Pato Branco
A CIDADE QUE RESPIRA INOVAÇÃO
Pato Branco é um exemplo de que preservação da natureza e investimento tecnológico pode caminhar de mãos dadas. Além das diversas opções de lazer em áreas verdes, o município se destaca como polo regional de Educação, com mais de 90 cursos superiores e cerca de 100 indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos. Essa parceria entre universidades e mercado permitiu ser instalado na cidade um Parque Tecnológico, reconhecido nacionalmente.
Localizada no sudoeste do estado, Pato Branco faz divisa com os municípios de Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mariópolis, Renascença e Vitorino. Com população estimada de 81.893 habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade carrega também traços da colonização italiana.
As estruturas modernas e inclusão tecnológica inseriu Pato Branco na Rede de Cidades Digitais. Um exemplo dessas inovações é a Árvore Tecnológica instalada na Praça Presidente Vargas, que fornece gratuitamente sinal de wifi e serve como ponto de recarga para celulares. Assim, compartilhar as belezas da cidade ficou ainda mais fácil.
O QUE FAZER
ATIVIDADES FÍSICAS
Na cidade existem vários espaços para quem deseja se exercitar. Trilhas, pistas de ciclovia, piscinas, campos de futebol, são algumas dessas opções.
CONTATO COM A NATUREZA
Com diversas áreas de mata nativa, o município proporciona o contato dos visitantes com a natureza, além de realizar atividades de conscientização e incentivo à preservação.
FEIRAS
No intuito de estimular o empreendedorismo e atualização tecnológica, durante o ano são realizadas feiras que atraem investidores e divulgam os produtos e serviços locais. Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – INVENTUM; Casa e Construção; Exporural e Expopato são alguns desses eventos.
DICAS
DESTAQUE NO ESPORTE
Campeão em 2018 da Liga Nacional de Futsal e da Taça Brasil de Futsal, o Pato Futsal é um dos clubes mais tradicionais e bem-sucedidos do país, eleito pelo Umbro Futsal Awards 2018 como o 5º melhor clube de futsal do mundo. Já a equipe Pato Basquete disputa a Liga Ouro da modalidade, e a cada jogo ganha notoriedade, buscando assim uma vaga na liga nacional.
O MAIOR DESFILE NATALINO DO PARANÁ
Entre enfeites e luzes, no fim do ano as decorações se espalham pela cidade, levando aos moradores e turistas toda a magia do natal. O município recebe milhares de pessoas nessa época que, além de se encantarem com os ambientes iluminados, visitam a tradicional Casa do Papai Noel e prestigiam o desfile com suas alegorias, músicas e personagens que remetem ao Natal. Com certeza são cenários que rendem ótimas fotografias.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque do Alvorecer
Praça Presidente Vargas
Casa Temática
Largo da Liberdade
PASSEIOS
Parque do Alvorecer
Com 107 hectares de mata nativa o parque é uma ótima opção para o turista que deseja relaxar. Se a ideia for exercitar em meio à natureza, o local ainda conta com pistas para caminhada, trilhas e ciclovia. Restaurante, estacionamento e outras instalações garantem o conforto do visitante.
Largo da Liberdade
Seja para lazer ou prática de atividades físicas, a estrutura com mais de 1300 m² agrada a todas as idades. Centro de convivência, campo de futebol, playground e academia da saúde são alguns dos atrativos disponíveis no espaço. A fim de incentivar a população os hábitos saudáveis, no local são oferecidos oficinas esportivas e atividades como hidroginástica e natação.
COMO CHEGAR
Localizada a 439 km da capital, é possível chegar à cidade pelas rodovias BR-158, PR-493 e PR-280. A cidade possui um aeroporto municipal com voos semanais regulares, saindo de Curitiba.
ONDE FICAR
Reconhecida por acolher bem, Pato Branco possui uma rede hoteleira organizada e estruturada para atender os visitantes. Os hotéis de alto padrão estão localizados em áreas nobres e estruturadas, com fácil acesso de carro e transporte público.
GASTRONOMIA
Se a fome bater, o município oferece excelentes opções de restaurantes, lanchonetes e churrascarias. E claro, o turista que visitar Pato Branco não pode deixar de experimentar o X-Polenta, prato típico da cidade com variados recheios, mas sempre substituindo o pão pela polenta.