Campo do Tenente
CONHEÇA A CIDADE ROTEIRO
DO “CAMINHO DAS TROPAS”
De um lado, casarões do início do século XIV, de outro, imensas áreas planas cultivadas. O contraste desses dois cenários faz de Campo do Tenente uma ótima sugestão de viagem para o turista que procura riqueza cultural e tranquilidade em meio a natureza.
De acordo com o IBGE, a cidade tem população estimada de 7.894 habitantes.
Sua economia é pautada na agricultura, tendo como limítrofes os municípios de Lapa, Quitandinha, Piên e Rio Negro.
Um ponto histórico interessante é que durante o período colonial Campo do Tenente integrou o Caminho das Tropas, antiga via terrestre que ligava o sul ao centro do Brasil, rota econômica normalmente utilizada para o transporte de bovinos.
Vale destacar ainda a atuação da Braspol, associação de imigrantes poloneses que realizam diversas atividades na cidade, atraindo moradores e turistas. A Festa da Colheita, Ognisco, Festa de Nossa Senhora da Czestochowa, a ceia natalina e o Baile típico polonês são alguns desses eventos; diversão e cultura para todas as idades.
Seja na cidade ou zona rural, as lentes dos turistas, com certeza, registrarão belas imagens.
O QUE FAZER
CONTATO COM A NATUREZA
O turista que visitar a zona rural da cidade desfrutará de momentos de paz e tranquilidade. Locais com fauna e flora dignos de serem eternizados nos cliques.
TURISMO RELIGIOSO
Além de exaltarem a cultura local, os recantos de fé da cidade emanam espiritualidade, seja no Mosteiro Trapista ou nas igrejas e pequenas capelas.
DICAS
CULTURA E ALEGRIA NAS FESTAS POPULARES
Seja no âmbito religioso ou cultural, durante o ano a cidade oferece diversas festividades que reúnem moradores e turistas. A Festa do Divino Espírito Santo, realizada em junho, é a maior delas. Vale destacar também a Festa do Cristo Rei, realizada em dezembro, como homenagem ao padroeiro da cidade.
AS PAREDES QUE EMANAM HISTÓRIA
Espalhados pelo município, os imensos casarões remetem ao tempo dos tropeiros, esbanjando cultura e beleza na sua arquitetura ainda preservada. Visitá-los é fazer uma viagem no tempo.
LUGARES MAIS VISITADOS
Casa Cultural Dom Polski
Casarões
Ponte Férrea
Rio Várzea
Igreja de Sant'Ana
PASSEIOS
Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo
O turista que procura por reflexão e espiritualidade não pode deixar de visitar o único templo brasileiro da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Monges Trapistas). Com arquitetura moderna, cercado por mata nativa, o local conta com hospedaria e é muito procurado para a realização de retiro espiritual, individualmente ou em grupo.
Rio da Várzea
Com belas paisagens e diversas espécies de peixes, o Rio da Várzea é um local muito procurado pelos turistas. Melhor ainda é apreciar a vista navegando pelas suas águas, de barco ou caiaque.
COMO CHEGAR
Localizada a 85 km de Curitiba, é possível chegar até Campo do Tenente pelas rodovias BR-116 e PR-427.
ONDE FICAR
Na cidade existem várias opções de hotéis e pousadas, com instalações aconchegantes para revigorar as energias.
GASTRONOMIA
Quando a fome apertar, os restaurantes da cidade oferecem diversos pratos remetendo a culinária europeia, como o Pierogi (pastel cozido) Aluske (charuto de repolho), Mazurek (bolo polonês, feito na páscoa) e a carne de porco assada. As lanchonetes e pizzarias também são ótimas alternativas.