Riquezas do Oeste

DA RIQUEZA DO AGRONEGÓCIO À MAGIA DAS FLORES E FESTAS

Conhecer os municípios da região turística paranaense Riquezas do Oeste é se encantar com a hospitalidade em cada parada. Os recantos naturais transmitem a paz e tranquilidade da vida no campo, as festas resgatam a cultura local com muita descontração e alegria e as agroindústrias familiares ressaltam o potencial econômico regional ao mesmo tempo em que propiciam ao turista vivenciar a rotina de trabalho.

Venha prestigiar o que de melhor cada lugar tem a oferecer e aproveite para degustar as maravilhas gastronômicas entre um clique e outro.

 

Mapa Riquezas do Oeste


 

Orquidário, Maripá
Orquidário, Maripá - Foto: Pref. de Maripá

 

O QUE FAZER

Ícone Cachoeira

ECOTURISMO

Os rios da região deságuam em belas quedas d’água, como as cachoeiras de Santa Lúcia e Formosa do Oeste. Além de se refrescar, que tal testar também a habilidade no molinete? A região tem vários locais para pesca, como em Nova Aurora e Capitão Leônidas Marques. Os parques e o aquário municipal de Toledo também são excelentes locais para visitação. Aproveite para registrar belas imagens desses passeios e curta muita alegria e emoção a cada fisgada.
 

Ícone Feira Festa Cerejeira

TURISMO RURAL

Para o turista que deseja conhecer a fauna e flora da região, diversos municípios oferecem variadas opções de cavalgadas e outros passeios. As trilhas para caminhada de Cascavel; o roteiro Circuito do Sol, em Nova Aurora; os orquidários de Corbélia e Maripá; as agroindústrias de Cafelândia; o Parque Estadual do Rio Guarani, em Três Barras do Paraná; as áreas verdes de Vera Cruz do Oeste e o Horto Municipal, em Assis  Chateaubriand, proporcionam momentos de diversão e cultura para todas as idades.
 

Orquidário Água da Figueira, Maripá - Foto: Pref. de Maripá
Orquidário Água da Figueira, Maripá - Foto: Pref. de Maripá

 

Ícone Folclore Dança

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Se a ideia for curtir as festas locais, as atrações da região precisam estar no seu roteiro de viagens. O Rodeio Crioulo, em Braganey; a Festa do Frango, em Cafelândia; a Festa do Porco no Rolete, em Toledo; e a Festa da Leitoa Desossada, em Iracema do Oeste, são exemplos de atrações regadas a muita cultura e comida típica.

Além das festividades religiosas e do Show Rural, Cascavel se destaca também pelos eventos culturais de dança, teatro e música. Já em Maripá, a Festa das Orquídeas e o Arrancadão de Tratores atraem cada vez mais participantes e espectadores para altas doses de emoção e adrenalina.

Aproveite essas e outras ótimas oportunidades para conhecer as tradições, estabelecer contatos comerciais e, claro, se divertir em inesquecíveis experiências gastronômicas.
 

                  
Catedral Nossa Senhora Aparecida, Cascavel

 

TURISMO RELIGIOSO

Destinos para fortalecer a espiritualidade.

Quem aprecia as belezas dos templos religiosos irá se encantar com a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Tupãssi; a construção dedicada a Santo Inácio de Loyola, em Jesuítas; e a Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, cidade que recebe também a peregrinação do Caminho Terra do Sol.

Aproveite também para conhecer esses ambientes propícios para reflexão e renovação espiritual.

 

 

 

Ícone Museu

TURISMO CULTURAL

Gosta de conhecer as tradições e costumes locais? Então não deixe de visitar os teatros e construções históricas espalhados pela região. Além de sediar anualmente vários eventos culturais, Cascavel, por exemplo, conta com diversos museus, o que coloca a cidade como polo cultural de expressão mundial.
 

Museu da Imagem e do Som
Museu da Imagem e do Som, Cascavel - Foto: Pref. de Cascavel
                  
Trator Show
Trator Show, Maripá - Foto: Pref. de Maripá

 

 

COMO CHEGAR

Conhecer as belezas da região é bem fácil. Sendo os principais acessos rodoviários a BR-277, BR-364, PR-182, PR-491, PR-574, PR-575, PR-180, PR-364, e PR-239. O turista ainda pode chegar de avião pelos aeroportos de Cascavel ou Toledo. Aproveite para apreciar a vista do caminho.

ONDE FICAR

Não importa se o turista prefere descansar em uma pousada simples ou em um hotel de alto padrão. Nas cidades da região turística Riquezas do Oeste existem várias hospedagens para todos os gostos e bolsos. Certeza de uma noite de sono tranquila, com muito aconchego e conforto.

 

 

Costela Fogo de Chão, Cascavel
Costela Fogo de Chão, Cascavel - Foto: Pref. de Cascavel

 

 

GASTRONOMIA

Para quem gosta de assados, a culinária da região aguça o paladar. Durante as festividades locais, frango, tilápia, costela bovina e carne suína são as estrelas dos pratos que dão água na boca dos visitantes. Seja na grelha, fogo de chão ou no rolete, essas delícias satisfazem todos os tamanhos de fome, acompanhadas por um belo vinho produzido também na região.

 

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ASSIS CHATEAUBRIAND
BRAGANEY
CAFELÂNDIA
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
CASCAVEL
CORBÉLIA
FORMOSA DO OESTE
IRACEMA DO OESTE
JESUÍTAS
MARIPÁ
NOVA AURORA
SANTA LÚCIA
TRÊS BARRAS DO PARANÁ
TOLEDO
TUPÃSSI
VERA CRUZ DO OESTE

 

 

 

Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli, Toledo
Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli, Toledo - Foto: Fabio Ulsenheimer