colonial é tradicional e beneficente. O Provopar organiza o café com apoio de grande equipe de voluntários.
PESCA ESPORTIVA
Durante o ano todo, pescadores de toda a região procuram Missal para a prática da pesca esportiva, já que a Prainha de Missal tem atracadouro próprio. O município organiza dois grandes eventos de Pesca Esportiva, um em fevereiro, nas comemorações do aniversário de emancipação, o Desafio Internacional de Pesca à Corvina, e outro em outubro, o Desafio de Pesca ao Tucunaré.
COMO CHEGAR
Missal tem duas vias principais de acesso: as rodovias PR-497 e PR-495.
ONDE FICAR
Por ser município pequeno, Missal possui apenas dois hotéis. Há também opções para camping.
GASTRONOMIA
Quando fala em Missal, a primeira lembrança é a gastronomia. Os pratos típicos do município são o porco a pururuca, joelho de porco (eisbein) e o marreco recheado acompanhado de salsichão, chucrute, repolho roxo e purê de batata. A cidade possui diversas opções de restaurantes e lanchonetes.
LUGARES MAIS VISITADOS
Lago Municipal
Prainha Artificial
Feira do Pequeno Produtor
Museu Municipal
Ponte Molhada
PASSEIOS
Prainha
O terminal Turístico de Vila Natal, a Prainha Artificial de Missal, fica a cerca de 14 km do centro da cidade. Tem ampla área verde, banheiros, quiosques, churrasqueiras, área para camping, lanchonete, campo de futebol, quadra de areia e atracadouro para barcos. É o ambiente propício para passar os fins de semana e temporadas com a família.
Lago Municipal
O Lago Municipal de Missal é o mais novo Cartão Postal do município. O local conta com um caminhódromo no entorno, Academia da Saúde e academia ao ar livre, banheiros e vestiários, quadra sintética para a prática esportiva e espaço para descansar ou contemplar a natureza. Todos os anos, a prefeitura promove a queima de fogos do Réveillon no Lago Municipal, atraindo milhares de pessoas de toda a região.
Feira do Pequeno Produtor
A feirinha, como é chamada, é o ponto de comercialização dos produtos coloniais produzidos por seus associados e agroindústrias. Missal, como o berço das agroindústrias, é referência na comercialização desses produtos na região e em outros estados. São mais de 30 agroindústrias dos mais variados segmentos que comercializam os produtos na Feira. Toda quarta-feira acontece a Feira Livre, onde barracas são montadas em frente à Feirinha, justamente para intensificar a venda com a presença do produtor rural.
Casa do Artesão
O turista não pode deixar de levar uma lembrança de Missal para parentes ou amigos. Por isso, além dos produtos coloniais da Feira do Pequeno Produtor, há peças que remetem à cultura do município, ou mesmo produzidas pelos artesãos, podem ser boas opções de presentes.
Ponte Molhada
O local recebe nos fins de semana muitas famílias que desejam passar momentos próximos à natureza. O espaço, no entanto, não tem infraestrutura de bares, lanchonetes, banheiros e nem lixeiras. Portanto, quem for visitar a Ponte Molhada, deve levar o lixo junto, para que não sejam despejados no rio ou na mata.
Museu Municipal
O Museu de Missal está próximo à Praça Central e da Igreja Matriz. O local possui acervo histórico sobre como a cidade foi colonizada e objetos dos pioneiros. Ótimo local para conhecer um pouco mais sobre a colonização e a vinda dos descendentes de alemães na época. Livros e registros apontam os detalhes dessa história no decorrer do tempo.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz fica ao final da Avenida Dom Geraldo Sigaud, a principal via de acesso ao centro da cidade. Foi construída na época, estrategicamente ao final da avenida, pois era pra ser o ponto final da cidade. E hoje, ao entrar na rua já se pode visualizar a Igreja, que olhando do alto tem o formato de um missal aberto. Ao lado da Igreja há a gruta de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, e a torre do sino, patrimônio tombado. Na igreja, há pinturas que representam passagens do evangelho e quadros da Via Sacra.
Imagem de São Pedro
Com mais de 4 metros de altura, a comunidade de São Pedro, ao completar 50 anos de história, inaugurou o monumento no alto do morro ao lado da capela. É um espaço para fotos, orações e devoção, inclusive em grupos.
Gruta de São Cristóvão
Na comunidade de Esquina Gaúcha, às margens da PR-495, entre Missal e Medianeira, a Gruta de São Cristóvão é local que recebe diversos motoristas para as preces e proteção do padroeiro dos motoristas. O local tem estacionamento e a festa na comunidade proporciona o momento das bênçãos dos veículos.