Porecatu
PAISAGENS EXUBERANTES EM MEIO À NATUREZA
Porecatu está no Norte do Paraná, às margens do Rio Paranapanema, na divisa com São Paulo. Nos anos 70, a área territorial da cidade foi parcialmente alagada com a criação do lago da Usina Hidrelétrica de Capivara. Desse modo, criou-se uma imensa área com lagos como a represa e rios como o Paranapanema, com potencial turístico de pesca muito oportuno e positivo para o município.
A posição geográfica é fator ímpar. Com população de aproximadamente 15 mil habitantes, a principal economia da cidade vinha da agricultura, porém, como Porecatu tem gigantesco potencial hídrico com paisagens exuberantes, está se estruturando para o desenvolvimento turístico, no qual possui uma gama de possibilidades para passeios náuticos, aquáticos, pesca, entre outras atividades.
O QUE FAZER
FESTASCircuito Junino: Evento realizado no mês de Junho em celebração aos 3 Santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. O evento conta com a participação das Escolas Municipais, a Festa inicia com a celebração da Santa Missa, seguindo com apresentação de quadrilha e danças folclóricas pelos alunos, vendas de comidas e bebidas típicas. Jogos Abertos (JAMPS): Evento esportivo, que ocorre durante as férias escolares no mês de julho, afim de incentivar a pratica de esportes. Festival de Inverno: Acontece no mês de Julho. A festa reúne apresentações culturais, danças, teatro e shows musicais para agradar todos os gostos. Festival Gastronômico: Acontece simultaneamente ao festival de Inverno que reúne diferentes pratos típicos da culinária Porecatuense apresentando como principal ingrediente a Tilápia. Baile do Queijo e Vinho: Um show de festa regada a Vinho e diferentes tipos de queijo em um ambiente agradável ao som de renomadas bandas. Festa da Padroeira de Porecatu: Acontece no mês de outubro, Em comemoração a Nossa Senhora Aparecida que é a Padroeira de Porecatu. Com a presença dos devotos, A festa conta com uma ampla programação religiosa, quermesse, almoço, bingo, leilão, reunindo fiéis de toda região. Aniversário da Cidade: Comemora-se no dia 08 de Dezembro, com shows musicais, fortalecendo a identidade local, promovendo o orgulho cívico entre os moradores e visitantes. Virada do ano (Festa de réveillon): Realizado no dia 31 de Dezembro. É uma oportunidade da população de celebrar o novo ano, fortalecer laços comunitários e começar o novo ano com energia positiva. |
|
TRILHASPara quem prefere a tranquilidade existem propriedades rurais que oferecem passeios, caminhadas e trilhas, onde grupos de ciclistas também se reúnem.
|
|
ESPORTES NÁUTICOSPela grande extensão às margens de rio, as atividades aquáticas ganham destaques: esqui aquático, mergulho, caiaque e pesca esportiva. |
|
DICAS
CURIOSIDADE
O nome do município é de origem tupi-guarani e significa “cachoeira bonita”, originado do Salto de Capivara do Rio Paranapanema.
FEIRA
A Feira do Produtor acontece na primeira quarta-feira do mês, no período noturno, e todos os domingos pela manhã. Além da comercialização de alimentos de produtores locais, há artesanatos, música ao vivo e praça de alimentação.
FEIRA DO ARTESANATO
A Feira do Artesanato tem uma localização ótima para turistas e moradores de Porecatu. Localizada no centro da cidade ela dissemina a arte e a cultura local através da venda de produtos e objetos criados por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. A feira é realizada no 2º sábado de cada mês, das 9h às 13h, na Praça da Matriz (no centro da cidade) e das 18h às 23h na Praça da Rodoviária. Vale a pena conferir!
LUGARES MAIS VISITADOS
Rio Paranapanema
Represa Capivara
Igreja Matriz – Nossa Senhora Aparecida
PASSEIOS
Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida
Em 1948, o Padre Italiano Calógero Gaziano chegou a Porecatu, com poucos habitantes e recursos, e sem escolas. Sua principal missão foi a construção da Igreja da Matriz.
Rio Paranapanema
Com aproximadamente 20 quilômetros de extensão, a jusante da represa até divisa com Centenário do Sul é a escolha perfeita para quem curte mergulhos e pescas recreativa e esportiva. O local oferece a possibilidade de pescar pintado, piau e dourado, entre outros peixes. O pôr do sol é um show à parte. É um belo cenário para o fim da tarde.
Represa Capivara
Com 35 quilômetros de extensão no montante da represa da Usina hidrelétrica Capivara (concessão da empresa CTG Brasil), o local, é ideal para prática de remo, iatismo e stand up.
Museu Municipal José Jabur
O Museu Municipal José Jabur, fundado em 1987. O museu está localizado em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Praça Padre Calógero Gaziano.
Casa de Cultura
A Casa de Cultura de Porecatu foi inaugurada em 2013. Tendo como objetivo resgatar e preservar a história e cultura do município, além de organizar atividades culturais e defender o patrimônio histórico, artístico e cultural local.
Usina Hidrelétrica
A Usina Hidrelétrica de Capivara, localizada no Rio Paranapanema entre Porecatu-PR e Taciba-SP, iniciou sua construção em 1971. A operação começou em 1977, concluindo em 1979, e atualmente é gerida pela CTG Brasil.
Prefeitura Municipal de Porecatu
Localizada na Rua Barão do Rio Branco, 344 – Centro.
Prefeito atual: Fabio Luiz Andrade.
Gestão: 2021-2024.
Câmara De Vereadores
Localizada na Rua Sidnei Nino, 488 – Centro.
Fórum Municipal
A comarca de Porecatu foi estabelecida pela Lei Estadual nº 23 de 14 de janeiro de 1948 e inaugurada em 27 de janeiro de 1949. É de entrância intermediária e abrange os Serviços Distritais de Florestópolis, Miraselva e Prado Ferreira.
COMO CHEGAR
O acesso a Porecatu é pela PR-172, BR-277 E BR-376. O aeroporto mais próximo da cidade fica em Londrina, a 80 quilômetros.
ONDE FICAR
Porecatu possui um hotel aconchegante. Entretanto, a cidade está se estruturando para ampliar sua capacidade de hospedagem para receber ainda melhor os turistas.
GASTRONOMIA
Peixe na telha: prato que estampa o menu do Restaurante e Pizzaria Mr Babau.
Eleito durante Festival Gastronômico realizado no ano de 2022.
Elaborado com filé de tilápia cuidadosamente temperado, envolto em molho de tomate produzido na casa, leite de coco, especiarias e coberto com queijo, é servido em telha de barro e chega à mesa literalmente fervendo.
Vem guarnecido por um arroz com bananas em azeite, alho e cheiro verde.
Essa iguaria tem uma combinação de sabores muito agradável ao paladar.