São João do Triunfo
TERRA DE IMENSOS ERVAIS
São João do Triunfo está na região dos Campos Gerais, a 110 quilômetros de Curitiba, no Sudeste do Paraná. A população estimada, segundo o IBGE, é de 14.996 habitantes. A cidade é vizinha de São Mateus do Sul, Palmeira, Antônio Olinto, Rebouças e Fernandes Pinheiro.
Antes chamada de Rio da Várzea, ou Vargem, o município teve origem na Vila Palmira, que com a vinda dos primeiros descobridores, tornou-se o primeiro local povoado do município. Mais tarde, foi dado o nome de São João do Triunfo, em homenagem aos descobridores, ao Triunfo da Guerra do Paraguai e, ao Santo Padroeira, São João Batista. Com a chegada dos Vapores, e com os Imigrantes, a Vila tornou-se um dos principais portos entre Porto Amazonas e Porto União.
A cidade tem a história ligada ao contexto da navegação do Rio Iguaçu, às imigrações polonesa, italiana, árabe e alemã, e às atividades dos tropeiros que viviam e passavam por lá. São João do Triunfo conta com uma cultura rica, clima temperado e densas florestas de araucária, que proporcionam um show de cores e belezas naturais nas diferentes estações do ano. Venha conhecer!
O QUE FAZER
NATUREZAA cidade é banhada pelo Rio Iguaçu e, por isso, é muito comum ter passeios e campeonatos de pesca esportiva. Além de cachoeiras e lindos campos e matas de araucária. |
|
TRILHASAté chegar às cachoeiras, existem trilhas que ligam as estradas rurais até elas. Para conhecer a Vila Palmira, é interessante fazer a caminhada para conhecer o cemitério que existe desde 1865. |
|
TURISMO RELIGIOSOAlém de diversas igrejas no interior do município, o Parque da Gruta Nossa Senhora da Conceição é um espaço de lazer e religiosidade. |
|
DICAS
TRADIÇÃO
São João do Triunfo é uma cidade que tem a cultura eslava em seu cotidiano. É uma cidade religiosa e seus principais atrativos são de cunho religioso, natural e histórico-cultural.
FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
É a festa mais tradicional da cidade, desde 1922. Durante a manhã tem missa campal em homenagem à santa, no almoço é servido churrasco e à tarde ocorre apresentação musical. A gruta com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que veio da França, se mantém até hoje. Logo após a inauguração, ouviam-se notícias dos milagres acontecidos, o que fazia com que habitantes de cidades vizinhas buscassem ali a cura para seus males.
FESTA DO OGNISKO
A festa da comunidade de Bromado começa com procissão que percorre um caminho de 4 km até chegar ao cruzeiro do Marco dos Imigrantes, onde é celebrada em polonês a Santa Missa. O padre é recepcionado pela tradição polonesa com pão, sal e flores. À noite ocorre o Ognisko, uma dança animada pelo som de violinos e acordeão ao redor de uma fogueira com mais de 2 metros de altura. A homenagem é à Santa Czestochowa, Nossa Senhora do Monte Claro e Nossa Senhora do Rosário.
FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA
Festa tradicional desde 1931. Geralmente a comemoração ocorre nas quatro noites que antecedem o Dia do Padroeiro. São realizadas festas no salão paroquial com comidas típicas de festas juninas, fogueira e queima de fogos.
FESTA DO LAVRADOR E DO FUMICULTOR
Organizada pelo Centro de Tradição Gaúcha “Rancho da Amizade”, participam da festividade, principalmente, agricultores e integrantes de CTGs de outras cidades. Durante a festa ocorrem várias provas campeiras, como tiro de laço, de rédeas, do cepo e gineteadas. Têm ainda apresentações artísticas e a Festa do Fumicultor.
CONSERVAÇÃO
Existem duas Unidades de Conservação, uma federal, na Vila Palmira, gerida pela Universidade Federal do Paraná com fins de pesquisa em campo e proteção.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque da Gruta Nossa Senhora da Conceição
Vila Palmira - Rio Iguaçu
Igreja Matriz São João Batista
Igreja Polonesa Częstochowa
Colônia Bromado
PASSEIOS
Museu dos Imigrantes Poloneses
O local foi construído na antiga escola polonesa da Colônia Bromado, onde mais tarde - por ser um casarão de arquitetura eslava - tornou-se um museu com objetos de Imigrantes na chegada ao Brasil.
Cachoeiras Seixas
Que tal um bom banho de cachoeira? Aproveite ainda para contemplar a natureza e relaxar. A 26 quilômetros do centro da cidade, encontram-se as Cachoeiras Seixas. Para chegar até o local, é necessário seguir pela estrada até Faxinal dos Seixas. No caminho, você irá se deparar com duas estufas de fumo e área de cultivo de erva-mate.
Parque Municipal do Iguaçu
Localizado no Distrito de Vila Palmira, às margens do Rio Iguaçu, a área do Parque Municipal do Iguaçu é de 46.700,00 m². O espaço é de uso comum e os usuários devem respeitar à fauna e à flora do local.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Construção em alvenaria datada em 1974, substituindo a primeira capela de 1900, próxima ao cemitério. Ali tem várias imagens: a de Nossa Senhora de Lourdes e de São José, vindas em 1899 da Polônia; as de São Vicente de Paula e São Francisco; e da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, trazidas de São Paulo.
Cruz do Marco dos Imigrantes
Localizada na Colônia Lagoa, a cruz foi erguida pelos primeiros poloneses que chegaram a São João do Triunfo, por volta de 1891. No local eram rezadas as missas, até ser construída a igreja em Bromado. Os primeiros imigrantes foram enterrados ao redor da cruz.
COMO CHEGAR
O acesso à cidade é pela rodovia PR-151, que liga Palmeira a São Mateus do Sul.
ONDE FICAR
O município conta com hotéis e pousadas aconchegantes para receber os visitantes.
GASTRONOMIA
A culinária em São João do Triunfo tem grande influência polonesa, italiana e colona. Os pratos típicos da cidade são o virado de feijão com torresmo, pierogi e polenta com galinha caipira. Não deixe de experimentar esses saborosos pratos.