São Jorge do Patrocínio
ONDE A NATUREZA ENCONTRA O SEU RECANTO
São Jorge do Patrocínio é uma cidade pacata e acolhedora, no extremo Noroeste paranaense. Faz divisa com Esperança Nova, Altônia e Alto Paraíso. Margeando o Rio Paraná, é também vizinha do Mato Grosso do Sul. Com população de quase 6 mil habitantes, o município está a 698 km de Curitiba e 85 km de Umuarama.
A preservação ambiental é marca da cidade. São Jorge do Patrocínio tem o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), primeiro consórcio do Brasil a atuar em proteção ambiental. O município tem ainda três unidades de conservação: uma APA Municipal, criada em 1994; o Parque Nacional de Ilha Grande; e a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, ambas criadas em 1997.
A atividade agrícola é uma das grandes fontes de geração de renda. As principais são a produção de mandioca, café, leite, fruticultura, sericicultura e avicultura. No setor industrial, destacam-se as confecções, figurando ainda como expoentes na indústria local, o setor alimentício, metalúrgico, além de prestação de serviços.
O QUE FAZER
ECOTURISMOÀs margens dos rios Paraná e Paracaí está a Prainha do Paracaí, onde visitantes têm uma bela vista da Área de Preservação. O local é porta de entrada do Parque Nacional de Ilha Grande, importante unidade de preservação de ecossistemas, e um dos mais importantes santuários ecológicos do estado. |
|
FESTAS E LAZERA cidade acolhe os visitantes anualmente para a Festa do Peão, festividades nas comunidades rurais, além do Natal de Luz, quando a cidade é iluminada e preparada para o Natal. |
|
PRESERVAÇÃO CULTURAL E HISTÓRICACriado para abrigar o Patrimônio Histórico-Cultural da cidade, o Acervo Histórico, Bibliográfico e Digital Profª Laurides Assis de Lucena constitui importante espaço para interação, conhecimento e resgate da história sanjorgense. Tem minimuseu, retratando a vida dos pioneiros e suas atividades, biblioteca com vários volumes sobre a história do Brasil e da região, além do laboratório de informática, com acesso à internet, destinado à pesquisa e estudos. |
|
DICAS
PAISAGISMO
Vale a pena apreciar o centro da cidade, com seus canteiros floridos, praças coloridas e um belo projeto paisagístico, de forma a posicionar a cidade como referência em cuidado e zelo com o patrimônio e preservação ambiental.
CAMINHADAS
As estradas rurais e trilhas naturais, margeadas por mata nativa são ótimas opções para prática de ciclismo e caminhadas ecológicas. Além disso, o leito do Rio Paracaí é muito apreciado para a prática de canoismo em sua descida rumo ao Rio Paraná e Parque Nacional de Ilha Grande.
CURIOSIDADES
É sempre muito proveitoso o famoso “dedo de prosa” com os moradores tradicionais da cidade, de onde saem relatos interessantes sobre a formação do povoado, a vida nas comunidades nas décadas passadas e os principais acontecimentos que marcaram o desenvolvimento da região.
LUGARES MAIS VISITADOS
Prainha do Paracaí e Parque Nacional de Ilha Grande
Praça Alberto Romero
Igreja Matriz Imaculada Conceição
Estrada São Henrique (Parque Nacional)
Estádio Municipal Bento Rodrigues da Cunha
Acervo Histórico, Bibliográfico e Digital Profª Laurides Assis de Lucena
PASSEIOS
Importante marco da cidade, na área central, a principal praça do município tem grande área livre destinada a feiras e exposições. Decorada com canteiros de flores, além de um coreto para apresentações artísticas e pequenos shows, o local tem acesso ao Acervo Histórico e demais espaços.
Igreja Matriz Imaculada Conceição
Símbolo da atividade comunitária presente nos primórdios do município, a Igreja Matriz Imaculada Conceição e a praça ao seu entorno representam importante marco do trabalho associado aos pioneiros. A experiência do trabalho em mutirão na época resultou ainda na construção do primeiro Posto de Saúde e das Capelas Rurais.
Estrada São Henrique - Patrocínio
Movimentos liderados por padre Ernesto Pereira deram início ao processo de emancipação do distrito de São Jorge, que aconteceu em 22 de junho de 1981. Depois foi rebatizado São Jorge do Patrocínio, devido à estrada Patrocínio, atual Estrada São Henrique. Na via, recentemente pavimentada e principal acesso ao Rio Paraná, hoje funciona o Parque Nacional de Ilha Grande. A estrada é rota de praticantes de ciclismo e ecoturismo.
Parque Nacional de Ilha Grande
Com 78 mil hectares preservados, o Parque Nacional de Ilha Grande é considerado uma unidade de conservação. A natureza está intacta, principalmente, ao longo do último trecho do Rio Paraná. Os rios formam mais de 200 ilhas que abrigam mais de 80 espécies ameaçadas de extinção. O arquipélago de Ilha Grande é, hoje, exclusivo para a fauna, flora e, habitantes da região. A ideia é preservar as riquezas naturais do chamado “Pantanal Paranaense”.
Estádio Municipal Bento Rodrigues da Cunha
Inaugurado em 1987, o estádio é uma conquista do setor esportivo da cidade. Importantes partidas históricas e torneios regionais foram realizados no espaço e até hoje é referência na valorização do esporte e inclusão social. Abriga a Escolinha de Futebol Juventude e promove eventos esportivos e culturais.
COMO CHEGAR
A principal rodovia de acesso é a PR-323.
ONDE FICAR
São Jorge do Patrocínio não tem hotéis ou pousadas, mas, são encontrados no município vizinho, em Altônia, a 15 quilômetros de distância.
GASTRONOMIA
Na culinária local, são bastante apreciados os pratos à base de pescados (tilápia, pintado, pacu, por exemplo) devido à proximidade com Rio Paraná. Outra iguaria gastronômica local é a leitoa desossada, assada inteira e recheada com farofa, carne ou arroz tropeiro.