Paula Freitas
APRAZÍVEL FEITO MELANCIA
A história de Paula Freitas tem o sabor marcante da melancia. O grande número de produtores da fruta não só deu o título de Capital da Melancia como influenciou os modos e costumes do município de quase 6 mil habitantes, que fica no Sudeste do Paraná.
Além da Festa Estadual da Melancia, belas paisagens, formadas por cachoeiras e parques naturais e aquáticos, também convidam visitantes para conhecer essa terra hospitaleira.
O QUE FAZER
ECOTURISMOTrilhas e cachoeiras atraem visitantes e moradores à Serra da Esperança, na Colônia Vargem Grande, na zona rural de Paula Freitas. |
|
TURISMO RURALO município tem propriedades rurais com casas antigas, produção de frutas e verduras, pesque-pagues, produtos artesanais, além do contato com a natureza. |
|
TURISMO RELIGIOSOMais que lugares de fé, as igrejas representam a história e a força dos imigrantes ucranianos, fundamentais à origem da cidade. Além disso, enchem os olhos com a beleza arquitetônica de estilo bizantino. Na Paróquia Matriz São Carlos Borromeu, existe uma relíquia exposta de São Juvêncio, Menino Mártir, doada pelo Vaticano. |
|
DICAS
PRA QUEM GOSTA DE FESTA
A cidade promove a Festa Estadual da Melancia, que atrai turistas de várias partes do Paraná e Santa Catarina. Tem também a festa tradicional da Paróquia São Carlos Borromeu (padroeiro do município), e das comunidades do interior.
VISITE OS PARQUES
Históricos ou ambientais, os parques oferecem conhecimento, beleza e diversão. Ideais para passeios entre amigos ou em família, eles são famosos em Paula Freitas.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Guairacá
Igreja Matriz São Carlos Borromeu
Serra da Esperança
Igreja Nossa Senhora da Saúde (Igreja da Pedra)
Ponte de Ferro
PASSEIOS
Parque Guairacá
Natureza e esportes se encontram no Parque Guairacá. Ambiente arborizado ao lado do centro da cidade, o local oferece estrutura para camping, passeios e caminhada. Tem ainda o Ginásio Municipal de Esportes, com cancha de bocha, quadra de vôlei de areia e campos de futebol.
Ilha dos Navegantes
Ponto turístico no Rio Iguaçu, na Colônia de Poço Preto, a Ilha dos Navegantes tem nas proximidades a gruta de Nossa Senhora dos Navegantes.
Chalé do Produtor
Na sua estada em Paula Freitas conheça e prove os produtos coloniais do Chalé do Produtor, na BR-476, próximo ao acesso da cidade.
COMO CHEGAR
Pode-se chegar ao município pela BR-476, de carro ou ônibus. Outra opção é fazer a travessia de balsa pelo Rio Iguaçu, saindo da cidade de Irineópolis (SC).
Para viagens de avião, o aeroporto mais próximo é o de União da Vitória, a apenas 24 km.
A distância até Curitiba é de 220 km.
ONDE FICAR
Há redes de hotéis nas proximidades da cidade para receber bem os visitantes.
GASTRONOMIA
Em Paula Freitas, a culinária é vasta, com destaque para produtos coloniais como queijo e derivados do leite, vinho, doces e conservas. Além disso, são apreciados o frapê de melancia e a fruta in natura.
Por causa da imigração, a culinária ucraniana também é tradicional. Pratos como bórsch (sopa de beterrabas), perohê (pastéis cozidos), holubsti (charutinhos de repolho) e kutiá (trigo doce) fazem sucesso.
Quer mais? Restaurantes tradicionais e orientais, churrascarias, pizzarias e lanchonetes oferecem cardápio variado.