Terra dos Pinheirais

Jardim Europeu no Parque das Araucárias
Jardim Europeu no Parque das Araucárias - Foto: Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de Guarapuava

 

AS CORES E SABORES DA CULTURA EUROPEIA NA TERRA DOS PINHEIRAIS

Que tal relaxar em um clima agradável, cercado de cultura e ao som de rios caudalosos que deságuam em magníficas cachoeiras? Gostou da ideia? Então os municípios da região turística paranaense Terra dos Pinheirais não podem faltar no seu próximo roteiro de viagens.

Seja no campo ou na cidade, a história dos colonizadores europeus está eternizada na culinária, arquitetura, templos religiosos e museus. O turista pode ainda apreciar a rica cultura trazida pelos pioneiros nas festividades e feiras agroindustriais. Então, não perca tempo, venha conhecer a região e prepare-se para uma experiência memorável.
 

Salto São João
Salto São João - Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR

 

O QUE FAZER

Ícone Museu

TURISMO CULTURAL

A colonização ucraniana, polonesa, italiana e alemã está presente na região e, o turista pode apreciar toda essa carga cultural nas comemorações e construções das cidades. Os museus, Roteiro Ucraniano e as igrejas de Prudentópolis e União da Vitória, por exemplo, são passeios que não podem faltar no itinerário da viagem.
 

Cultura Ucraniana
Cultura Ucraniana - Foto: Turismo Prudentópolis

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

A Renovação da Fé

Se o turista procura por locais de fé, a região conta com diversos espaços para reflexão espiritual. Nos municípios de Mallet, Prudentópolis, Guarapuava, Paula Freitas, Teixeira Soares e Rio Azul, por exemplo, é possível visitar templos, grutas e monumentos religiosos que atraem turistas de diversas partes do país. Vale a pena conhecer esses locais que emanam cultura, paz e tranquilidade.
 

União da Vitória
União da Vitória - Foto: ATEMA

 

Ícone Trilha

ECOTURISMO

Surpreenda-se com as Belas Paisagens

Se você aprecia a natureza e gosta de se aventurar em trilhas e esportes radicais, as belas paisagens da região irão te agradar. Seja nas cachoeiras de Prudentópolis e Guarapuava , nos passeios rurais em Fernandes Pinheiro ou nas trilhas de Irati, a diversão para toda família está garantida.
 

Aventura
Foto: Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de Guarapuava

 

Ícone Feira Agropecuária

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Para o turista apreciador das feiras, a região conta durante o ano com diversas festividades que ressaltam as produções da agroindústria regional. Prestigiar os eventos que destacam a produção de vinho e derivados, em Bituruna, e da madeira, em União da Vitória, é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco das riquezas da região, ampliar a rede de contatos comerciais e levar umas lembrancinhas na bagagem.

                  
Mapa Terra dos Pinheirais


 

Como Chegar
Foto: Pedro Wasilewski / Prefeitura de Irati

COMO CHEGAR

O acesso até as belezas regionais é facilitado, visto que diversos caminhos ligam os municípios da região aos demais cantos do país. Dentre eles podem-se destacar as rodovias BR-277, BR-476, BR-280, BR-116, PR-170, PR-153, PR-364, PR-281 e PR-151. Não importa a rota escolhida, o destino lhe reserva emoções dignas de serem eternizadas nos cliques.

 

União da Vitória
União da Vitória - Foto: ATEMA

 

Onde Ficar
Foto: Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de Guarapuava

ONDE FICAR

Após aproveitar os passeios, nada melhor do que uma boa noite de sono. Com aconchego e conforto, as opções de hospedagem na região são diversificadas. Para o turista que prefere ficar perto da área urbana, hotéis e pousadas no centro das cidades são uma ótima pedida. Alguns municípios contam ainda com hospedagens rurais e áreas de camping, caso você prefira dormir sob a luz das estrelas.

 

Lagoa das Lágrimas
Lagoa das Lágrimas - Foto: Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de Guarapuava

 

Cracóvia
Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

GASTRONOMIA

A fome bateu? Fique tranquilo, pois a região conta com diversos restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos. Os pratos são diversificados e expressam a influência dos colonizadores europeus, destacando-se a culinária italiana, eslava, germânica, polonesa e ucraniana. Os apreciadores de um bom churrasco também não ficam de fora, pois é possível encontrar, principalmente nas festividades locais, os assados no fogo de chão e iguarias da culinária campeira. Independente do seu paladar, sua barriga não ficará a roncar.

 

Vereneke
Vareneke - Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

 

MUNICÍPIOS QUE
PERTENCEM À REGIÃO