Santa Izabel do Oeste
UM LUGAR DE FÉ E TRABALHO
Santa Izabel do Oeste cultiva tanto a terra quanto a fé. Localizado no Sudoeste Paranaense, o pequeno município de 15 mil habitantes é destaque no setor agrícola, principalmente pela avicultura, produção de ovos, leite, grãos e agroindústrias.
Mas, se a cidade é lugar de trabalho, também se destaca como um recanto de fé. Muito presente no cotidiano local, a religiosidade impulsionou a atividade turística e faz de Santa Izabel do Oeste um importante destino turístico religioso do Estado. Conhecida pela beleza das igrejas e por importantes romarias, além da hospitalidade do povo, a cidade é imperdível pra quem tem fé e está com vontade de pegar a estrada.
O QUE FAZER
TURISMO RELIGIOSO
Marcada pela fé, Santa Izabel do Oeste é um importante destino de turismo religioso do Estado. Dentre as atrações a serem visitadas no município, destacam-se o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, palco de grandes romarias, e a Igreja Santa Isabel da Hungria, de belíssima arquitetura.
CICLISMO E CAMINHADA
Com asfalto em grande parte da cidade e até na área rural, Santa Izabel do Oeste é ótima para quem é amante do pedal e da caminhada. O clima ameno e o charme do interior tornam o percurso ainda mais convidativo.
DICAS
FEIRA DO PRODUTOR
Todo sábado de manhã, na Rua Coberta, é realizado a Feira do Produtor. Nela, é possível encontrar delícias do campo, como pães, bolos, salgados, massas variadas, doces caseiros, queijos, salames, grãos, frutas e verduras.
JANTAR ITALIANO
No mês de junho, a Paróquia Santa Isabel da Hungria realiza o tradicional Jantar Italiano, uma confraternização regada a delícias à base de massas, vinhos e queijos, que atrai inúmeras famílias da região.
LUGARES MAIS VISITADOS
Igreja Matriz (Paróquia Santa Isabel de Hungria)
Praça das Palmeiras
Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida
PASSEIOS
Igreja Matriz (Paróquia Santa Isabel de Hungria)
Um dos principais pontos turísticos do município, a Igreja Matriz (Paróquia Santa Isabel de Hungria) chama a atenção pela beleza arquitetônica. Projetada com traços delicados, a construção apresenta arabescos e desenhos coloridos nos vitrais. Localizada logo na entrada da cidade, é uma parada obrigatória para quem chega a Santa Izabel do Oeste.
Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida
Cenário de grandes romarias, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida recebe inúmeros peregrinos que pedem intercessão e agradecem por milagres à Santa Padroeira do Brasil. No dia em homenagem a ela, 12 de outubro, o local costuma receber pessoas do Brasil inteiro e de países da fronteira, como Paraguai e Argentina. O Santuário fica em uma área bastante arborizada e distante do perímetro urbano, o que aumenta a sensação de paz e serenidade.
Praça das Palmeiras
Lugar de lazer e eventos, ponto de encontro da comunidade. A Praça das Palmeiras encanta os visitantes com belo paisagismo, arborização e iluminação moderna. Amplo, o local conta com chafariz, parquinho com grama sintética e quadra de areia.
COMO CHEGAR
É possível chegar a Santa Izabel do Oeste de carro ou ônibus. As principais vias de acesso rodoviário são a PR-182, BR 277, BR 163, PR 182 e PR 281. Linhas de transporte intermunicipal servem à cidade regularmente. O aeroporto mais próximo fica em Cascavel, a 121 km. A distância até Curitiba é de 518 km.
ONDE FICAR
O município dispõe de um hotel aconchegante e de preço acessível. Localizado na área central da cidade, ele permite visitar os principais pontos turísticos a pé.
GASTRONOMIA
Não faltam opções gastronômicas em Santa Izabel do Oeste. A cidade tem restaurantes, pizzarias, lanchonetes, hamburgueria e pesque-pague. Dentre os pratos mais pedidos, estão churrasco, massas, hambúrgueres gourmet, porções de peixes frescos e chopes artesanais.