Sul do Paraná

TRADIÇÃO, PRODUTIVIDADE E BELEZAS NATURAIS 

As regiões turísticas do Paraná destacam toda a diversidade natural, cultural e étnica presentes em nosso estado. Definitivamente, a Região Sul do Paraná não foge à regra! 

A Região Sul do Paraná possui diversas possibilidades de turismo. O cultural e o histórico, por exemplo, apresentam ao viajante uma enorme riqueza de costumes e eventos, resgatando memórias e mantendo as tradições vivas. 

Além disso, as belezas naturais também são destaques dessa região, bem como templos religiosos e grandes festas e festivais, com comidas e bebidas regionais. Se você aprecia viagens tranquilas e inesquecíveis, chegou a hora de descobrir toda a riqueza da Região Sul do Paraná! 

 

 

 

Mapa Sul do Paraná


 

cachoeira do saltinho
Cachoeira do Saltinho - Foto: Rafael Pizzatto/Prefeitura de General Carneiro

 

O QUE FAZER

Ícone Museu

TURISMO CULTURAL E HISTÓRICO

Assim como grande parte do estado, a Região Sul do Paraná recebeu muita influência europeia, principalmente por conta da imigração ocorrida com mais intensidade a partir do século XIX. Nas cidades da região turística, encontram-se muitos descendentes de poloneses, ucranianos, italianos, alemães e outros. 

O respeito e apreço por essa herança histórica e cultural é expressado pelos moradores da Região Sul do Paraná de diversas formas, preservando costumes e tradições que um dia fizeram parte do passado, mas que ainda ressoam nos dias atuais. Em União da Vitória, por exemplo, há o Folclore Ucraniano Kalena, que realiza apresentações de danças típicas do país.

 

 
Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

O turismo voltado à religião e espiritualidade certamente é um dos destaques da região turística. São diversas igrejas, templos, grutas e estátuas que ilustram, através de muita arte e beleza, a fé que vem sendo cultivada pelos habitantes dessas cidades há gerações. 

Em Paula Freitas, existe uma relíquia exposta de São Juvêncio, Menino Mártir, doada pelo Vaticano. Em Cruz Machado, encontra-se a Capelinha do Paredão, que fica no ponto mais alto da cidade (1.114 metros acima do nível do mar) e possui grande importância para os moradores. 

 

 

Paróquia Matriz São Carlos Borromeu
Paróquia Matriz São Carlos Borromeu - Foto: Prefeitura de Paula Freitas

 

                  
ecoturismo sul do paraná

 

ECOTURISMO E AVENTURA

A exuberância da natureza!

O contato com a natureza possui papel fundamental para a preservação da fauna e flora de um local, sendo uma ótima opção para quem deseja descobrir novas paisagens, se desconectar e renovar as energias. E, na região em que se encontra o Rio Iguaçu, não vai faltar contato com muitas belezas naturais. 

São cachoeiras deslumbrantes como as de Porto Vitória, passeios de barco em União da Vitória ou rotas voltadas à aventura de Pinhão que apresentam ao turista a natureza de uma região encantadora. 

Para quem aprecia associar turismo e esporte, é possível ainda realizar o Circuito Interestadual de Cicloturismo, que atravessa diversas cidades do Sul paranaense.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

União da Vitória
União da Vitória: Cachoeira dos Pardos - Foto: ATEMA
                  
igreja ucraniana
Igreja Ucraniana Marco Cinco - Foto: Izaura Gaiovis / Prefeitura de General Carneiro

 

 

COMO CHEGAR

O acesso à Região Sul do Paraná pode ocorrer de duas formas: de carro ou de ônibus. Na estrada, as principais vias de acesso à região turística são as rodovias BR-476 e BR-153. Além destas, também é possível chegar através das ligações com a BR-280 e SC-135.

ONDE FICAR

Depois de um dia de turismo, nada melhor que descansar em um lugar aconchegante e confortável. A Região Sul do Paraná possui variadas opções de hospedagem: são hotéis, pousadas e chácaras de diversos estilos e faixas de preço. Com tanta mordomia, sua única preocupação será escolher como explorar a cidade no dia seguinte!

 

 

Garrafão
Garrafão - Foto: Prefeitura de Bituruna

 

 

GASTRONOMIA

 

Uma ótima forma de conhecer a cultura de uma região é através da culinária local. Para quem aprecia degustar comidas típicas ou regionais, o Sul do Paraná é a pedida perfeita. 

O pierogi, trazido pelos imigrantes ucranianos e poloneses, é um bom exemplo. Trata-se de uma massa recheada (geralmente com ricota ou algum tipo de linguiça) e cozida em água fervente.

Outro prato muito conhecido em algumas cidades da Região Sul do Paraná é o xixo, que é uma carne picada em pedaços pequenos, temperada e assada utilizando espeto fino.  

 

 

 

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

Antônio Olinto
Bituruna
Cruz Machado
General Carneiro
São Mateus do Sul

Paula Freitas
Paulo Frontin
Pinhão
Porto Vitória
União da Vitória

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toda essa diversidade é celebrada também em festas como a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, em Porto União. No município de Paula Freitas, há a Festa da Melancia. Em União da Vitória, a Festa Nacional da Costela. Em Bituruna, também acontecem edições da Festa da Uva. 

BEBIDAS

As bebidas certamente são um destaque do Sul paranaense. Quem aprecia um bom vinho irá amar visitar Bituruna. Conhecida como a Capital do Vinho paranaense, a maior produtora da bebida do estado conta com atrações como a Rota do Vinho, que visita as vinícolas da cidade.

Atualmente, a Região Sul do Paraná é a maior produtora de erva mate do Brasil. Destaque para os municípios Cruz Machado e São Mateus do Sul. O último é reconhecido como Indicação Geográfica, seguindo as melhores práticas de fabricação e armazenamento. 

 

 

Caixa d'água em forma de Cuia
Caixa d'água em forma de Cuia 1 - Foto: Alexandre Müller / Prefeitura de São Mateus do Sul