6 Pedacinhos da Europa no Paraná 02/08/2019 - 14:27

São Mateus do Sul - Polônia

Ama a arquitetura polonesa? Então vale a pena caminhar pelas ruas de São Mateus do Sul, conhecer os antigos casarões e capelas da cidade onde a madeira e os detalhes dos lambrequins predominam. Se você visitar a cidade em agosto, ainda aproveita a Tradycje Polskie, festa local que dura o mês inteiro e relembra as tradições polonesas. Têm desfiles, apresentações folclóricas e muita comida típica. Partiu?!
 

Polônia
Igreja Centenária da Água Branca - Foto: Alexandre Müller / Prefeitura de São Mateus do Sul


Palmeira - Alemanha

Em Palmeira você encontra a Colônia Witmarsum. É o destino perfeito para desconectar, fugir da rotina e conhecer um pouco sobre a cultura alemã. O Museu de História Witmarsum é parada obrigatória. O local abriga objetos, fotos e diversos itens dos menonitas, fundadores da Colônia. Aproveite o passeio para se deliciar na gastronomia alemã, com restaurantes típicos e cafés coloniais. Ah! E não deixe de experimentar os queijos de produção artesanal e o famoso suco de frutas vermelhas fresquinhas da região.
 

Alemanha
Colônia Witmarsum - Foto: Rodolfo Buhrer / Prefeitura de Palmeira


Prudentópolis - Ucrânia

Prudentópolis é marcada pela colonização ucraniana. Com ruas tranquilas e povo hospitaleiro, suas igrejas de rito bizantino realizam celebrações na língua ucraniana até hoje. Quando visitar, não deixe de dar uma passadinha no Museu do Milênio para conhecer as tradições dos imigrantes e seus descendentes. Você também pode sentir a influência da cultura na culinária local. A cracóvia, por exemplo, é um produto típico da cidade e reconhecido nacionalmente. Que tal experimentar?
 

Ucrânia
Pêssanka - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

Holanda
Centro Cultural de Castrolanda - Foto: Adriano Alves Rosa / Prefeitura de Castro


Castro - Holanda

Marcada pelo tropeirismo e pela imigração europeia, especialmente holandesa, Castro é rica em história e cultura. Um dos principais pontos turisticos é o Moinho da Imigração Holandesa, considerado o terceiro maior moinho do mundo. Ele foi construído em 2001 para comemorar os 50 anos da chegada do povo europeu à cidade e, hoje, abriga uma exposição histórica permanente.
 

França
Réplica da Torre Eiffel - Foto: EAD Unipar


Umuarama - França

Quando visitar Umuarama, a réplica da Torre Eiffel é uma das paradas obrigatórias. Afinal, o monumento fica às margens da PR-323 e é o cartão postal da cidade. A obra foi construída pelo empresário Edson Ferrarin, em 2007, após ter visitado três vezes Paris. A torre mede 32,4 metros de altura, o mesmo que um edifício de 11 andares e representa 10% do tamanho original. Mas já dá pra ter um ótimo gostinho da capital francesa. Ao encarar os 160 degraus de escada, é possível apreciar a paisagem ao redor do monumento. Para os noivos de plantão, é um ótimo cenário para fotos de casamento. #FicaADica
 

Itália
Memorial Italiano - Foto: Marcio Fausto / Prefeitura de Colombo


Colombo - Itália

Maior colônia italiana do Paraná, Colombo tem muuuuita história pra contar! Ao chegar na cidade, você viaja no tempo e volta ao fim do século XIX, quando imigrantes partiram do norte da Itália rumo ao Paraná. De quebra, conhece vinícolas típicas com vinhos, sucos, geleias e outros produtos que têm a uva como matéria-prima. A Casa Eugênio Mottin guarda a memória da trajetória dos imigrantes e objetos que retratam o cotidiano dos primeiros italianos que chegaram em Colombo.
 

 

GALERIA DE IMAGENS