Rio Azul
O ENCONTRO DA FÉ, NEGÓCIOS E LAZER
Rio Azul está no Centro Sul do Paraná, a 183 quilômetros de Curitiba. É uma cidade com turismo sustentável avançada. Lá, é possível abastecer o carro em posto alimentado com energia solar, almoçar e dormir em estabelecimentos que usam o mesmo sistema.
As culturas ucraniana e polonesa marcam a cidade. Vizinha de Mallet, Rebouças, São Mateus do Sul e Irati, Rio Azul é conhecido como a Capital do Fumo do Paraná. O cultivo do produto levou riquezas ao meio rural que não são encontradas em outros municípios.
Em quase todas as regiões do Brasil houve êxodo rural, porém, em Rio Azul a população rural só aumentou, devido à qualidade de vida acima dos padrões normais. Junto com as belezas naturais, o cenário da cidade é completo. Venha conhecer!
O QUE FAZER
TURISMO DE EVENTOS E NEGÓCIOSAnualmente acontece a Expo Azul, uma exposição de serviços públicos municipais, comércio local e regional. O município, grande produtor de fumo, também produz a Expo Tabaco como forma de agradecimento pela produção anual. |
|
CACHOEIRASQue tal refrescar-se nas belíssimas cachoeiras de Rio Azul? Não perca a oportunidade e registre na memória esses bons momentos em meio à natureza. |
|
DICAS
CORPUS CHRISTI
Em Rio Azul, os fiéis levantam cedo, por volta das 5h, para confeccionar os tapetes no asfalto para a procissão de Corpus Christi. Os trabalhos são produzidos com serragem, pó de café e tampinhas de garrafas. Aos poucos, os materiais se tornam obras de arte que expressam a religiosidade.
PAIXÃO DE CRISTO
Todo ano, aproximadamente quatro mil pessoas acompanham a apresentação tradicional do município, promovida por grupo de voluntários. Cerca de 150 pessoas participam da encenação.
VIA SACRA NA SERRA DA ESPERANÇA
Os fiéis percorrem aproximadamente seis quilômetros para rezar e refletir sobre os últimos passos de Jesus, em sua Via Crucis. A Via Sacra é organizada pelo grupo de oração Nossa Senhora Auxiliadora, da Comunidade de Faxinal dos Limas, pertencente à Paróquia Sagrado coração de Jesus.
FEIRA DE PRODUTOS NATURAIS
Nas quartas-feiras, tem a feira de produtores rurais com venda de geleias, pães e outras guloseimas que são feitos pelas mãos de senhoras das comunidades.
LUGARES MAIS VISITADOS
Cachoeira da Pedreira
Morro do Cristo
Cachoeira do Dusanoski
Capela Senhor Bom Jesus de Cachoeira dos Paulistas
Pico do Marumbi
PASSEIOS
Cachoeira da Pedreira
A demonstração de força da natureza torna o lugar ainda mais exuberante. A cachoeira, de 15 metros de altura, está no Parque Municipal Salto da Pedreira, em Rio Azul. O parque é formado por bosque, trilha ecológica, piscina de água natural (antiga pedreira), quadras esportivas, quiosques e churrasqueiras. Oferece também centro de eventos, lanchonetes e mirante.
Morro do Cristo
Estátua do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade. O local encanta turistas e visitantes, localizada em Rio Vinagre.
Cachoeira do Dusanoski
Localizada na comunidade de Marumbi dos Ribeiros, a 16 quilômetros da sede do município. A cachoeira está em uma propriedade particular com visitação livre para o turista. Tem espaço para estacionamento e acampamento.
Capela Senhor Bom Jesus de Cachoeira dos Paulistas
As pinturas internas de Antonio Petrek mantêm o brilho do local. A Igreja da Cachoeira é uma capela de madeira, que possui cópias de pinturas famosas da Itália da época renascentista, por exemplo, da Sagrada Família, anjos e São José Marceneiro. As reproduções nas paredes e no teto são grandes, expondo desenhos de passagens e personagens bíblicas.
Pico do Marumbi
Jovens e aventureiros que preferem acampar, fazer trilhas ou voar de asa delta, podem conhecer o Pico do Marumbi em Faxinal dos Limas. Será uma grande experiência.
COMO CHEGAR
O acesso ao município é pelas rodovias BR-277, BR-376 e BR-476.
ONDE FICAR
Nada como uma boa noite de sono após um dia de passeios. Rio Azul possui pousadas, cabanas e hotel para receber os visitantes.
GASTRONOMIA
A culinária é variada em Rio Azul, a começar pelo pão preto de centeio, o khrin (raiz forte) e o pepino azedo. Há vários tipos de borstch (sopa vermelha com legumes, carne de gado e beterraba), rolinhos de repolho holubtsi e o pierogui com vários recheios.