Viaje Paraná encerra WTM Londres com 60 reuniões e encontros com o trade global do turismo 06/11/2025 - 17:19

Desde o primeiro dia de evento, o Viaje Paraná e os cinco coexpositores estaduais receberam pessoas de todo o mundo no estande. As reuniões trataram de diferentes temáticas, mas o foco sempre foi o posicionamento do Estado perante o mercado internacional.

 

O Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo, encerrou sua participação na World Travel Market (WTM), em Londres, com cerca de 60 atendimentos, reuniões, encontros e negociações com profissionais do turismo internacional. A programação na Inglaterra teve início na última terça-feira e foi marcada pelo interesse dos estrangeiros em destinos, serviços e produtos de coexpositores do setor no estande paranaense.

A feira é conhecida como um espaço de ampla divulgação de destinos globais, além de proporcionar networking e contato direto com empresários, gestores, agentes e demais representantes que trabalham com turismo no mundo.

O saldo paranaense foi registrado por uma plataforma da própria WTM, por meio da leitura de QR Codes a cada reunião realizada. Desde o primeiro dia, o Viaje Paraná e os cinco coexpositores estaduais – selecionados por meio de manifestação de interesse – receberam pessoas de todo o mundo no estande.

As reuniões trataram de diferentes temáticas, mas o foco sempre foi o posicionamento do Estado perante o mercado internacional. É o que explica Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

“Tivemos encontros excepcionais com o trade, mostrando que o Paraná está de portas abertas para receber congressos, shows e eventos internacionais de grande porte. Também conversamos com empresas como a Viajes El Corte Inglés, que nos atualizou das ações que estamos desenvolvendo ao longo do ano. Desde julho, o grupo divulga destinos e pacotes turísticos ao Estado em diversos locais públicos e privados da Espanha”, contou.

O trem operado pela Serra Verde Express, que desce a Serra do Mar até Morretes, foi um dos destaques e gerou interesse nas conversas, graças a sua exclusividade, preservação histórica e paisagens únicas durante o trajeto. O trade também se interessou por Curitiba, citando a organização, acolhimento e espaços verdes da Capital.

As ações de promoção internacional promovidas do Viaje Paraná contribuem para o fortalecimento do Paraná como destino para o turista estrangeiro, é o que aponta o Secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

“Estamos fortalecendo os atrativos turísticos do nosso Estado e tornando-o cada vez mais competitivo. Temos destinos incríveis em nossos 18 Territórios do Turismo e estamos garantindo ainda mais infraestrutura e segurança aos visitantes”, detalha.

Victoria Sinclair, do Reino Unido, é uma das visitantes que fez questão de parar no estande paranaense. “Eu visitei as Cataratas do Iguaçu uma vez e descobri aqui que esse atrativo incrível fica no Paraná. Além disso, o que mais me surpreendeu foi que, além de Foz do Iguaçu, há muitos destinos e lugares bonitos para conhecer. Certamente o Paraná vai estar nos roteiros das minhas próximas viagens ao Brasil”, disse.

DIVERSIDADE NA BUSCA – Além disso, o Litoral paranaense fez sucesso entre os europeus que, com a chegada da temporada de verão no Brasil, buscam pacotes, roteiros e praias diferentes para aproveitar. Os grandes shows e programações gratuitas do Verão Maior Paraná também contribuíram para despertar o interesse nos estrangeiros.

Marcelo Martini volta a ressaltar que as reuniões foram produtivas para diversos segmentos turísticos do Estado, como o encontro realizado com representantes da Adventure Travel Trade Association. Criada nos Estados Unidos, a organização é uma das maiores promotoras do turismo de natureza e aventura no mundo.

“Essa é uma das maiores associações desse segmento turístico no mundo, divulgando destinos para uma grande comunidade internacional do nicho. Eles ficaram encantados com Foz do Iguaçu e sua beleza natural, e se surpreenderam com a quantidade de outros atrativos no Paraná que conversam com esse público, como cachoeiras gigantes, cenários paradisíacos e a Mata Atlântica preservada”, completou.

ESTANDE INÉDITO – A cada edição, a WTM Londres se torna, por alguns dias, o ponto de encontro da comunidade global de viagens. Essa foi a primeira vez que o Viaje Paraná participou com um estande próprio no evento.

No espaço de 27 m², os coexpositores tinham a oportunidade de divulgar seus produtos, serviços e destinos preparados para receber turistas e firmar parcerias com clientes europeus. Confira como foi a participação paranaense ao longo da feira AQUI.

GALERIA DE IMAGENS