Palmas
A CIDADE MAIS FRIA DO PARANÁ COM MUITA BELEZA E HISTÓRIA A OFERECER
Cidade mais fria do Paraná, Palmas tem nas baixas temperaturas um grande atrativo. Todos os anos, os visitantes desembarcam nesse gelado e bonito pedaço da região Centro-Sul do Estado em busca do charme dos termômetros que marcam graus negativos e da geada ou neve que cobre de branco a paisagem dos campos naturais.
Mas não precisa esperar pelo inverno para conhecer o município. Com 140 anos, Palmas tem uma história marcada pelo pioneirismo indígena e pela saga dos fazendeiros que chegaram e impulsionaram a economia do local a partir do século XIX. Esses fatos podem ser relembrados com riqueza de detalhes. A cidade cultiva a própria memória com orgulho e zelo em museus, bibliotecas e centros culturais que também chamam a atenção pela beleza arquitetônica.
Fé e natureza também têm lugar especial no cotidiano da cidade. Abençoada pelo Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, o padroeiro, o município atrai devotos e turistas para verdadeiros recantos de religiosidade, como igrejas, grutas e santuários. Dentre as paisagens naturais, além dos campos, notabilizam-se morros, cachoeiras e a usina eólica, a primeira do Sul do Brasil.
O QUE FAZER
TURISMO CULTURAL
Palmas é rica em história e cultura, o que pode ser comprovado nos muitos locais dedicados à arte e à memória espalhados pela cidade. Uma atração que vale a pena conhecer é o Palácio Diocesano da Coluna dos Campos de Palmas, que reúne museu, biblioteca e capela em uma construção de belíssima arquitetura e com salões mobiliados.
TURISMO DE NATUREZA
Conhecida pelo frio rigoroso e pelos ventos de potencial energético, o município foi mesmo agraciado pela natureza. Destacam-se os parques e reservas naturais, que exibem a beleza e a riqueza da fauna e da flora locais.
TURISMO RELIGIOSO
A religiosidade é marca forte da cidade. Não importa qual for a crença, é sempre hora de praticar a fé em igrejas, seminários e santuários espalhados pela região. O Cemitério Municipal chama a atenção pela arquitetura bela e variada: nele se misturam o estilo gótico dos jazigos, as esculturas angelicais renascentistas e o arrojo do estilo moderno, rico em mármore.
DICAS
FAZENDAS ANTIGAS
Não deixe de fora do seu roteiro o passeio pelas sedes das antigas fazendas do município. Centenárias, as construções preservam a arquitetura de época e ainda guardam objetos antigos e rastros de um passado marcado pela escravidão. É imperdível pra quem aprecia arte, cultura e história!
MARCHA PARA JESUS
A Marcha para Jesus de Palmas acontece no terceiro domingo de maio e reúne fiéis, independentemente de religiões ou denominações. A caminhada parte da Praça da Bíblia, tem uma pausa para orações e ato profético na Câmara de Vereadores e se encerra na Praça Bispo Dom Carlos. O evento conta com banda de louvores, mateada e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Em Palmas, a Marcha para Jesus foi instituída por uma lei municipal de 2018 e tem a colaboração de órgãos e empresas locais. A primeira edição, realizada em 2019, contou com a participação de cerca de 750 pessoas.
ATIVIDADES ESPORTIVAS
A cidade é repleta de locais para a prática de esportes. Além dos tradicionais ginásios, quadras e campos de futebol, é possível encontrar pistas de atletismo, skate e bicicross. Mexa-se!
FEIRA DO ARTESANATO NA PRAÇA BOM JESUS
Realizada aos sábados e domingos, na Praça Bom Jesus, a Feira do Artesanato divulga o trabalho dos artesãos locais, ao mesmo tempo em que promove o lazer entre a comunidade. Além de comercializar peças fabricadas artesanalmente, a iniciativa oferece cursos de capacitação e realiza mostras. Enquanto faz compras, o visitante pode assistir a apresentações culturais das mais variadas e conhecer o artesanato em nó de pinho trabalhado com torno, técnica que é genuinamente palmense.
