Com apoio do Estado, Natal de Curitiba cresce 35% em 2025 e movimenta R$ 722 milhões 03/02/2026 - 15:59
Do total dos mais de 3,09 milhões de espectadores, 469 mil foram turistas, crescimento de 15,2% em relação a 2024, incluindo visitantes estrangeiros, que representaram 6,57% do público turístico.
O vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (03), na Prefeitura de Curitiba, da apresentação dos resultados do Natal da capital paranaense. Patrocinado pelo Governo do Paraná, o evento confirmou a força da parceria entre Estado e município e atraiu mais de 3 milhões de pessoas, um crescimento de 35% em comparação com a edição anterior.
Além do sucesso de público com as diversas atrações espalhadas pela cidade, o impacto econômico foi expressivo. Os setores de serviços da cidade registraram um aumento de 80% no período, o que resultou em uma movimentação estimada em R$ 722 milhões, impulsionando comércio, turismo, hotelaria e gastronomia.
Com o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, a programação teve início no dia 24 de novembro e contou com mais de 150 atrações espalhadas pela cidade, que resultaram em mais de 350 espetáculos ao longo do período. A abertura oficial foi realizada no Teatro Guaíra, que ganhou um grande palco externo para o espetáculo “A inesquecível Fábrica de Emoções”, reunindo grande público e marcando o começo das celebrações. Outro destaque foi a parceria com a Disney no Parque Barigui.
Do total dos mais de 3,09 milhões de espectadores, 469 mil foram turistas, crescimento de 15,2% em relação a 2024, incluindo visitantes estrangeiros, que representaram 6,57% do público turístico. A pesquisa apontou ainda que 83% dos turistas que vieram à capital durante o Natal pretendem retornar nos próximos anos.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a importância da parceria com o Governo do Paraná para o sucesso do Natal da Capital, especialmente no apoio financeiro, na segurança pública e na viabilização de apresentações inéditas que marcaram a programação.
“O apoio do Governo do Estado foi fundamental e entrou pela primeira vez com recursos diretos, com todo o apoio da segurança pública através da Polícia Militar e da Polícia Civil, que transformaram também o nosso Natal seguro, onde nós não tivemos nenhuma grande ocorrência, nenhum problema, e as famílias puderam curtir. Também auxiliaram na apresentação inédita, que foi a abertura e que ocorreu durante todos os dias em frente ao Teatro Guaíra, onde foi muito importante o apoio do Governo do Estado”, frisou.
Já Piana ressaltou que os resultados do Natal de Curitiba refletem diretamente a força da economia paranaense e a efetividade da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com impactos positivos no comércio, nos serviços e no turismo. “O que nós vimos em Curitiba foi o comércio, o serviço e o turismo funcionando juntos, com grande movimentação de pessoas e de recursos. Isso é muito positivo para a cidade e para o Estado”, disse.
“O Governo do Paraná é um grande parceiro da Prefeitura de Curitiba e essa união permite que eventos como o Natal cresçam a cada ano, movimentem hotéis, restaurantes, lojas e fortaleçam o turismo que a nossa capital e o nosso Estado merecem”, pontuou.
TURISMO – A avaliação geral do evento também reforçou o acerto do modelo adotado. Levantamento do Instituto Municipal de Turismo indicou índice de satisfação de 95%, com destaque para a atração temática da Disney, que sozinha atraiu mais de 1 milhão de espectadores e possibilitou que cerca de 20 mil crianças da rede pública de ensino participassem.
"O Natal de Curitiba se tornou uma época muito boa para os empresários de diversos segmentos do turismo, com viajantes movimentando a economia e passando mais noites hospedados nos hotéis. A cada ano, o Paraná reforça sua vocação como um dos principais destinos natalinos do Brasil”, explica Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).
APOIO – Além do patrocínio do Governo do Paraná, o Natal de Curitiba foi apresentado pelo Bradesco e contou também com o apoio de Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone.


















