Opção de turismo de natureza passa a funcionar também nas quintas-feiras na Grande Reserva Mata Atlântica 15/01/2026 - 13:37

Localizado em Morretes, o atrativo é mais uma opção para turistas e visitantes aproveitarem o verão no Estado, conhecendo mais do maior remanescente de Mata Atlântica preservada do planeta. Agora, o Ekôa Park passa a atender o público também nas quintas-feiras, além das sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h - somente até o Carnaval.

 

Localizado em Morretes, o Ekôa Park é mais uma opção para turistas e visitantes aproveitarem o verão no Estado. Com experiências e atividades em meio à natureza – no maior remanescente de Mata Atlântica preservada do planeta – o atrativo está com seus dias de funcionamento ampliado até o Carnaval deste ano (celebrado no dia 17 de fevereiro).

Agora, o Ekôa Park passa a atender o público também nas quintas-feiras, além das sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h - somente até o Carnaval. A mudança estratégica vem junto de uma programação especial de férias, com boas opções para turistas e famílias, além de ser um convite aos veranistas que aproveitam o Litoral do Estado – bem próximo de Morretes.

“Os turistas que aproveitam o Verão Maior Paraná não ficam presos apenas às praias, porque o Estado como um todo, ao redor dos nossos Territórios Turísticos, tem muita variedade e está preparado para atender esses visitantes”, cita Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Entre os destaques do atrativo estão: voos cativos de balão, que oferecem uma visão panorâmica da região; trilhas interpretativas; arvorismo; tirolesa; atividades de rapel do balão; observação de aves; oficinas educativas; além de atividades variadas, com foco na educação ambiental e científica.

“Os atrativos e serviços do turismo paranaense estão em uma boa fase, recebendo cada vez mais visitantes. Seja com ampliação do atendimento ou maior oferta de atividades, o empresariado do setor se adapta, porque percebe a crescente positiva que o turismo do Estado se encontra”, diz Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).

A proposta do Ekôa para o verão é transformar o período de férias escolares em um tempo de descoberta, contato direto com a natureza e aprendizado prático. Em vez de atrações pontuais, o parque estrutura uma agenda contínua, que se renova ao longo dos meses e convida o visitante a retornar.

“Durante o verão, o foco é a diversão e as experiências em meio à natureza. Teremos bioconstrução, atividades para pôr os pés na terra mesmo, trilhas que mostram o que há de mais valioso na nossa Mata Atlântica, além de oficinas de pintura e muitas atividades”, conta Marília Fernandes, gestora ambiental do parque. Datas e a programação completa podem ser acessadas no site do atrativo.

TURISMO NA MATA ATLÂNTICA – O Ekôa Park fica localizado dentro da Grande Reserva Mata Atlântica, uma iniciativa que une diversos atores para desenvolver ações de turismo sustentável em quase 3 milhões de hectares conservados do bioma. Ela é considerada um Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), abrangendo Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

No Estado, a Grande Reserva passa por municípios do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. Além da preservação, diversos outros roteiros e atividades turísticas estão disponíveis, proporcionando maior contato com a Mata Atlântica.

Entre os atrativos, estão: conhecer a fábrica e degustar as Balas de Banana, mergulhar em águas cristalinas e andar caiaque no Vale do Gigante, em Antonina; sentir adrenalina no boiacross, canoagem ou se encantar com o Mirante Nossa Senhora do Cadeado, no município de Morretes; visitar a Gruta do Bacaetava, em Colombo; percorrer trilhas ecológicas pela Ilha do Mel; e muito mais.

Todas as atividades, passeios e atrativos tem diferentes horários, valores e dias de funcionamento. Confira todos os detalhes no site da Grande Reserva Mata Atlântica, clicando AQUI.

 

GALERIA DE IMAGENS