Luiziana
A TERRA DAS CACHOEIRAS E AVENTURAS
Município que se destaca pela agricultura e pecuária, Luiziana está localizada no Noroeste do Paraná, a 430 km de Curitiba, vizinha de Campo Mourão, Iretama, Roncador, Mamborê, Barbosa Ferraz e Nova Cantu.
Com população de 7.315 habitantes, segundo o IBGE, a cidade é conhecida como Terra das Cachoeiras. São mais de 20, com destaque nas cachoeiras Rio Sem Passos, São Domingos e do Rio Campina.
Luiziana é um dos municípios pertencentes da Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, que além da maior extensão territorial, é a que tem o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
O município possui uma beleza natural extraordinária. Deslumbre e registre as paisagens que Luiziana oferece.
O QUE FAZER
CACHOEIRAS
Há mais de 20 cachoeiras espalhadas pelo município, que são o ponto alto de encontro de caminhantes, trilheiros, cavalgadas, praticantes de mountain bike, Rota da Fé e prática de rapel.
TRILHAS
O Parque Lago Azul tem duas trilhas: a Peroba e de Aventura. A primeira tem trajeto suave de 3.850 metros entre a mata fechada, áreas abertas, cerrado, passando por pequena cascata, lago e viveiro de mudas. A trilha Aventura tem extensão de 3,2 mil metros e, só pode ser feita por maiores de 14 anos e em dias de tempo seco, quando o trajeto não oferece riscos. A caminhada exige um pouco mais do visitante, que passará por trecho de floresta e pela margem e dentro do Rio Mourão. O trajeto inclui duas cachoeiras – os saltos Belo e São João.
DICAS
ÁRVORE GIGANTE
O visitante encontra na cidade uma gigantesca gurucaia, árvore de quase 400 anos, remanescente da floresta primária que cobria toda região. Há trilhas, onde o turista passa por dutos da Usina Mourão (que conduzem a água do Reservatório para a Casa de Máquinas PCH Mourão) e pelas Ruínas da Usina São João. As trilhas são feitas apenas com agendamento.
ESPÉCIES NATIVAS
O Viveiro de Mudas Municipal produz uma infinidade de mudas de espécies nativas, destinadas, na maioria, ao reflorestamento das margens e nascentes dos rios. Também são produzidas mudas ornamentais para o embelezamento da área urbana do município.
FLORESTA
A Estação Ecológica de Luiziana, a 55 quilômetros do centro da cidade, está em área de transição e, por isso, é possível encontrar espécies de diferentes biomas florestais. Tem pinheiro do Paraná nativo e peroba nativa, que são espécies de florestas distintas. É muito raro isso acontecer.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Estadual Lago Azul
Cachoeiras
Estação Ecológica
PASSEIOS
Estação Ecológica
A Estação Ecológica de Unidade de Conservação Municipal em Área Rural de Proteção Integral de Luiziana tem extensão de 481 alqueires. A estação foi criada para proteger ecossistemas de interesse científico e o desenvolvimento de estudos da fauna e flora nativas e suas inter-relações.
Parque Estadual Lago Azul
Mantida em parceria com Campo Mourão, o Parque Estadual Lago Azul tem como afluentes os rios de Luiziana, além das águas represadas pela Usina Mourão. O local recebe diariamente centenas de visitantes e oferece duas opções de trilhas, a Peroba e a Aventura. O segundo trajeto precisa de mais atenção na caminhada, por isso, é necessário contratar um guia.
COMO CHEGAR
Luiziana está no Noroeste do Paraná, às margens da BR-487. O acesso pode ser também pela BR-376.
ONDE FICAR
O município conta com hotéis aconchegantes para acolher os turistas.
GASTRONOMIA
O prato típico da cidade é o boi na brasa. A costela recheada atrai milhares de pessoas na “Festa do Boi na Brasa”, realizada anualmente no mês de setembro durante as comemorações do aniversário de Luiziana.