Navios de cruzeiros poderão voltar a atracar no Litoral 30/05/2019 - 17:14

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo estuda a possibilidade de navios de cruzeiro (turísticos) fazerem a parada no Litoral do Paraná, qual a logística e operação necessária e quais os atrativos turísticos que podem ser explorados na região.

O estudo é resultado de reunião desta quarta-feira (29) na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, em Paranaguá, com representantes da Paraná Turismo, da MS Eco Cruises, Prefeitura de Antonina e diretoria dos Portos do Paraná.

“O turismo é uma prioridade desse Governo e o turismo náutico no Litoral passa a ser uma grande porta de entrada para o desenvolvimento em todo o Estado”, diz o secretário Márcio Nunes. “A reunião foi muito importante para que todas as partes entendam a logística dessa operação”, afirmou.

Segundo ele, o objetivo dessa primeira reunião é estruturar o melhor local de parada dos navios e não ser apenas uma escala, mas sim uma possibilidade de embarque e desembarque de passageiros.

O superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, diz que o desafio é grande, porque são anos sem receber navios cruzeiros e a orientação do Governo é que se busque mais esse atrativo para o Litoral. “São projetos importantes e o que o Porto irá buscar é dar apoio operacional para isso”, afirmou.

REUNIÕES - O objetivo é que se façam reuniões técnicas com representantes dos municípios, portos, empresas de navios, turismo e meio ambiente para que se tenha um levantamento real da possibilidade de desenvolver mais essa forma de turismo no Litoral.

Segundo Nunes, essa reunião foi um grande passo para colocar o projeto em prática. “Se temos 1000 quilômetros para andar, andamos 1 quilômetro hoje, no sentido que nós queremos transformar o Paraná no Estado mais moderno e mais sustentável do Brasil. Mas para que isso aconteça, nós precisamos aprofundar os estudos”, acrescentou.

 

Fonte: ANPr  - http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=102357

 

GALERIA DE IMAGENS