Festival de Curitiba: megaevento cultural atrai visitantes de todo o Brasil 20/03/2024 - 16:03

Um dos mais relevantes eventos culturais da América Latina, o Festival de Curitiba inicia sua 32ª edição no próximo dia 25 de março com uma apresentação única e inédita na região sul do país: o "Duelo da Amazônia", representado pelos emblemáticos Boi Garantido e Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM), uma das maiores festas populares do Brasil.

Criado em 1992 para ser um festival de teatro, o evento transformou-se ao longo dos anos em um megaevento cultural, movimentando mais de 250 mil pessoas celebrando a arte e a cultura, em uma festa única no Brasil. Com espetáculos de dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia, o Festival de Curitiba se destaca como um dos poucos grandes eventos de cultura e entretenimento fora do eixo Rio-São Paulo. Além de ser um grande impulsionador do teatro, da cultura e das artes no Brasil, muitos artistas e profissionais foram projetados nacionalmente ao longo dos últimos 30 anos.

Atualmente, o evento abriga também, além da Mostra Lúcia Carmago de teatro, o Gastronomix, um encontro entre alta gastronomia, arte e música; o Guritiba, voltado ao público infantil e juvenil; o MishMash, dedicado às artes circenses; e o Interlocuções que engloba debates, oficinas, encontros, lançamento de livros e exibição de filmes.

Além disso, outro grande destaque é o Fringe, inspirado no Festival de Edimburgo, que desde 1998 oferece peças e espetáculos gratuitos ou a preços acessíveis em ruas, praças e espaços inusitados da cidade, como bares e igrejas. Outro ponto alto é o Risorama, que celebra 20 anos nesta edição, apresentando expoentes do stand-up comedy nacional.

Dentre os dois mil atores, produtores, diretores e técnicos que irão a Curitiba para o Festival estão nomes consagrados como Marco Nanini, Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros, Patricya Travassos, Eduardo Moscovis, Bete Coelho, Gerogette Fadel, Luís Melo, Clayton Nascimento, Ranieri Gonzales, Renata Carvalho, Kiko Mascarenhas, Cássia Damasceno, Gerald Thomas, Fábio Porchat, Deborah Colker, Giovana Soar, Daniela Thomas, Alessandra Maestrini, Danilo Gentili, Ed Gama, Nany People.

 


VOCÊ SABIA?


A Ópera de ArameUm dos conhecidos cartões postais de Curitiba, foi construída em 1922 especialmente para ser sede do Festival.

"Sonhos de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, foi o espetáculo de abertura da primeira edição do evento, numa montagem inédita do Grupo Ornitorrinco. 

A prefeitura ergueu o teatro transparente projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs em tempo recorde: apenas 75 dias.

 

 

Ópera de Arame
Foto: Orlando Kissner

 


O FESTIVAL EM NÚMEROS



 Mais de 300 atrações em 2024

Em 2023 o festival foi prestigiado por 200 mil pessoas

Para a edição de 2024, 230 mil é o público estimado

Ao todo são 2.000 artistas e técnicos de espetáculos envolvidos no evento

 

 

fernanda
Foto: Divulgação

 

 

TURISMO E ECONOMIA CRIATIVA

A diversidade de manifestações culturais e a recepção vibrante da cidade na época do o Festival de Curitiba transformam o evento em um enorme catalisador da economia criativa, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Além disso, impulsiona o turismo na capital paranaense, atraindo olhares de todo o Brasil e de diversos países.

O diretor e fundador do Festival, Leandro Knopfholz, destaca a contribuição significativa do evento para a cidade em diversas frentes. "São centenas de empregos gerados, uma movimentação econômica expressiva na cidade, envolvendo bares, restaurantes, hotéis, ambulantes, transportes e diversas áreas do comércio. Além dos palcos e em parceria com a arte, o festival impulsiona a economia de Curitiba", ressalta.

 

GALERIA DE IMAGENS