Itaguajé
NATUREZA, HISTÓRIA E O MELHOR TORNEIO DE PESCA DO PARANÁ
Cidade hospitaleira, Itaguajé atrai turistas por seus atrativos naturais, culturais e ecológicos, além de ter muita história. Com um nome que significa "pedra bonita", o município tem origens nas Ruínas de Nossa Senhora de Loreto, situada no encontro dos rios Paranapanema e Pirapó. Acredita-se que Itaguajé foi berço do primeiro livro escrito pelos jesuítas no Brasil, um dicionário para facilitar a comunicação entre eles e os indígenas.
Localizada no Noroeste do Paraná, na divisa com São Paulo, a cidade tem trilhas de caminhada, ciclismo de aventura e uma população de quase 4,5 mil habitantes.
O QUE FAZER
DESFRUTAR DA NATUREZAA presença dos Rios Pirapó e Paranapanema tornou a cidade privilegiada em termos de natureza. Eventos ecológicos e lugares especiais para contemplar a paisagem estão entre as opções preferidas pelos visitantes. |
|
TURISMO HISTÓRICO E RELIGIOSOFesta religiosa e visita a ruínas dos tempos dos jesuítas são atividades imperdíveis para quem tem fome de cultura e fé. |
|
DICAS
TRADIÇÃO SOLIDÁRIA
A Apae tem a tradição de fazer a costela ao fogo de chão com shows e sorteios de prêmios o dia todo, sempre no início de novembro.
EVENTOS
Itaguajé tem eventos para todos os gostos. Um dos mais tradicionais é o Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré, considerado o melhor do Paraná (novembro). Mas tem ainda a Caminhada Internacional Ecológica Pirapanema (setembro), a festa de Nossa Senhora Aparecida (outubro), e o Pedal Solidário do Rotary Clube.
LUGARES MAIS VISITADOS
Chácara Iolanda
Condomínios às margens do Rio Paranapanema
Ruínas de Nossa Senhora de Loreto
PASSEIOS
Chácara Iolanda
Local da primeira hidrelétrica de Itaguajé, a Chácara Iolanda é hoje um espaço de lazer com quiosques e seis chalés para locação. Além disso, o visitante pode aproveitar a beleza das corredeiras do Rio Pirapó e conhecer parte do que era a casa de máquinas da antiga usina.
Ruínas Nossa Senhora de Loreto
As Ruínas Nossa Senhora de Loreto marcam a redução jesuítica do século XVI. O espaço guarda restos de paredes de taipas e conta com o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueologias, onde estão catalogados objetos de cerâmica.
Rio Pirapó
O rio Pirapó tem um arquipélago composto por quatro ilhas que abrangem toda a extensão do município. A maior delas tem 30.000 m².
COMO CHEGAR
O acesso a Itaguajé é pela BR-376. A localização privilegiada torna o município próximo de dois aeroportos: o de Maringá, a 124 km, e o de Londrina, a 148 km. Até Curitiba são 530 km.
ONDE FICAR
A cidade dispõe de ampla rede de hospedagem, com hotéis, pousadas e casas para aluguel de temporada. Um condomínio às margens do Rio Paranapanema também oferece locação.
GASTRONOMIA
Por causa da colonização, a gastronomia local se destaca pelos pratos típicos do Nordeste. Para provar outros temperos, tem bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e churrascaria.