Entre Rios do Oeste
PEQUENA CIDADE COM CULTURA, RECREAÇÃO E LAZER
Entre Rios do Oeste está no Oeste do Paraná, a 508 quilômetros de Curitiba, banhado pelas águas de Itaipu. A imensidão de água doce atrai praticantes da pesca esportiva de toda a região. É vizinho de Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Rio Paraná e faz divisa internacional com o Paraguai. Um dos mais jovens municípios da região, Entre Rios do Oeste possui, segundo o IBGE, 3.926 habitantes.
Com destaque ao Rio Paraná e a pequena bacia hidrográfica, que é formada pelos rios São Francisco Verdadeiro e São Francisco Falso, a principal atividade econômica da cidade está ligada à agropecuária. A ocupação das terras teve maior ênfase em 1959, quando as primeiras famílias, da 2ª geração de imigrantes italianos e alemães, chegaram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os traços culturais desses colonos podem ser percebidos nos dias atuais, que é visível na culinária, modo de viver, no idioma e nas artes. Venha conhecer a cultura dessa pequena cidade.
O QUE FAZER
FESTAEm junho, durante as festividades de aniversário da emancipação política e administrativa de Entre Rios do Oeste, acontece shows, a Expo Rios, Festival da Carne Suína, Concurso de Copa Suína e o tradicional café colonial. Diversão é que não falta! |
|
PESCAEntre Rios do Oeste é o destino perfeito passeios ecológicos com caiaques e pesca esportiva. |
|
CICLOTURISMOA cada ano, Entre Rios do Oeste, em parceria com a Adetur Cataratas e Caminhos do Iguaçu, promove uma etapa de cicloturismo no município. A ideia é valorizar os ambientes naturais propícios às atividades, lazer, diversão e fomentar o turismo rural na região, e desenvolver a agricultura familiar. |
|
DICAS
MINICENTRAL TERMELÉTRICA A BIOGÁS
Recentemente inaugurada, Entre Rios do Oeste poderá “zerar” os custos da cidade com energia elétrica. A produção de biogás vem da suinocultura. O projeto prevê isenção na conta de luz de 72 unidades consumidoras da prefeitura.
ENERGIA
Além disso, o modelo de negócios traz renda extra a 18 suinocultores com solução de saneamento e produção de energia limpa.
HISTÓRIA
O nome “Entre Rios” originou-se da confluência dos Rios Paraná, São Francisco “Verdadeiro” e São Francisco “Falso”. O território é entrecortado por quatro rios: Felicidade, São Francisco, Barra Grande e Rio Paraná.
INFRAESTRUTURA
Durante a temporada de verão (novembro a março), é colocado à disposição dos visitantes o serviço de salva-vidas. O local é agradável para passar as férias, além de oferecer condições para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva.
LUGARES MAIS VISITADOS
Praia artificial
Parque de Lazer
Base Náutica
PASSEIOS
Parque de Lazer
Entre Rios do Oeste tem atrativos turísticos nas margens do lago de Itaipu como o Parque de Lazer, com acesso por estrada asfaltada e ciclovia, a 2 quilômetros do núcleo urbano. O parque dispõe de área para camping com restaurante, além de quadra de vôlei, handebol e campo de futebol de areia.
Base Náutica
A Base Náutica fica na Linha Boa Esperança, a 8 km do Centro. Tem atracadouro, garagem náutica, camping, bar e estacionamento.
Et Vetera Museu
O local reúne fotos, equipamentos e curiosidades dos pioneiros que contam a história das primeiras famílias que chegaram no município.
Praia Artificial
A praia artificial de Entre Rios do Oeste atrai moradores e visitantes de toda a região, por conta da infraestrutura e o espaço amplo que permite grandes aglomerados públicos. No local está programada, para setembro, uma etapa dos Jogos de Aventura e Natureza.
COMO CHEGAR
A cidade não possui aeroporto, porém, os mais próximos são o de Toledo, a 55 km, e Cascavel, a 81 km. O acesso rodoviário é pela BR-277.
ONDE FICAR
Entre Rios do Oeste possui hotel de padrão simples.
GASTRONOMIA
A carne suína é o prato principal de Entre Rios do Oeste. Anualmente, acontecem na cidade o Festival da Carne Suína e o Concurso de Copa Suína. O tradicional café colonial também é considerado um dos mais saborosos da região. É de dar água na boca.