LUGARES MAIS VISITADOS
Catedral do Senhor Bom Jesus
Central Eólica de Palmas
Parque da Gruta Nossa Senhora de Lurdes
Santuário Nossa Senhora de Fátima
PASSEIOS
Catedral do Senhor Bom Jesus
Idealizada em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, padroeiro do município, a nova Catedral do Senhor Bom Jesus é a quinta Igreja construída no mesmo local. A arquitetura em forma triangular simboliza a Santíssima Trindade, as treliças de madeira da cobertura representam o sentido da elevação espiritual.
Internamente, o espaço compreende nave principal, com 700 cadeiras individuais, museu religioso e nove túmulos para bispos. Uma cruz de ferro de 35 metros de altura e uma estátua gigante do Santo Padroeiro encontram-se do lado de fora da construção, que é toda feita em imbuia (tipo de madeira comum na região).
Museu Histórico Professor José Alexandre Vieira
O Museu Histórico Professor José Alexandre Vieira guarda a história da cidade e o orgulho da população. Fruto de doações, o acervo apresenta itens como objetos de uso nas fazendas, máquinas fotográficas e de escrever, canastras e baús, bordados e documentos variados.
Santuário Nossa Senhora de Fátima
O principal atrativo do Santuário Nossa Senhora de Fátima é a imagem da santa. O monumento está erguido sobre um pedestal de cerne trabalhado numa araucária estilizada. Um docel de bronze dourado, localizado atrás do altar de mármore, e um vitral colorido, onde estão impressas as letras X e M, representando Cristo e Maria, respectivamente, ajudam a compor o cenário interno do Santuário. Do lado de fora, outro vitral traz o Coração de Maria, em cores, rodeado por um terço do rosário dourado.
Parque da Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Encravada entre rochedos em um lugar de rara beleza, a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes é uma réplica autêntica da original, no sul da França. Assim como aquela, que ficou internacionalmente conhecida pelas aparições de Nossa Senhora a uma menina de 14 anos, a gruta de Palmas tornou-se um lugar de devoção e recebe grande visitação popular.
Empreendimentos Renascença
Quer passar um dia no campo? Então visite o Empreendimentos Renascença. Na exuberaste área reflorestada, dá para passear de cavalo e charrete por bosques e morros, pescar numa piscina natural, tomar banho de cachoeira e ainda praticar velocross na pista de terra. O melhor da culinária rural pode ser degustado no restaurante, onde o requinte dos pratos está em harmonia com a rusticidade do ambiente.
Central Eólica de Palmas
Com ventos apropriados à produção de energia, Palmas recebeu a primeira usina eólica da região Sul do Brasil. A 30 km da sede do município, o local destaca-se pela geração de energia limpa e sustentável e é ótimo para visitação, pois soma a beleza da paisagem à grandiosidade da invenção humana.
Região dos Campos do Horizonte
Localizada a 1.400 metros acima do nível do mar, é a região mais fria do município e do Paraná. São belas paisagens naturais onduladas, cortadas pelos ventos fortes e constantes durante o ano todo. A neve e a geada frequentes no inverno cobrem de branco e acrescentam mais charme a esse verdadeiro cartão-postal.
15ª Cia de Engenharia e Combate
A área criada para o exercício militar hoje oferece espaço para camping. Reserva de araucária, bosque e dois lagos de proporções consideráveis encarregam-se da beleza natural do lugar. Já equipamentos de engenharia expostos para os visitantes dão um toque de talento humano.
Cachoeira do Rio Lageado
A queda d´água é o principal atrativo do lugar, que é muito procurado para atividades esportivas e de lazer. A infraestrutura oferece área de camping, quadras de piso e areia e churrasqueiras.
COMO CHEGAR
Duas rodovias levam a Palmas: a BR-153 e BR-476, que é pedagiada. A distância da cidade até Curitiba é de 375 km. O tempo da viagem é de 5h30.
ONDE FICAR
A cidade tem opções de hospedagem de qualidade a preço justo.
GASTRONOMIA
A truta é um peixe muito conhecido em Palmas e serve de base para receitas variadas. A cidade também oferece pratos diversificados em restaurantes, bares e lanchonetes.