Paraná tem 73 atrativos e serviços turísticos reconhecidos com o selo Travellers’ Choice, da TripAdvisor 13/08/2025 - 12:10

O selo reconhece um seleto grupo de 10% das atrações mais bem avaliadas da plataforma. Quatro dos atrativos são administrados total ou parcialmente pelo Governo do Estado.

 

O Paraná tem, ao todo, 73 atrativos, hotéis, experiências e serviços do turismo reconhecidas com o selo Travellers’ Choice, elaborado pela plataforma de viagens TripAdvisor, que compila um seleto grupo de 10% das atrações turísticas mais bem avaliadas do site. Do total, quatro atrativos são administrados total ou parcialmente pelo Governo do Estado.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o Parque Estadual Vila Velha – uma concessão entre Instituto Água e Terra (IAT) e a empresa Soul Parques, e em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu Paranaense (MUPA) e Museu do Expedicionário – todos administrados pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) – configuram entre os reconhecidos.

O Tripadvisor Travellers’ Choice é concedido anualmente a destinos, hotéis, restaurantes e atrações que mais se destacam pela satisfação do público. O selo é resultado das avaliações de milhões de visitantes ao longo do último ano e reforça a relevância internacional do Turismo do Paraná, com selecionados em diferentes categorias. Como as avaliações na plataforma são em tempo real, as posições ocupadas pelos paranaenses podem variar.

"Ter atrativos e serviços locais reconhecidos por sua qualidade, avaliados diretamente pelos usuários, é um grande passo em direção ao que temos trabalhado todos os dias: a promoção do turismo do Paraná mundo a fora. Além disso, ter entre os elencados atrativos com administração do Estado, apenas reforça o compromisso do Governo com esse setor tão importante", disse Irapuan Cortes diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual.

O Parque Estadual de Vila Velha, um dos cartões-postais mais emblemáticos do Estado, conquistou pelo segundo ano consecutivo o selo da maior plataforma de viagens e turismo do planeta. Famoso por suas formações rochosas milenares, como a icônica Taça, o parque combina biodiversidade, trilhas ecológicas, visitas guiadas e atividades de ecoturismo. Ele é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e conta também com as Furnas, Lagoa Dourada e afins.

“É uma satisfação para nós do Instituto Água e Terra, do Governo do Estado do Paraná e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, porque demonstra que é possível ter a conservação, a proteção da biodiversidade e os aspectos naturais sendo um dos principais atrativos do Paraná e do Brasil. Demonstra que o Estado, o turismo e a conservação do meio ambiente podem andar juntos”, disse Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural  do IAT.

 

.

 

Já os três museus administrados pelo Estado estão em uma listagem total de 61 memoriais, parques históricos e centros culturais do Brasil reconhecidos com o selo. Todos em Curitiba, o MON é focado em exposições artísticas, o MUPA expõe a história e raízes do Paraná e o Museu do Expedicionário homenageia os pracinhas paranaenses que lutaram na II Guerra Mundial.

“Esse reconhecimento comprova a relevância e a excelência dos equipamentos culturais do Estado, que são não apenas espaços de memória, arte e cultura, mas também importantes indutores do turismo no Paraná", afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. "Nossos museus estarem entre as atrações mais bem avaliadas da plataforma demonstra que a cultura é um imenso ativo estratégico para o desenvolvimento do Estado", destaca.

Outros 69 atrativos, serviços e pontos turísticos paranaenses, de diferentes regiões, foram reconhecidos com o selo em diversas categorias. Entre eles estão: O Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (Oeste); os Parques Tanguá e Barigui, em Curitiba; o Parque Histórico, em Carambeí (Campos Gerais); entre outros. Confira todos os paranaenses AQUI.

.
MUPA

 

.
MON

 

.
Museu do Expedicionário

 

OS MELHORES DOS MELHORES – Dentro da listagem, há também o Travellers’ Choice Os Melhores dos Melhores, que reconhece atrativos especiais, com grande fluxo e intenso registro de avaliações positivas dos usuários da plataforma. Nele, as Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, em Foz do Iguaçu – ficou em 1º lugar como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul em 2025, junto do Jardim Botânico de Curitiba (4º lugar nacional e 5º lugar continental) e da Usina Hidrelétrica de Itaipu (9º lugar nacional).

O levantamento levou em consideração o número de avaliações e o nível de qualidade descrito pelos usuários, com resultado obtido a partir de mais de 45 mil avaliações. O Paraná foi o único brasileiro a constar na lista das 25 principais atrações mundiais, também com as Cataratas do Iguaçu.

GALERIA DE IMAGENS