Rosário do Ivaí
UM CÉU DE AVENTURA,
FÉ E SABOR
Para captar toda a beleza de Rosário do Ivaí é preciso olhar para o alto. Dos céus, vêm as bênçãos de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da cidade de forte religiosidade, que tem no nome uma referência à fé.
Assim como a riqueza espiritual, a principal fonte de renda local vem do alto, mais precisamente das parreiras de uva, da qual Rosário do Ivaí é considerada a Capital. Produção de leite, soja, milho e flores também ajudam a economia do município.
A pequena cidade, de menos de 5,6 mil habitantes, ainda tem outra maneira de aproximar das alturas quem a visita: a geografia privilegiada, composta por morros, serras e outras formações rochosas, é referência para a prática de turismo de aventura.
Viajar a Rosário do Ivaí é, pela fé, agricultura ou esporte, ficar um pouquinho mais perto do céu.
O QUE FAZER
ESPORTES E AVENTURA
De geografia privilegiada, o município é o terreno ideal para a prática do ciclismo, motociclismo e dos voos de parapente e asa delta.
TURISMO RELIGIOSO
De população predominantemente católica, a cidade cultiva a fé e a religiosidade. A Igreja Matriz está erguida em uma praça de beleza encantadora. Já a Padroeira, Nossa Sonhara do Rosário, é homenageada anualmente em uma festa tradicional.
UVA PARA VER E SABOREAR
Considerada a Capital da Uva Niágara, Rosário do Ivaí se destaca na produção da fruta de grão docinho. As extensas plantações, localizadas próximas às rodovias que dão acesso à cidade, agradam aos olhos e adoçam o paladar. Não deixe de ver e provar!
DICAS
ROTA DE CICLOTURISMO
Nova modalidade de turismo de aventura, a Rota de Cicloturismo do Vale da Aventura passa por Rosário do Ivaí. Além de bonitas paisagens e relevo ideal para andar de bicicleta e motocicleta, o município oferece ainda voos de parapente, rapel em cachoeiras e esportes náuticos.
NÃO DEIXE DE PROVAR A NOSSA UVA
Localizadas próximas às rodovias, as diversas colheitas de uva são paradas obrigatórias para os amantes do sabor e da beleza da fruta que trouxe fama à cidade.
FESTAS
Duas festas marcam o calendário local e atraem visitantes a Rosário do Ivaí: a mais tradicional é da Uva, realizada sempre em dezembro. No dia 7 de outubro é a vez de homenagear a Padroeira Nossa do Rosário.
LUGARES MAIS VISITADOS
Praça Municipal
Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário
Praça da Santa
PASSEIOS
Morro do Clarindo
Cartão-postal do município, o Morro do Clarindo fica bem na entrada de Rosário do Ivaí, na PR 082. Do alto da formação rochosa, a mais de mil metros acima do nível do mar, dá para ter uma bela visão panorâmica da cidade.
Ponte Molhada
Interligação com o município vizinho de Ortigueira, a Ponte Molhada, construída sobre o Rio do Peixe, tem uma praia artificial que é ideal para passeios de Jet ski. Por isso, atrai muitos turistas no verão.
Gruta 800
A Gruta 800 é a guardiã dos segredos da religiosidade da região. A combinação entre os detalhes das formações rochosas e as formas das imagens sacras resulta em um cenário singular.
COMO CHEGAR
A melhor opção para chegar a Rosário do Ivaí é de carro, pela BR 082. A cidade também é servida por duas linhas de ônibus.
ONDE FICAR
Quem visita a cidade pode escolher entre dois hotéis para se hospedar. Ambos têm acomodações simples.
GASTRONOMIA
As opções gastronômicas do município são variadas. Pratos feitos com uva são tradicionais, mas o Yakisoba vem ganhando fama graças aos eventos que promovem a iguaria.
Uma infinidade de outras receitas e sabores espera pelos visitantes em restaurantes, lanchonetes e choperias.