Maripá
VENHA CONHECER A
CIDADE DAS ORQUÍDEAS
É impossível não se encantar com as cores e sabores de Maripá. Internacionalmente conhecida como a Cidade das Orquídeas, também construiu sua imagem através da culinária e dos tratores. Isso mesmo, além da beleza das flores e do irresistível peixe assado, em Maripá está localizado o primeiro Tratoródromo do Brasil, palco do tradicional Arrancadão de Tratores. Quem entra na cidade pela PR-182 pode observar esses três símbolos no Portal Turístico.
Juntamente da piscicultura e produção de orquídeas, fortalecem a economia da cidade o setor industrial, comercial e agropecuário, com a criação de frango e suínos, além do plantio de soja, milho e mandioca.
A população estimada, segundo o IBGE, é de 5.624 habitantes. O nome do município origina-se da abreviação de Madeireira Rio Paraná, companhia Anglo-Argentina que, por volta de 1905, deu início a exploração de madeira e extração de erva-mate na região.
Já sobre o título “Cidade das Orquídeas”, tudo começou através da professora Zíria Dalchiavon, que em 1993 teve a ideia de plantar orquídeas nas árvores da cidade, em preparação ao desfile de 7 de setembro. Ao longo dos anos, o cultivo se popularizou. Em 1997, a câmara municipal designou a Maripá o título de Cidade das Orquídeas. São belezas que podem ser contempladas por todo município.
O QUE FAZER
TURISMO RURAL
Quem procura tranquilidade e sossego da vida no campo, em Maripá existem diversas propriedades que recebem os visitantes de portas abertas e mesa farta. Durante todo o ano, é possível conhecer um pouco da cultura local, saborear os pratos coloniais e, claro, conhecer os belíssimos orquidários.
PISCICULTURA
Mediante agendamento, o turista pode visitar as propriedades para conhecer os açudes e técnicas utilizadas na piscicultura. Em constante desenvolvimento, a atividade é uma das mais importantes para o município.
DICAS
EMOÇÃO EM QUATRO RODAS
Se você estiver pela cidade no mês de abril, vale a pena dar uma conferida no Arrancadão de Tratores. Nessa competição esportiva, tratores modificados percorrem uma distância de 201 metros em menos de 9 segundos. É pura adrenalina.
NÃO DEIXE DE OBSERVAR AS ÁRVORES
Nas vias públicas, as orquídeas plantadas nos troncos das árvores fazem jus ao título da cidade. Predominam as flores da espécie Dendrobium, que florescem em agosto, mês em que é realizada a Festa das Orquídeas e do Peixe.
A BELEZA DAS LUZES E ORQUÍDEAS
Em dezembro o clima de festa toma conta da cidade, destacando-se pela iluminação e decoração natalina que abrilhanta ainda mais a Praça das Orquídeas.
LUGARES MAIS VISITADOS
Igrejas
Orquidários
Parque Municipal
Praça das Orquídeas
Propriedades rurais voltadas a piscicultura
PASSEIOS
Centro de Eventos e Tratoródromo
Além da pista construída especialmente para arrancada de tratores, o Centro de Eventos é composto por pavilhão gastronômico, pavilhão de exposição e área externa para exposição. Na época de competições o local emana adrenalina; na Festa das Orquídeas e do Peixe, as cores e sabores.
Praça das orquídeas e casa do artesão
Com belas orquídeas nos troncos das árvores, a praça é um ótimo local para descansar. Aproveite e visite também a Casa o Artesão, lá é possível adquirir produtos coloniais e comprar lembrancinhas para presentear amigos e familiares.
Parque municipal Lani Bento Maria
Em volta do lago, toda família pode desfrutar do amplo espaço com parque infantil e academia ao ar livre.
COMO CHEGAR
Localizada no oeste do estado, a 600 km de Curitiba, Maripá faz divisa com Palotina, Nova Santa Rosa, Assis Chateaubriand e Toledo. É possível chegar até a cidade pelas rodovias PR-491 e PR-182.
ONDE FICAR
Para repor as energias, a cidade conta com um hotel simples e aconchegante, localizado no distrito de Candeia. Lá, é possível relaxar na piscina, além de se exercitar na trilha.
GASTRONOMIA
Quem gosta de um belo peixe assado não pode deixar de conferir a Tilápia Desossada, recheada e assada na grelha. Além desse prato típico, nas festividades nos distritos de Pérola Independente e Candeia é possível saborear a tradicional Costela Fogo de Chão e o Frango Desossado e Recheado.