Jaguariaíva
AOS AMANTES DE
AVENTURA E ECOTURISMO
Um lugar cheio de belezas naturais e com várias opções para quem gosta de aventura e ecoturismo. A cidade é “dona” do oitavo cânion mais extenso do mundo. Próxima à divisa do estado com São Paulo, está localizada a 240 km da capital paranaense. É um dos municípios mais antigos do Paraná.
O nome Jaguariaíva é de origem indígena, que significa “Rio da Onça Brava”, fazendo uma alusão ao abrigo dos tropeiros que seguiam de Viamão (RS) até São Paulo. A população, segundo o último Censo do IBGE, é de 32.606 habitantes. É considerado um dos mais importantes municípios dos Campos Gerais.
O QUE FAZER
TRILHAS
Na parte de cima da cachoeira da Lagoa Azul, há uma trilha aquática em meio a um cânion com três quedas d’água no caminho. Há trechos que possuem pedras e que não dão pé. No final da trilha, há uma cachoeira com o nome de Véu da Noiva. A paisagem é de tirar o fôlego!
AVENTURA
O Cânion do Rio Jaguariaíva é um local perfeito para a prática de esportes radicais, como o rafting e canoagem. O percurso é de aproximadamente 10 km. Os paredões podem chegar a 80 metros.
PARQUES
Jaguariaíva possui locais de belezas exuberantes. O Parque Municipal do Cerrado, destinado às atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa; o Parque Estadual do Vale do Codó que possui paredões de 20 a 60 metros de altura e diversas espécies de animais; e o Parque Estadual Lago azul, que há três cachoeiras e piscinas naturais de água fria e cristalina. São lugares lindos que não decepcionam!
DICAS
FESTA DO SENHOR BOM JESUS DA PEDRA FRIA E DIVINO ESPÍRITO SANTO
A festa inicia-se com novenas que acontecem nos dias 28 de julho a 6 de agosto. No dia 6 é a grande Festa ao padroeiro. Após a Santa Missa e novena, começam as festividades com barracas de brinquedos na praça e no salão Paroquial.
CAMINHADA À SANTA DO PAREDÃO
O evento é uma peregrinação religiosa da cidade até o Paredão. A distância é de quase 24 km. Logo após, acontece a Missa Campal, ponto alto da romaria. Para quem estiver lá no último domingo de outubro, não deixe de participar!
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Linear do Rio Capivari
Rio das Mortes
Palacete Conde Francisco Matarazzo
Lago Azul
PASSEIOS
Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha
Às margens do Rio Jaguariaíva, o local tem grande importância histórica. Era nesse local que os tropeiros atravessavam com suas tropas vindas do Rio Grande do Sul sentido a Sorocaba, para comercialização do gado. A povoação do município começou ali. Os visitantes são recebidos com área de lazer, Museu do Tropeiro, cantinho do chimarrão, trilhas ecológicas e identificação de espécies nativas.
Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo
Localizado no km 213 da PR-151, o Museu foi construído em 1924 pelos familiares italianos do Francesco Matarazzo. No local há acervos de época.
Condomínio Industrial Conde Francisco Matarazzo
A construção do prédio de arquitetura industrial feita pelo conde Francisco Matarazzo, localizada no centro de Jaguariaíva, começou em 1918 para abrigar o frigorífico das indústrias do imigrante italiano. A partir de 1964, abrigou uma indústria de fiação e tecelagem do Grupo Matarazzo. O prédio foi vendido em 1981. Vale a pena conhecer!
COMO CHEGAR
Os acessos ao município são pelas rodovias estaduais PR-151 e PR-092.
ONDE FICAR
Jaguariaíva tem ótimas opções de hotéis e pousadas.
GASTRONOMIA
A comida típica da cidade é a quirera com carne de porco. É muito saboroso! O prato teve a sua origem na época dos tropeiros que passaram pelo local sentido São Paulo e Minas Gerais.