Nova Laranjeiras
MAIOR RESERVA INDÍGENA ESTÁ EM NOVA LARANJEIRAS
Localizada no Centro-Sul do estado, a 328 km de Curitiba, Nova Laranjeiras abriga a maior reserva indígena do Paraná.
Com uma área de aproximadamente 18.700 hectares, a Reserva Indígena Rio das Cobras possui cerca de 3.600 pessoas, onde estão 740 famílias das etnias Kaingang e Guarani, distribuídas em oito aldeias (Sede, Trevo, Vila Nova, Encruzilhada, Taquara, Lebre, Água Santa e Campo do Dia).
Fundada em 1º de janeiro de 1993, Nova Laranjeiras possui, segundo o IBGE, 11.927 habitantes, se destacando economicamente pelo cultivo de grãos e agropecuária, como também estão entre os 10 maiores produtores de gado do Paraná.
Os melhores alimentos embutidos do Brasil são encontrados lá. Não deixe experimentar, conhecer a cidade e registrar belos momentos.
O QUE FAZER
TURISMO RELIGIOSONova Laranjeiras incentiva o turismo religioso. Anualmente, no dia 24 de junho, acontece a festa em honra a São João Batista, padroeiro do município, que reúne romeiros e cavaleiros de cidades vizinhas. |
|
DICAS
SENHOR BOM JESUS
No dia 6 de agosto de cada ano, acontece na Comunidade de Divisor a festa em honra ao Senhor Bom Jesus, onde romeiros das comunidades da região agradecem as graças alcançadas e participam das festividades.
DIA DO ÍNDIO
Na aldeia indígena Rio das Cobras, as festividades em comemoração ao
Dia do Índio acontecem anualmente no dia 19 de abril, reunindo aldeias
de outros municípios.
CURIOSIDADE
A história de Nova Laranjeiras relata que a primeira construção na cidade foi um hotel, em 1947, que serviu de hospedagem dos mascates e motoristas que transportavam madeira para a construção da ponte que liga o Brasil ao Paraguai. João Karpinski, dono do hotel, foi o primeiro comerciante do Rio das Cobras.
LUGARES MAIS VISITADOS
Aldeia indígena Rio das Cobras
Igreja São João Batista
PASSEIOS
Aldeia Indígena Rio das Cobras
A Reserva Indígena é ocupada por pessoas da etnia Kaingang e Guarani. Lá, as principais atividades por eles são o cultivo de milho, feijão, mandioca e batata, além de confecção e venda de artesanato. Conheça a cultura e as tradições indígenas gastronômicas e medicinais, mantidas há anos.
Igreja São João Batista
Igreja muito conhecida na região. Lá, anualmente acontece a festa em homenagem a São João Batista, padroeiro de Nova Laranjeiras. São dois dias de cavalgada em procissão até a Igreja São João Batista, na sede do município, para a comemoração.
COMO CHEGAR
O acesso a Nova Laranjeiras é pela rodovia BR-277.
ONDE FICAR
Em Nova Laranjeiras tem hotéis que garantem conforto aos visitantes.
GASTRONOMIA
Em Nova Laranjeiras há excelentes churrascarias e restaurantes que oferecem diversos tipos de pratos, inclusive comida caseira. A cidade é famosa por seus alimentos embutidos.