Viaje Paraná apoia atrações do turismo para o Inverno de Curitiba 23/05/2024 - 16:28
A capital do Estado lançou, oficialmente, nesta quarta-feira (22), o Inverno de Curitiba, evento apoiado pelo Governo do Paraná, através da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná. Participaram da solenidade, no Memorial de Curitiba, diversos setores e entidades envolvidos para tornar a cidade um dos principais destinos de inverno do país.
As ações e eventos ligados à temperatura mais fria do ano começam no dia 30 de maio e seguem até o di.
a 22 de setembro, com uma ampla programação que estará disponível no site https://invernoemcuritiba.com.br.
São eventos ligados à gastronomia, hotelaria, turismo, eventos, esportes, ações culturais, feirinhas, e muito mais. Para o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o movimento do inverno em Curitiba fortalecerá diversos setores e não apenas na capital.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destacou a peculiaridade da capital paranaense que, além da sua temperatura baixa nessa época do ano, é repleta de parques e belezas, de cultura e gastronomia. “Essa campanha é muito importante e o Viaje Paraná já está promovendo o inverno curitibano como um produto turístico nacional e internacional”, disse.
“Estivemos agora em Orlando (EUA) e já temos marcadas missões na Argentina e no Panamá, além de treinamentos com agentes de viagens e grandes operadoras de turismo, sempre reforçando as belezas do entorno da capital, do litoral aos Campos Gerais”, completou Cortes.
"Nós trabalhamos muito o turismo de verão e agora, por que não, fazer do nosso frio, um meio de trazer os turistas para cá? Então teremos visitantes o ano inteiro”, disse. Essa união do Governo do Estado e Municipal juntamente com a iniciativa privada e o nosso Sistema, com aqueles que vivem o turismo, tem resultado nessa grande oportunidade que envolve muita gente, muitas empresas, muito dinheiro, dinheiro que fica onde o turista vai", completou Piana.
De acordo com o diretor-executivo da Abrasel/Paraná Luciano Bartolomeu, o Inverno de Curitiba é um sonho para a cidade. “É fundamental a união das principais entidades de turismo e comércio com a Prefeitura e o Governo do Estado para promover todo o potencial do destino turístico de inverno de Curitiba. Essa colaboração beneficiará a economia e destacará os atrativos da capital mais fria do país, que está aquecida, preparada para acolher todos os visitantes”, afirma.
Crescimento do Turismo
O Paraná foi o estado do sul do país que mais cresceu no turismo em 2023 com 10% de expansão. O secretário do Turismo, Márcio Nunes, destaca que este ano o setor já apresentou um crescimento animador. “Somente neste primeiro trimestre, os dados revelam que o Paraná cresceu seis vezes mais que a média nacional. Estamos juntos com a prefeitura e os empresários de Curitiba para transformar a região em um dos maiores indutores do turismo no inverno”, disse.
A Associação Comercial do Paraná é uma das instituições envolvidas com o movimento. Para o presidente, Antonio Gilberto Deggerone, há uma grande expectativa na mobilização do movimento nos próximos dias. “A Associação Comercial do Paraná está sempre em busca das melhores parcerias que visem desenvolver a economia na nossa sociedade. Esperamos que essa importante ação traga bons frutos neste e nos próximos anos para o nosso setor de turismo”, destacou.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo Tatiana Turra aponta os diversos benefícios que a ação trará para a cidade. “Nós ficamos muito contentes com esse movimento da iniciativa privada, de várias instituições para consolidarmos Curitiba como destino turístico no período do inverno. A cidade já recebe muitos turistas em julho, e com essa união de esforços a ideia é que a gente possa ampliar esse período. Então a gente vai aproveitar do final de maio até o início de setembro aproveitando toda a programação que a cidade oferece. Seja ela cultural, esportiva, de lazer e gastronômico, movimentando e potencializando toda a economia”, finaliza Turra.
Ação humanitária
A iniciativa, além de ressaltar o poder da cidade como roteiro, também mostra o acolhimento do povo e entidades na hora de ajudar o próximo. Eliseu Tisato, diretor da Agência Vulgata – Comunicação e Marketing, destacou a união dos envolvidos para ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul.
“Fazemos um inverno, sim, caloroso quando a questão é o acolhimento. Vamos também canalizar a força do Inverno Curitiba para ajudar nas doações ao Rio Grande do Sul. Estamos acompanhando, com o coração apertado, mas não de mãos atadas”, disse.
Também apoiam o Inverno de Curitiba a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná - ABAV-PR; Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis no Paraná – ABIH; Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba; Curitiba Convention & Visitors Bureau; Sebrae; Fecomércio Paraná; Sesc; Senac; Sindicato Regional de Hospedagem e Alimentação - SEHA; Fundação Cultural de Curitiba.
PROGRAMAÇÃO
Entre as atrações de inverno previstas para a capital, destacam-se:
• Feira Especial de Arte e Artesanato de Inverno (conhecida como Feirinha da Osório), que começa no dia 7 de junho;
• Oficina de Música de Curitiba – Edição de Inverno, de 21 a 29 de junho;
• 2ª edição do Festival da Palavra, de 16 a 22 de junho;
• 4º Festival do Pinhão do Mercado Municipal Capão Raso, que começou nesta quinta (23/5) e segue até o dia 8 de junho;
• Festival Sabores e Saberes do Pinhão Mercado Municipal, a partir de 14 de junho;
• ainda na programação, a moda está representada no Boqueirão Fashion Day.