Bituruna

Estátua de Santa Bárbara - Foto: Prefeitura de Bituruna

 

NA TERRA DO VINHO, TODAS AS ATRAÇÕES SE HARMONIZAM

Em Bituruna, destaca-se a predominância de descendentes de imigrantes italianos, que espalharam seus costumes e sua cultura desde a época da colonização. Suas tradições ajudaram a moldar o município, que hoje é lar de diversas etnias e possui mais de 16 mil habitantes.

Por aqui, o clima é ameno, ideal para a produção de uvas, que movimenta a economia e o turismo locais com a Rota do Vinho. Outros destaques econômicos ficam por conta da transformação da madeira e agricultura, setor no qual o município vem crescendo ao longo dos anos com a produção da erva mate.

A cidade foi instalada em 1955, com a eleição do primeiro prefeito. A construção, pelos moradores, foi entre morros e em homenagem aos que ali já viviam. Bituruna é um nome originário do tupi e significa Serra Negra/Monte Negro. É uma cidade com diversos atrativos, encantos e tradição. Não deixe de conhecer.
 

Foto: Prefeitura de Bituruna

 

O QUE FAZER

VISITAR A ROTA DO VINHO

Na Rota do Vinho, os visitantes podem conhecer os parreirais e o processo de fabricação de vinhos e sucos, degustar produtos, participar de minicurso de harmonização, além de visitar um museu italiano e conhecer instrumentos que os colonizadores usaram na produção quando chegaram à região.
 

PESCA

A cidade é banhada pelas águas do Alagado Foz do Areia. No local, é permitida a pesca esportiva do dourado. Há um campeonato, realizado normalmente no segundo semestre, atraindo turistas de diversos lugares.

                  

DICAS

FESTA DO VINHO
Promovida a cada 2 anos, no Parque de Eventos, a Festa do Vinho é tradicional na região. A polenta gigante, com a metragem marcando a idade do município, é a atração principal no dia da abertura do evento, que reúne centenas de pessoas com atrações para todas as idades.

FESTA DA UVA
Realizada junto com o Rodeio Crioulo, a Festa da Uva é promovida anualmente no auge da colheita da uva (início do ano). Atrai apreciadores da fruta e de seus produtos no Parque de Eventos.

ERVA MATE
Mais recente atividade desenvolvida em Bituruna, a Festa da Erva Mate acontece a cada dois anos, intercalada com a Festa do Vinho. É uma opção de lazer com praça de alimentação, shows e atividades em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da erva mate.

GARRAFÃO GIGANTE
Tirar foto no Garrafão de vinho gigante é um dos atrativos da cidade. O monumento tem 18 metros de altura e está no trevo da PR-170, que corta diversos bairros da cidade. O garrafão é o símbolo da cultura biturunense, por ser a terra do vinho.
 

Garrafão - Foto: Prefeitura de Bituruna

​​​

LUGARES MAIS VISITADOS

Rota do Vinho
Estátua de Santa Bárbara
Trevo do Garrafão

 

 

PASSEIOS

Foto: Prefeitura de Bituruna

Praça dos Colonizadores
Construída em 1995, a Praça dos Colonizadores leva esse nome em homenagem aos povoadores de Bituruna. Nela os visitantes podem caminhar e descansar à sombra de árvores nativas como araucárias, imbuias e bracatingas.

 

Foto: Prefeitura de Bituruna

Monumentos Religiosos
O monumento em homenagem a Santa Bárbara , padroeira de Bituruna, é o maior do Paraná e a maior da santa no mundo, com 34 metros. Instalada no ponto mais alto da cidade, oferece vista privilegiada. O local recebe visitação e a capela fica aberta durante o dia.

Os devotos ainda podem conhecer outros pontos turísticos, como a estátua de Santo Antônio, o Portal São Francisco, e também o Monumento da Bíblia, que possui seis metros de altura. Ele fica na Praça Remoaldo Benazzi, onde os visitantes podem aproveitar para praticar atividades ao ar livre na academia da melhor idade.

 

Foto: Prefeitura de Bituruna

Área de Lazer da Linha Bet
Lugar de lazer para toda a família, a Área de Lazer da Linha Bet conta com restaurante, quiosques, camping, e canchas de bocha, vôlei de areia e futebol suíço. Devido ao acesso ao Alagado do Foz do Areia, são permitidos passeios de barco e esportes aquáticos no local.

 

Foto: Prefeitura de Bituruna

Área de Lazer Volta Grande
O parque da Área de Lazer Volta Grande promove um ambiente de contato com a natureza, ideal para passeios com a família e amigos. Há área de alimentação, campo de futebol, e espaço para pesca esportiva e outros esportes aquáticos.

 

Foto: Banco de Imagens

COMO CHEGAR

Para chegar a Bituruna, os acessos são pelas rodovias BR-277, PR-170 e PR-153. O município encontra-se a 320 km de Curitiba e a 240 de Pato Branco, onde fica o aeroporto mais próximo.

 

Foto: Prefeitura de Bituruna

ONDE FICAR

A rede de hotéis da cidade conta com acomodações aconchegantes e de administração familiar, que oferecem ótimas opções de preços e de café da manhã.

 

Foto: Banco de Imagens

GASTRONOMIA

Devido à colonização local, na gastronomia da cidade predominam as delícias da culinária italiana, como polenta, massas artesanais, salames e queijos, além da cuca de vinho, ótima para acompanhar o café da tarde. Também está presente à mesa dos biturunenses o churrasco assado na brasa, no melhor estilo campeiro.

 

 

GALERIA DE IMAGENS