Campo Mourão
NO CAMINHO DO PROGRESSO
Conhecida nacionalmente como a Terra do Carneiro no Buraco e sede da maior cooperativa agroindustrial da América Latina, Campo Mourão acostumou-se aos títulos de importância cultural e econômica. Localizada na região Centro-Oeste do Estado, a cidade de 95 mil habitantes é um polo-microrregional que serve de referência a 25 municípios e a mais de 357 mil pessoas. Justamente por causa da localização privilegiada, está inserida nas rotas de integração para os principais centros urbanos do país e do Mercosul.
A principal fonte econômica do município é a agricultura. A mesma terra roxa e fértil que gera riqueza foi a responsável por formar a base da sociedade local. Os pioneiros começaram a chegar ao município no início do século XIX. Os migrantes gaúchos e catarinenses partiram em direção ao oeste paranaense devido atraídos pela qualidade do solo e por conta de problemas políticos.
De lá para cá, os férteis campos, ainda pouco habitados, ganharam limites geográficos, mas superaram barreiras de crescimento. Campo Mourão tornou-se a 21ª cidade mais populosa do Paraná e ganhou fama graças a um episódio religioso: a cura milagrosa de um menino de 12 anos levou à canonização dos Santos Pastorinhos Jacinta e Francisco.
O QUE FAZER
TURISMO RELIGIOSOA Rota da Fé é uma boa opção de turismo religioso, com peregrinação pelos principais pontos da cidade e da região. |
|
ATIVIDADE FÍSICA AO AR LIVREOs adeptos de exercícios físicos que também não dispensam ar puro e belas paisagens, contam com Caminhada na Natureza, trilhas ecológicas e academia ao ar livre. |
|
CICLOTURISMOCampo Mourão tem se tornado polo regional e referência no cicloturismo, com adesão de moradores e turistas no esporte. Os "Caminhos Cicláveis", composto por cerca de 40 rotas identificadas pelos praticantes da modalidade, permitem que os amantes da bicicleta conheçam as belezas da área rural e pontos turísticos da cidade. |
|
DIVERSÃO NA ÁGUANos principais pontos turísticos de Campo Mourão, as atrações estão na água. Da adrenalina dos esportes náuticos à calmaria da pesca, sem esquecer o divertido passeio de pedalinho, são muitas as opções para quem gosta de atividades refrescantes. |
|
DICAS
FESTA DO CARNEIRO NO BURACO
Principal evento da cidade, a Festa Nacional do Carneiro no Buraco é realizada anualmente em julho, no Parque de Exposições Getúlio Ferrari. Durante cinco dias, o local recebe, em média, mais de 150 mil pessoas. A principal atração acontece no domingo, quando é servido o prato típico que dá nome à festividade. No entanto, dois rituais que antecedem o almoço, que é beneficente, chamam bastante a atenção: o espetáculo “Guardião do Fogo”, que apresenta a história da criação do carneiro no buraco; e o “Ritual do Fogo”, que corresponde ao acendimento dos buracos onde a carne será cozida. O fogo é conduzido em cortejo por autoridades locais.
CAMINHADAS NA NATUREZA
O circuito da Caminhada na Natureza de Campo Mourão, feito no meio rural da cidade, reúne cerca de 600 pessoas. O evento faz parte de uma iniciativa mundial de estímulo ao desenvolvimento territorial sustentável, organizado pela Federação Internacional de Esportes Populares, da França.
CONCURSO PINÓQUIO
Pitoresco evento local, o Concurso Pinóquio de Causos e Mentira diverte a plateia ao mesmo tempo em que incentiva o folclórico conto de “causos”. Os vencedores de maior mentira nas categorias adulto, infantil e da terceira idade, ganham troféus e prêmios em dinheiro. Já quem assiste às apresentações é recompensado com a garantia de boas risadas
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Estadual Lago Azul
Usina Mourão
Parque do Lago
PASSEIOS
Considerada uma das mais belas igrejas do Paraná, a Catedral São José confunde-se com a história recente de Campo Mourão. A construção iniciada em 1942, mas concluída somente em 1968, apresenta relógios com quatro fusos-horário e um sino que anuncia as atividades realizadas na parte interior. O templo fica no ponto mais central do município.
Um dos principais cartões-postais da cidade, o Parque do Lago é o ponto de encontro preferido da comunidade. Ideal para a prática de esportes, o local tem arena esportiva, cancha de areia e academia ao ar livre. Uma pista de cooper permite fazer caminhadas com passagens pela mata. Estufa, orquidário e um jardim francês realçam a beleza da paisagem. No lago, onde há várias espécies de peixes, é possível passear de pedalinho ou caiaque. As crianças podem se divertir em parquinhos e, se bater a fome, tem lanchonete. Há uma concha acústica que recebe eventos artístico-culturais. Também vale a pena conhecer o Ecomuseu da Sanepar.
Com 11,3 Km de extensão e um lago de 70 milhões de metros cúbicos de água, o Parque Lago Azul é o maior espaço de lazer do município. O local é conhecido pela prática de esportes náuticos e pesca, mas também possui trilhas ecológicas, área de reflorestamento com espécies nativas e exóticas, e o Centro de Educação Ambiental.
As visitas devem ser agendadas no Instituto Ambiental do Paraná.
COMO CHEGAR
Campo Mourão é um dos maiores entroncamentos rodoviários do Estado. Pela cidade, passam as rodovias PR-487, PR-317, BR-272, BR-158, BR-369, além de estrada asfaltada até Araruna. A distância entre a cidade e a capital paranaense é de 451,6 km, um trajeto que dura pouco mais de 6 horas.
ONDE FICAR
Entre as opções de hospedagem estão hotéis de médio padrão e uma pousada rural.
GASTRONOMIA
Desde 1990, Campo Mourão tem um prato típico: o carneiro no buraco, que é colocado em um tacho de 30 polegadas com tampa metálica, cozido em um buraco de 1,5 metro de profundidade por 1,05 metro de abertura. A origem da iguaria remete a três pioneiros do município que, na década de 1960, inspiraram-se em um filme de vaqueiros para criar a receita.
A cidade conta também com várias opções de gastronomia, que vão desde pizzarias, lanchonetes e churrascarias a restaurantes tradicionais e típicos.